Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

My first Carcassonne !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Antes de mais nada, este é um Jogo para Crianças ! Se você procura algo mais sólido, decididamente esta não é a postagem.

Temos colocado aqui no Blog do Clube do Tabuleiro de Campinas, várias Versões do Jogo Carcassonne e hoje vamos falar um pouquinho sobre My first Carcassonne:


Como este Jogo é dedicado às Crianças, temos algumas mudanças que foram feitas para elas, que tornam o Jogo mais fácil, porém sem tirar a estrutura básica do Carcassonne original.


Diferença do tamanho dos Tiles comparado ao Jogo original

Uma destas mudanças são os tamanhos dos Tiles, que são maiores dos outros jogos da Série, além de serem também muito coloridos e com uma espessura um pouco maior.

Cada jogador possui 8 Meeples que também são maiores dos habituais e cada Jogador tem como objetivo, ser o primeiro a colocar todos os 8 Meeples no Tabuleiro modular que é formado com as colocações dos Tiles.


Diferença do tamanho dos Meeples comparado ao Jogo original

Uma característica interessante é que, diferentemente das Versões já conhecidas, todos os Tiles possuem possibilidades de serem colocados ao lado de outro, já que sempre dará esta oportunidade.

Existe uma pequena mudança na mecânica do Jogo, pois nos Tiles existem estradas e também desenhos de Crianças, que coincidem com as cores dos Meeples dos Jogadores. 




Toda vez que uma estrada é fechada, os Jogadores que possuem crianças nos Tiles desta estrada, podem colocar Meeples correspondentes às Crianças desenhadas. Por exemplo: Se existe uma estrada fechada  com desenhos de 1 Criança Verde e 1 Criança Vermelha, estes Jogadores poderão colocar 1 Meeple correspondente nesta estrada. Pode ocorrer de não ter desenho de Crianças na estrada que foi concluida.




De certa forma é um Jogo simples ! E para o público que foi criado, atinge bem seu objetivo.

Para aqueles que tem Crianças em casa, My first Carcassonne é uma boa aquisição, pois embora as Regras estejam bem claras, ainda é possível fazer algumas boas variações, que torna o Jogo mais interessante.

Uma delas é torná-lo Cooperativo, já os Jogadores poderão tentar colocar todos os Meeples de todos os Jogadores no Tabuleiro, antes que os Tiles terminem. Desta forma, será preciso que exista muita conversa de onde deverá ser colocado o Tile, de forma a beneficiar a maior quantidade de Jogadores possível.




Outra variação deste Jogo, seria tentar fazer a maior estrada possível, sem interrupções, embora neste caso exista uma dificuldade bem maior, principalmente para Crianças menores.

My first Carcassonne não possui realmente estratégia alguma, pois a única decisão a fazer é escolher um bom local de onde colocar o Tile de forma a se beneficiar, mas ainda considero bem interessante para as Crianças.




Não vamos compará-lo com os demais pois este Jogo tem seu público específico e para aquilo que foi criado cumpriu bem o seu papel !

Nenhum comentário: