Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Trias !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Hoje vamos escrever um pouquinho sobre Trias. Um Jogo já velhinho de estrada, lançado em 2002 comportando até 5 Jogadores e com tempo estimado de 60 minutos:


Trias é um Jogo simples quanto à mecânica, porém um pouquinho complicado quanto às estratégias, pois você precisa tomar algumas decisões importantes no Jogo e entender bem como funciona principalmente a "deriva", de forma a beneficiar o máximo possível seus "Dinossauros".




Trata-se de um Jogo onde existem um Tabuleiro hexagonado que é formado pela junção de vários Hexágonos, que possuem tipos variáveis de Terreno. Este Tabuleiro é o Continente inicial do Jogo, onde encontra o "Polo Sul" (Hexágono central). No início da partida, lembrará muito Survive: Escape from Atlantis, porém as mecânicas são diferenciadas, pois em Trias, os Hexágonos vão se afastando do "Polo Sul".

Os Terrenos dos Hexágonos estão diretamente associados às Cartas que os Jogadores tem às mãos durante a partida, pois algumas Ações que os Jogadores irão fazer com seus Dinossauros, dependem da combinação de Cartas/Hexágonos.




Nas sua Ação, o Jogador deverá descartar 1 Carta que está na sua mão ou a Carta superior da Pilha de  Compra e escolher 1 Hexágono que combina com a Carta escolhida. Este Hexágono deverá se afastar do "Polo Sul", que nada mais é que o centro do Tabuleiro. Poderá ocorrer, que neste afastamento do "Polo Sul", novos Continentes sejam formados.

Repare, que o Hexágono não é eliminado do Jogo, mas deverá se movimentar, se afastando de um local central. Esta informação é extremamente importante, pois tudo que estará planejando depende de como estão posicionados os Hexágonos durante a partida. A movimentação dos Hexágonos vão acabar por criar "buracos" e também outros Continentes e esta é a parte central do Jogo, pois uma vez que um Hexágono sai do seu espaço, todos os Dinossauros que estão sobre ele, permanecem no Local daquele Hexagono retirado, ou seja, caem na água. O contrário pode ocorrer de um Hexágono ocupar um espaço onde se encontram Dinossauros nadando e, neste caso, são colocados sobre este Hexágono. A este movimento dos Hexágonos, no Jogo dá-se o nome de "Deriva".




Esta Ação de "Deriva" é sempre obrigatória e logo após executar esta Ação, o Jogador poderá executar Ações gastando até 4 "Pontos de Ação". "Pontos de Ação" servem apenas para dar uma ordem no que o Jogador já fez, pois cada uma das 4 Ações disponíveis gastam um determinado número de "Pontos de Ação".

São estas as Opções:

- Derivar: Segue a mesma Regra da Ação obrigatória de "Deriva" já descrita, porém esta Ação gasta 3 dos 4 "Pontos de Ação".

- Movimentar: Você pode movimentar qualquer quantidade de Dinossauros que se encontram em um Hexágono, para qualquer Hexágono adjacente, gastando 1 "Ponto de Ação" por "Manada". Entende-se por "Manada", qualquer quantidade de Dinossauros.

- Resgatar: Até 3 Dinossauros que se encontram na água, poderão se movimentar para qualquer Hexágono que esteja adjacente ao espaço que ocupa. Para cada Conjunto de até 3 Dinossauros, o Jogador gasta 1 "Ponto de Ação".

- Reproduzir: Manadas que se encontram em 1 Hexágono poderão se reproduzir, gastando para isso 1 "Ponto de Ação". Aqui existe uma Regra estranha, pois se você tiver apenas 1 Dinossauro em algum Hexágono, este é considerado "Manada" também e poderá se reproduzir.




Existe uma limitação de quantidade de Dinossauros em cada Hexágono, pois cada Tipo de Terreno comporta uma quantidade máxima de Dinossauros, sendo que o Movimento não é permitido sobre este Hexágono, caso o número máximo de Dinossauros já esteja presente. O mesmo pode ocorrer ao Resgatar Dinossauro e o Hexágono para qual eles forem enviados já estiver com sua quantidade máxima.




Sobre a Pontuação do Jogo:

Existem 2 maneiras de Pontuar em Trias:

- Cada vez que um Continente é dividido em 2 (Ou mais) novos Continentes graças à "Deriva"

- No final da partida, quando todos os Continentes" são pontuados excetuando-se o Continente onde encontra-se o "Polo Sul".

Existe Pontuações com valores específicos, que não iremos colocar aqui, mas que seguem as 2 Regras de Pontuação descritas.




O que achamos do Jogo:

Trias, pelo tamanho que é, possui Regras até que em boa quantidade. Uma vez que você jogar 1 ou 2 partidas, compreende-se rapidinho como tudo funciona. Há necessidade de um resumo da Pontuação e também das Ações disponíveis aos Jogadores. Desta forma deixará de ficar consultando o Manual do Jogo constantemente.

Trias é um Jogo muito bom de Controle de Área, pois precisará saber para onde Movimentar seus Dinossauros, além de escolher muito bem qual Hexágono fará a "Deriva", pois é nesta Ação que você pode facilitar ou complicar a vida dos Dinossauros dos Jogadores.




É um Jogo que seria simples caso não tivesse vários meios de Pontuar. A criação de novos Continentes durante praticamente toda a partida, vai mudando constantemente a situação onde se encontram seus Dinossauros e é preciso ir se adaptando às mudanças.

Estar atentos também a quantidade máxima de cada Terreno é obrigatória, pois dependendo de como anda sua situação, você não terá muita coisa a fazer com alguma Manada específica.

Pelo que é, Trias tem uma boa quantidade de Estratégia, com poucos Componentes, Regras até que razoáveis e pelo tempo de Jogo, que é relativamente rápido.







Nenhum comentário: