Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Carcassonne: Wheel of Fortune !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

E aqui colocamos algumas palavras de mais um Jogo da Série Carcassonne que estamos postando aqui no Blog e desta vez o Jogo escolhido foi Carcassonne: Wheel of Fortune:


Carcassonne: Wheel of Fortune não acrescenta muita coisa diferente do Jogo original, excetuando-se uma Roda central, que também funciona como Tile inicial. Inclusive a Arte é idêntica ao Jogo original, que poderia ser confundida quando misturadas as 2 Versões, porém, existe uma pequena "Marca D'água" simbolizando a Roda em todos os Tiles desta Edição.




Este Tile inicial da Roda central é bem grande e ocupa um espaço quadrado de 16 Tiles e deverá ser colocado um "Porquinho" no espaço "Fortune" da Roda.  Realmente não sei porque decidiram escolher o "Porquinho", pois qualquer outro marcador funcionaria exatamente da mesma forma.




Feito este "Setup inicial", o Jogo funciona exatamente da mesma forma que o Jogo Carcassonne original , inclusive com a mesma pontuação, porém, existe uma pequena mudança nos Tiles, pois além da "Marca D'água" existente, alguns Tiles possuem uma marcação de uma Pequena Roda com um número no centro desta Roda. Não são todos os Tiles que possuem esta marcação, mas quando um destes Tiles é colocado em Jogo, movimenta o "Porquinho" no sentido horário, um número de espaços indicados pela informação do Tile. Por exemplo: Tile foi colocado e possui informação 2. Isso indica que o "Porquinho" deverá andar 2 espaços no sentido horário dentro das Roda central.




Quando o "Porquinho" se movimenta na Roda central e para em algum espaço, quem tiver Meeples neste espaço, deverá executar a Ação descrita neste espaço e ser retirado deste espaço, voltando para o Jogador, que poderá utilizá-lo novamente durante a partida.

Para colocar um Meeple na Roda central, seguirá as mesmas Regras do Jogo original, já que sempre que colocar um Tile em Jogo, poderá ou não colocar um Meeple sobre este Tile ou, no caso, escolher não colocar o Meeple no Tile colocado, mas colocar em qualquer espaço na Roda central.

Existem 6 espaços disponíveis na Roda central:

- Fortuna: Dá ao Jogador que tiver Meeple neste espaço, 3 Pontos.

- Imposto: Dá ao Jogador 1 Ponto por cada Meeple que tiver na Cidade (Incompleta) + 1 Ponto adicional por Flâmula que houver na Cidade.

- Fome: Dá ao Jogador 1 Ponto por cada Meeple que estiver no Campo e que tenha pelo menos 1 Cidade completa.

- Tempestade: Dá ao Jogador 1 Ponto por cada Meeple que ainda não tiver sido utilizado (Que ainda não foram colocados em Jogo)

- Inquisição: Dá ao Jogador 2 Pontos por cada Meeple colocado na Igreja (Incompleta)

- Praga: Cada Jogador deverá retirar 1 Meeple que esteja em Jogo e poderá utilizar este Meeple novamente durante a partida. 




Para quem já conhece o Carcassonne, percebe que não temos muitas mudanças e a inclusão desta Roda central realmente não acrescenta grande coisa ao Jogo original.

Talvez tivessem feito isso por tentarem dar um "up" ao Jogo original, mas acreditamos que seja realmente interessante somente para aqueles que ainda não possuem o Jogo.




Quanto à inclusão da Roda central, podemos dizer que existe uma certa dose de sorte acrescentada ao Jogo, pois o movimento do "Porquinho" dependerá dos Tiles que são colocados aleatoriamente.

Talvez se houvesse uma opção de escolha de sentido (Horário ou Anti-horário) seria realmente algo interessante, pois os Meeples colocados na Roda realmente dão Pontos extras aos Jogadores. Apenas 1 opção retira Meeple dos Jogadores do Tabuleiro, devolvendo ao Estoque comum do Jogador. Uma opção de escolha no sentido do movimento do "Porquinho" poderia amenizar um pouco a sorte envolvida, pois poderia haver oportunidade do benefício ou não a determinados Jogadores com Meeples na Roda central.




Recomendamos Carcassonne: Wheel of Fortune somente para aqueles que ainda não possuem o Jogo original, pois se já tiver, pouca coisa será acrescentada !





Nenhum comentário: