Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Carcassonne: Hunters and Gatherers !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Hoje vamos falar um pouquinho sobre outra Versão do Jogo Carcassonne e desta vez será Carcassonne: Hunters and Gatherers:


Esta Versão do Jogo Carcassonne realmente não acrescenta algo que vá revolucionar o Jogo original, pois continua com sua estrutura básica e acrescenta novas formas de pontuação somente.




A mudança do Tema talvez seja o mais interessante, pois se dá de forma bem significativa já que as Estradas foram substituidas pelos Rios, as Cidades foram substituidas pelas Florestas e os Fazendeiros foram substituidos pelos Caçadores.




Como a mecânica do Jogo já é bem conhecida por todos aqueles que vem acompanhando as Postagens aqui no Blog de uma Série de Jogos Carcassonne, vamos dar um destaque apenas às mudanças principais que ocorreram nesta Versão, que é realmente o que interessa:

- Os Rios marcam 1 Ponto por Tile, da mesma forma que o Jogo original, porém os Rios são fechados por Lagoas que contêm um número de Peixes que entram na pontuação deste Rio. Desta forma, se houver, por exemplo, 4 Tiles de Rios + 2 Tiles de Lagoa com 2 Peixes e 1 Peixe respectivamente, o Jogador pontuará 4 + 2 + 1 totalizando 7 Pontos.




- Além dos Meeples tradicionais, cada Jogador possui também 2 Cabanas, que poderão ser colocadas nas Lagoas. Estas Cabanas, no final da partida, darão Pontos extras conforme o número de Peixes existentes na Lagoa que foi colocada. Uma vez colocada em alguma Lagoa, esta Cabana deverá permanecer até o final da partida.

- Nas Florestas, existem desenhos de Pepitas de Ouro e caso o Jogador complete a Floresta, poderá pegar 1 Tile de Bônus independente do número de Pepitas de  Ouro e colocar em Jogo normalmente. Com isso, ganha-se mais uma Ação à sua vez e, se houver complemento de Florestas ou Rios, poderá pontuar normalmente, bem como colocar Meeple ou Cabana como se fosse uma Rodada normal.




- Os Meeples poderão ser colocados nos "Campos", assim como no Jogo original, mas estes "Campos" possuem desenhos de vários Animais, incluindo aqui Tigres. No final da partida, o Jogador com Meeple em algum "Campo" ganhará 2 Pontos por Animais, porém deverá ficar atentos aos Tigres, pois se ele fizer parte deste "Campo" a ser pontuado, deverá ser descontado 2 Pontos por Tigre.

- As Regras de Pontuação ao completar Florestas seguem as do Jogo básico, já que darão 2 Pontos por Tile.

De certa forma, Carcassonne: Hunters and Gatherers não acrescenta grande coisa ao Jogo básico, restringindo-se às mudanças quanto ao Tema e utilização de Tiles Bônus, já que as demais pontuações seguem o padrão já conhecido.




Talvez a aquisição seja interessante para quem gosta da Série do Jogo e quer ter várias Versões, mas realmente não vemos muita necessidade da aquição.

Não há muita coisa diferente do Jogo original...









Nenhum comentário: