Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

New World: A Carcassonne Game !



Já estamos para finalizar a Série de Jogos Carcassonne  que estamos postando aqui no Blog e desta vez escreveremos um pouquinho sobre New World: A Carcassonne Game:


Para quem está acompanhando a série de Postagens que estamos fazendo sobre as Versões do Jogo Carcassonne, já percebeu que excetuando-se um ou outro, todos seguem o padrão do Jogo original.

Algumas versões são melhores que o Jogo original e outras não acrescentam muita coisa realmente, dando a impressão que a Editora fez apenas para ganhar mais um pouquinho ou tentar levar mais Jogadores para esse mundo Carcassonne.




New World: A Carcassonne Game é umas destas Versões que não acrescentam muitas coisas, além de mudar o Tema e estabelecer algumas Regras diferentes.

Existe uma mudança principal no início da partida, pois uma Placa inicial é colocada na mesa e o Jogo todo se desenvolve à partir desta Placa. Com isso, diferentemente do Jogo original, os Tiles não são colocados aleatoriamente (Geralmente a partir do Centro), mas sempre buscam  o Oeste. Existem nesta Placa vários Pontos de Partida para que os Tiles sejam colocados. Outra característica desta Placa inicial é que nela já está o Marcador de Pontuação do Jogo. Quiseram aqui colocar um Tema que se baseia vagamente na expansão das 13 Colonias originais dos Estados Unidos.




Quanto às Regras em sí, não diferem muito do que já conhecemos, sendo que devemos colocar um Tile no Jogo e optar por colocar um Meeple nas Estradas, Cidades ou Florestas. Em algumas Cidades, existem desenhos de Bandeiras que dão Bônus aos Jogadores quando houver Pontuação. Já nas Estradas, existe desenho de uma Casinha, que dobra a Pontuação quando a Estrada é completada. 

Já as Florestas é onde os Caçadores se reunem para pegar Animais e aqui existe uma mudança significativa quando comparado ao Jogo original. Ao colocar um Meeple na Floresta, esta passa a ser sua até o final da partida, impedindo que outro Meeple de outro Jogador faça parte dela. O Jogador com Meeple na Floresta ganhará Pontos conforme o número de animais existentes nela.




Mas a principal mudança que ocorre em New World: A Carcassonne Game é a introdução dos Topógrafos, que são um par de Meeples na cor Branca e que agem independente dos Meeples dos Jogadores, sendo controlados por qualquer Jogador. É este Topógrafo que realmente difere esta Versão do Jogo original.

As Regras para o Topógrafo é que toda vez que uma Cidade, Estrada ou Floresta é pontuada, 1 dos Topógrafos anda 1 espaço para o Oeste, Meeples que estão nas Estradas e Cidades que estão ao Leste de algum Topógrafo são retirados do Jogo e devolvidos aos seus respectivos Jogadores, que poderão utilizá-los novamente na partida. Reparem que o Caçador (Meeples que se encontram nas Florestas não são removidos). Entende-se aqui Leste, como os Meeples que se encontram entre a Placa inicial e os Topógrafos.




A inclusão dos Topógrafos no Jogo faz com que a Estratégia dos Jogadores girem em torno dele, pois diferentemente do Jogo original, em New World: A Carcassonne Game os Jogadores não podem ficar deixando muito tempo seus Meeples em Jogo, buscando com isso a colocação de mais Tiles em busca de mais Pontos, pois corre-se o risco de ser retirado do espaço devido ao movimento dos Topógrafos.

Outra característica interessante é que se algum Meeple tiver na mesma "coluna" onde encontra-se um dos Topógrafos, ao Pontuar, será acrescido de 4 Pontos, independende se está na Estrada, Cidade ou Floresta. Com isso, cria-se mais uma possibilidade de ganhar Pontos preciosos, porém torna-se muito arriscado fazer isso, pois se a Pontuação não ocorrer e o Topógrafo que se encontra na mesma "Coluna" se mover para Oeste, este Meeple volta para o Jogador.

Se houver 2 Topografos na mesma "coluna" não existe a remoção dos Meeples que estão à Leste deles.




O mais interessante dos Topógrafos é que, embora seja realmente o Personagem que muda o Jogo, é justamente ele que faz com que os Jogadores gostem ou não desta Versão, pois muitos consideram que, como os Topógrafos são controlados por qualquer Jogador, o Jogo se torna um pouquinho mais caótico, sem muito controle.

O que achamos do Jogo ?

Como podem reparar, excetuando-se a inclusão dos Topógrafos no Jogo, esta Versão continua com a mesma estrutura central da Série Carcassonne.

A grande mudança ocorre no movimento dos Topógrafos, pois sendo controlado por todos os Jogadores, acaba interferindo na estratégia de cada um.

O que achamos estranho é que os Meeples colocados nas Florestas não são afetados pelos Topógrafos. Desta forma é um bom meio de proteção e também do acúmulo de Pontos, pois nenhum outro Meeple poderá ser colocado alí.




A Regra que diz que se algum Meeple estiver em algum local e na mesma "coluna" onde encontra os Topógrafos, este Meeple ganha um Bônus de 4 Pontos. Isso pode gerar uma disputa interessante pelos locais que podem se encontrar os Topógrafos.

De forma geral New World: A Carcassonne Game é interessante, desde que não tenha ainda qualquer outro Jogo da Série e achamos um pouquinho mais elaborado que o Jogo original. Inclusive, não sei porque não foi feito uma Expansão para o Jogo original, que praticamente daria o mesmo resultado final, sem precisar lançá-lo como um novo Jogo da Série.

Interessante, diria, porém, sem realmente a necessidade de comprá-lo !

Nenhum comentário: