Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Carcassonne: Ark of the Covenant !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek e análise feita à partir de uma Review da página do Jogo.

Carcassonne: Ark of the Covenant (Arca da Aliança) é mais uma das variações do já conhecido Carcassonne, mas desta vez estaremos com outro Tema, já que estaremos agora em Jerusalém.


Assim como seu antecessor, Carcassonne: Ark of the Covenant não muda muito seus Tiles já conhecidos e tradicionais, porém com uma Arte mais voltada para o terreno de Terra seca e Árida.

Para quem leu a análise que fizemos do Jogo Carcassonne:  Gold Rush, perceberá que a diferença de cores entre estas 2 Versões não são realmente muito grande:





Mas o que muda realmente no jogo ?

Em Carcassonne: Ark of the Covenant existem mudanças até que bem significativas quanto à Versão original, pois aqui temos os Templos ao invés dos Claustros, porém eles pontuam de forma bem diferente, pois você não coloca o Meeple diretamente nos Templos, mas em uma das 4 estradas que chegam nos Templos e a pontuação é feita somente quando todos os 4 lados que cercam o Templo são concluidos. O jogador com maior quantidade de Meeples que cercam o Templo ganha 7 Pontos e no final da partida, se algum Templo estiver incompleto, o Jogador com mais Meeples ganha 3 Pontos adicionais.




Outra adição interessante são os Oásis (Lembrem-se que estamos em uma região "desértica") que se encontram nas estradas e toda vez que uma estrada é completada, o Jogador ganha 1 Ponto adicional por Oásis existente. Neste ponto as estradas tornam-se bem poderosas, porém sem torná-las equivalentes às Cidades.

Já os Campos podem conter Ovelhas e Lobos e como no Jogo original são Pontuados somente no final da partida, porém é preciso tomar cuidado, pois Ovelhas dão +2 Pontos Ao jogador que tiver Meeples em algum Campo, mas se houver Lobo, este vai tirar -2 Pontos. É preciso então estar atentos à estas condições de pontuação.




Existe 1 Meeple gigante que diferencia-se dos demais e este Meeple, uma vêz colocado na Cidade, quando esta é pontuada , simplesmente dobra a pontuação. Porém, uma vez utilizado, este Meeple gigante sai do Jogo, o que faz com que os Jogadores tenham que tomar uma decisão de quando e onde utilizá-lo.




Como o próprio nome do Jogo diz, uma vez que a primeira Cidade é terminada, a Arca da Aliança é colocada lá. À sua vez, o jogador, ao invés de colocar um Meeple, pode mover esta Arca pelo caminho até um total de 5 Tiles. Se neste caminho houver algum Meeple, o Jogador dono receberá 1 Ponto. Com isso é possível conseguir vários Pontos extras durante a partida. A Arca da Aliança, necessariamente não precisa parar no Tile onde se encontra o Meeple para pontuá-lo. Basta passar por ele que a pontuação é feita.




Quanto aos Componentes, a maior mudança refere-se a Arte dos Tiles, que sai do Verde e colorido do Jogo original e passa para algo mais Seco e apagado, pois o tom Marrom amarelado deixa a mesa menos colorida. Os Templos são realmente diferentes das Cidades que torna bem visíveis quando o Jogo está em andamento.




De uma forma geral Carcassonne: Ark of the Covenant é uma mistura de várias outras Versões do Carcassonne e podemos destacar algumas características:

- A Pontuação dos Campos é muito mais fácil

- O Jogo possui um Tema mais religioso, que pode afetar alguns Jogadores

- Segue o Padrão clássico do Carcassonne

- A movimento da Arca em sí é uma idéia interessante, pois acaba criando mais uma possibilidade de Pontuação 

- A Pontuação dos Templos, são bem mais complicadas de se conseguir, pois a disputa sempre é grande por lá.

Para aqueles que gostam do Carcassonne, esta variação é bem interessante, porém ainda considero menos interessante que Carcassonne: Gold Rush, que fizemos na postagem anterior aqui no Blog.

Aqui temos um Vídeo do Jogo:




Taí mais uma dica !




Nenhum comentário: