Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Battle Sheep !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeelk !

Jogos abstratos não são muito bem aceitos por parte dos Jogadores, pois existe a falta de um Tema realmente interessante e ainda por cima, em sua maioria, possuem Componentes que realmente agradam somente quem gosta do Jogo. Aliado a isso, geralmente Jogos abstratos tem uma dose forte de Raciocínio Lógico ou Matemático e daí esta aversão por parte de muitos.

Mas se queremos atingir um Público infantil, temos que dar um jeito de colocar algum Tema que agrade este Público e quebre esta barreira do "não quero jogar" apenas ao olhar para o Jogo.




Battle Sheep creio que conseguiu fazer isso, pois trata-se de um Jogo puramente abstrato, com um Tema de Ovelhas colocado de forma a chamar a atenção à primeira vista:


Lançado em 2010 e comportando até 4 Jogadores, com idade recomendada de 7, Battle Sheep possui algumas vantagens por ser bonitinho demais, porém esconde um Jogo realmente complicadinho para a idade.

Sua comparação com Hey ! That's my Fish !:

Hey ! That's my Fish ! já é um Jogo bem mais conhecido de todos e creio que só de ouvir o nome, você já imagina um bando de Pinguinzinhos loucos de fome e um Tabuleiro hexagonado com Peixinhos desenhados sobre eles.

Neste Jogo, cada Pinguim se movimenta em qualquer direção e quando sai de algum Hexágono, o Jogador o retira do Tabuleiro. No final da partida, conta-se quantos Peixes os Jogadores possuem em todos os Hexágonos que retirou do Tabuleiro e aquele que tiver mais Peixes vence a partida.




Existe em Hey ! That's my Fish! um componente interessante que é o "bloqueio" dos Pinguins adversários. Isso ocorre pela presença do próprio Pinguim em algum Hexágono ou pelos "buracos" que são formados quando da retirada destes Hexágonos pelos Jogadores.

Já em Battle Sheep a semelhança é muito grande, pois cada Jogador terá que distribuir Fichas com suas Ovelhas desenhadas sobre ela na maior quantidade de Hexágonos possível, sendo o vencedor, o Jogador que mais Fichas de Ovelhas tiver no Tabuleiro no final da partida.

O "bloqueio" citado acima, também ocorre em Battle Sheep, pois você começa com todas suas  Fichas de Ovelha em um determinado Hexágono e poderá ir "quebrando" estas Pilhas de Fichas ao longo da partida.




Poderá escolher quantas Fichas deixará no local e quantas Fichas poderá se mover quantos espaços quiser até um outro Hexágono.

O Jogo todo é sempre esta mecânica, sendo que você escolhe uma Pilha qualquer de Fichas de Ovelhas, pega a quantidade que quiser de Fichas, deixando ou não Fichas no local e as que escolheu anda pelo Tabuleiro e posicionando-as em um novo hexágono.

O "bloqueio" aqui se dá da mesma forma que Hey ! That's my Fish ! pois você não pode pular nenhuma Ficha de Ovelha já existente nos Hexágonos, mesmo que seja sua.

Esta semelhança dos 2 Jogos é tão claro que não tem como não compará-los !




O Tema escolhido em Battle Sheep busca atingir o público a que foi destinado e não tem como olhar para o Jogo e não querer jogá-lo, mesmo que seja só pra ver como funciona.

Jogos lógicos e Abstratos são uma boa forma de colocar a "cabeça para funcionar", mesmo que você não entre literalmente dentro do Tema do Jogo, pois exige que você preste muita atenção de como estão distribuidas as peças no Tabuleiro e procurar tirar o máximo de proveito deste posicionamento.

Já tivemos várias experiências com Hey ! That's my Fish ! envolvendo Crianças e Adultos e observamos em alguns casos "falta de atenção" do que está ocorrendo na partida.




Observar as possibilidade futuras é interessante, desde que você tenha uma boa noção de como sua Ação poderá interferir na jogada dos adversários e como poderá tirar proveito das jogadas dos adversários em seu benefício. 

Com isso, tanto Battle Sheep quanto Hey ! That's my Fish ! possuem um grau de estratégia bem elevado até, pelo que realmente mostra o Jogo, com Peixinhos, Pinguinzinhos e agora Ovelhinhas.

Battle Sheep é muito mais atraente que Damas ou Xadrez e é aqui onde fica claro que o jogo ficou brilhantemente certo como Jogo em sí, mas tragicamente errado como Marketing, pois Battle Sheep deixa bem claro nos seus Componentes e Caixa do Jogo, que se trata de um Jogo para Crianças !




Porém, para vocês que estão lendo esta postagem, não se deixem enganar, pois Battle Sheep é um Jogo que exige um Raciocínio lógico com um grau até elevado, escondido em Ovelhinhas bonitinhas pintadas em Fichas.

O Jogo é Tático, pois precisará se conformar às mudanças do Tabuleiro sempre que algum Jogador realizar sua Ação e como os Tiles do terreno que fazem parte do Jogo são colocados aleatoriamente no início da partida, existe sempre uma partida diferente a ser realizada.

Existe no Jogo, algo crucial que deverá ser levado em consideração, pois se você tiver uma Pilha de Fichas de Ovelhas com uma quantidade razoável e esta pilha ficar "travada", perderá a oportunidade de "quebrá-la" e distribuí-las para mais Hexágonos.




Battle Sheep é muito interessante como Jogo, pois embora seja destinado à Crianças, consegue também atingir um público mais Adulto e mais exigente de Jogos com complexidade Média e Alta. Mas classificaria como complexidade Média apenas, porém, se o nível dos Jogadores estiverem próximos, a disputa por espaços faz este Jogo se tornar muito apertado, com resultados finais sendo definidos somente nas últimas rodadas.

Existe um inconveniente apenas, pois o Jogo exige que você saiba observar como está a distribuição de Fichas de Ovelhas pelo Tabuleiro e tentar prever para onde as coisas devem caminhar. Em uma partida para 4 Jogadores, o "aperto" citado é ainda maior, pois os espaços vão desaparecendo mais rapidamente do que realmente você queria. Isso obriga a você fazer um Jogo de distribuição de Fichas de Ovelhas, principalmente no início da partida, bem mais ampla, de forma a ter oportunidade de mais jogadas do meio para o fim do Jogo.




Battle Sheep realmente é interessante e mesmo que você tenha Hey ! That's my Fish ! ainda sim vale sua aquisição !



Nenhum comentário: