Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !
Hoje vamos escrever um pouquinho sobre um Jogo fácil, rápido e muito legal, comportanto até 5 Jogadores e com tempo estimado de 30 minutos: Quixx
!
Quixx foi lançado em 2012 e seu autor é Steffen Benndorf. O Jogo possui o mínimo de componentes, mas tem uma diversão
garantida. É composto por 2 Dados D6 brancos e 1 Dado D6 nas cores Vermelho, Amarelo, Azul e Verde. Possui também um Bloco que é o “Tabuleiro” onde serão
marcadas as escolhas do jogador.
Quanto ao Bloco, temos uma ressalva, pois uma vez que ele acabar, terá que providenciar outro. Por aqui, simplesmente fizemos 5 Tabuleiros e colocamos Contact frente e Verso. Para fazer as marcações, utilizamos quadrados de Eva 2mm nas cores Preto e Vermelho. Com isso, sempre teremos possibilidade de jogá-lo.
Como se joga ?
O objetivo dos jogadores é obter a maior quantidade possível
de marcações em todas as 4 cores. Para isso, o jogador Rola todos os Dados e
poderá fazer 1 das seguintes escolhas:
– Somar os valores dos 2 Dados Brancos e marcar em qualquer
cor.
– Escolher 1 Dado Branco e somar com qualquer outro Dado
colorido e marcar na cor em que foi escolhido o Dado colorido.
Feito isso, todos os demais Jogadores, se quiserem, poderão
marcar somente a soma dos 2 Dados Brancos em seus respectivos Tabuleiros.
Quem vence a partida ?
O Jogo termina quando 2 Cores estiverem “bloqueadas”. Para
“bloquear” uma determinada Cor, é preciso que o jogador que vai executar esta
ação, tenha pelo menos 5 marcadores na respectiva Cor.
Outra regra de término da partida, é quando algum jogador
recebe sua 4ª penalização. A penalização ocorre quando o jogador ativo rola os
Dados e não consegue fazer nenhuma marcação.
Feito isso, no próprio “Tabuleiro” do jogo, existe uma
marcação de quantos pontos o jogador ganha em cada Cor, que dependerá do número
de marcações para cada uma delas.
Soma-se a Pontuação de cada Cor e desconta-se 5 pontos por
penalização (Máximo de 20). Quem tiver o maior valor, vence a partida.
O que achamos do jogo ?
Quixx encontra-se naquele grupo de jogos extremamente
simples, com regras bem fáceis, mas que possui um alto grau de diversão.
Os problemas que existem no jogo, é que uma vez que você
marcou em alguma cor, não poderá fazer nenhuma marcação menor do que a já
existente. Por exemplo, se o jogador marca 7 Vermelho, não poderá mais
fazer marcações de 2 a 6 no Vermelho.
Existem no Tabuleiro, marcações crescentes (2 a 12 nas cores Vermelho e Amarelo) e decrescentes (12 a 2 nas cores Verde e Azul).
Para “bloquear” uma determinada Cor, é necessário tirar
valores específicos: 12 para Vermelho e Amarelo e 2 para Verde e Azul, desde que tenha, ao menos, 5 Marcadores na Cor que irá bloquear.
As escolhas das marcações que você irá fazer são cruciais
para você não receber penalizações. Isso faz com que você pense muito bem se
vai utilizar alguns valores ou não.
Geralmente, marcações feitas à esquerda do “Tabuleiro” são
bem interessantes, pois você fica com muitas opções de escolhas, porém, como
existe a sorte nos Dados e também a incerteza se alguém vai ou não “bloquear”
alguma Cor, é preciso decidir bem o que vai fazer e observar como se encontra as marcações nos Tabuleiros dos outros Jogadores.
Uma crítica quanto ao jogo original é que o “Tabuleiro” do Jogo é composto por um Bloco com uma centena de folhas. Para jogador,
distribui-se 1 caneta e 1 folha. O fato de você fazer as marcações no Tabuleiro utilizando Caneta, significa que uma vez utilizada, aquela Folha é descartada, portanto, se jogar muitas vezes, acabará com o Bloco rapidinho, tendo que procurar meios de adquirí-lo em algum lugar.
Desta forma, sugerimos que alguém que tenha o Jogo original,
que dê um jeito de fazer uma “laminação” em algumas folhas e entregue uma
caneta que possa ser apagada por exemplo, com álcool. Com isso, você não gasta
rapidamente o bloco. Outra opção é simplesmente entregar 1 Folha para cada Jogador e Marcadores que podem ser desde Feijão ou Milho, Cubos de madeira ou qualquer outro material.
O Jogo é muito simples e geralmente quem Joga 1 partida, quer jogar mais vezes. Por aqui, houve muito boa aceitação por parte de todos os tipos de público.
Quixx, por ser leve, é um Jogo que pode ocupar espaços entre outros Jogos mais complexos, principalmente pela facilidade de explicação das Regras e pelo tempo, que realmente é bem rápido.
Como fizemos nossa Versão Caseira ?
Fizemos uma Versão Caseira do Jogo, imprimindo 5 folhas do
Tabuleiro em Papel Gramatura180g, colocamos Contact Frente e Verso e para as marcações, recortamos
Eva2mm (1x1cm) nas Cores Preta (Marcadores) e Vermelha (Penalização).
Para os Dados, não tinhamos as cores necessárias para o Jogo, então utilizamos uma lateral do Tabuleiro para fazer uma referência de
qual cor significava cada Dado. Para aqueles que já possuirem Dados nas cores,
não há necessidade disso.
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