Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Montage ! Por que você não jogaria isso ?



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Procuramos aqui no Blog, sempre escrever sobre alguns Jogos que fogem do padrão. Isso não é uma Regra geral, mas se fizerem uma pesquisa por aqui, encontrarão Jogos bem estranhos, mas que possuem sua finalidade como Jogo, propriamente dito.

E nestes quase 10 Anos de Blog e muitos Jogos à mesa, percebemos que 2 Categorias afastam os Jogadores de forma bem nítida: Jogos Matemáticos e Jogos de Palavras.




Nestes últimos anos, Jogos te Palavras tem aparecido muito na Mídia Lúdica, principalmente pelo advento do Concept https://boardgamegeek.com/boardgame/147151/concept  e Codenames https://boardgamegeek.com/boardgame/178900/codenames , onde existe a utilização da Palavra e sua relevância direta quanto ao resultado final das partidas.

Podemos citar também o já conhecido "Jogo de Palavras" ou Scrabble  https://boardgamegeek.com/boardgame/320/scrabble , que pouco interesse tem nos Grupos de Jogos, pois são deixados de lado, quanto temos competindo com ele Jogos bem mais interessantes, tanto mecanicamente quanto visualmente.




E incluimos aqui um pouquíssimo conhecido, mas também excelente Jogo de Palavras, que basicamente é um Jogo de "Senha" modificado para o uso de Letras: What's my Word ? https://boardgamegeek.com/boardgame/4079/whats-my-word

Tanto Jogos Matemáticos quanto Jogos de Palavras, possuem um "Nicho" de mercado próprio e mesmo quando a "histeria coletiva" toma conta, pelo fato do Jogo de repente sair do anonimato total e chegar aos Tops de visualizações e comentários, passada esta fase, encontra seu lugarzinho ao largo dos outros e ficará por lá para sempre.




Acredito que o grande problema dos Jogos Matemáticos esteja no fato dos Jogadores, ao sentarem na Mesa, quererem a "diversão" e não ficarem fazendo Contas aqui e ali. Se estamos aqui sentados para jogar, vamos nos divertir então ! E com isso, estes Jogos ficam às margens. Aqui, podemos certamente colocar os "Jogos abstratos" mais puros, onde o Raciocínio lógico tem obrigação de estar presente, como GO e o Xadrez, por exemplo. Jogos que dificilmente são vistos nos encontros quase diários que temos espalhados por aí.

Jogos de Palavras também tem sua rejeição, pois é algo "chato" e ainda por cima, algo complicado realmente para se fazer um Jogo realmente interessante e que fuja aos padrões já conhecidos por aí.




E com estas palavras sobre as 2 Categorias, vamos falar então de mais um desconhecido da grande maioria: Montage !


Montage é um Jogo de 1973 ! Isso mesmo, 1973 e teve uma reedição mais recente, que manteve as mesmas Regras do Jogo original e colocou uma Arte Retrô, criando um aspecto mais nostálgico em um ambiente de Jogos com Arte cada vez mais caprichada e elaborada.

Os Componentes são mínimos pelo que é o Jogo, pois existe 1 Tabuleiro de Jogo, Toneladas de Fichas Coloridas e Pretas, 1 Seta, 1 Ampulheta de Areia e 4 Fichas com referência de quais Letras equivalem às Cores das Fichas.




Antes de mais nada, Montage não é um Jogo fácil, embora mostre isso nas Regras. É Jogado com 4 Jogadores, formando 2 Duplas, embora  por aqui, já jogamos com 3 Jogadores numa boa, mudando apenas as Regras de Pontuação.

O Tabuleiro é formado por 9 Áreas que lembram muito o já conhecido Sudoku, porém, em cada área existem 25 espaços (5x5) onde serão colocadas as Fichas Pretas e Coloridas.

Fichas pretas servem apenas para separar Palavras e são dispostas de várias formas no Setup inicial e não entrarão mais na partida, ficando fixas no seu lugar.

Fichas coloridas são colocadas entre as Fichas pretas e não necessariamente precisam estar lado a lado, podendo haver espaços vazios entre elas. Mesmo assim, a sequência de Fichas coloridas  que se encontram entre as Fichas pretas ou Lateral do Tabuleiro formarão as Palavras.




A Seta que vem no Jogo, será colocada sempre antes da primeira Ficha colorida que indica o início da Palavra. Serve apenas para indicar o "Sentido de leitura" das Fichas coloridas, podendo ser na Horizontal, Vertical, Para cima ou Para Baixo.

Já o Temporizador é utilizado na vez do Jogador ativo, que terá que pensar em uma Palavra dentro do tempo proposto, colocar as Fichas coloridas no Tabuleiro, dar uma dica aos Jogadores e ainda por cima colocar a Seta indicando onde começa a Palavra.

Uma vez feito isso, caberá aos Jogadores tentarem descobrir qual é a Palavra. Uma vez acertado, colocarão Fichas de sua cor nos espaços da Palavra.

Vence o Jogo quem primeiro conseguir maioria em 5 das 9 Áreas do Tabuleiro.




O que achamos do Jogo !

Este Jogo é muito bom ! Mesmo sendo um Jogo de Palavras, consegue agradar a maioria dos Jogadores que se interessarem em sentar à mesa para jogá-lo. 

O maior problema, porém, não é jogá-lo, mas achar quem queira jogá-lo, pois o simples fato de ser um Jogo de Palavras, já "arrepia" a coluna de muitos, que nem mesmo querem testá-lo.

Quanto às Regras, ou decidimos fazer um Jogo utilizando apenas 4 Letras ou com mais de 4 Letras. Embora isso pareça uma diferença bem insignificante, torna o Jogo de complexidade Média para Difícil, pois palavras com 4 Letras são bem comuns e conhecidas: Cama, Sofá, Dado, Lima, Faca, etc., porém, ao acrescentar 1 Letra, o Jogo torna-se mais complicado tanto em achar uma Palavra, como dar a dica para ela.




Acrescenta-se a isso que uma Área do Tabuleiro só é Pontuada (Verificada a maioria) quando não houver mais como fazer nenhuma Palavra nela. Com isso, geralmente no início do Jogo, como não existem Fichas colocadas alí (A não ser as Fichas do Setup inicial), as possibilidades de escolhas de Palavras são muitas, porém, à medida em que o Jogo se desenvolve, os Jogadores, obrigatóriamente, terão que utilzar as Fichas coloridas que já se encontram nos espaços e as opções de colocação de Fichas coloridas nos espaços vazios são bem diminuidas.

É possível também que algumas Palavras extrapolem a Área em que está sendo Jogada, fazendo com que Fichas coloridas sejam colocadas em outras Áreas adjacentes. Mesmo assim, a Palavra formada continua valendo para a Área que está em Jogo no momento.




Tudo bem caótico !

Montage, embora tenha Regras simples, possui um inconveniente que é a pesquisa pelas Letras que correspondem cada cor.

- Ficha laranja = A, B, C, D, Z

- Ficha vermelha = E, F, G, H, J

- Ficha roxa = I, L, M, N, K

- Ficha azul = O, P, Q, R S

- Ficha verde = U, T, V, W, Y, X

O fato do Jogador colocar 3 Fichas, como por exemplo: Vermelha + Laranja + Laranja + Laranja, seta para a Direita antes da Ficha vermelha e dar como dica: Utilizada na Cozinha, faz com que os Jogadores tenham que fazer várias opções com estas Letras e chegar em Palavras que satisfaçam a Dica e mais ainda: Acertarem !

Percebem que Montage mostra uma estrutura simples, porém, dependendo dos Jogadores, o resultado a ser conseguido pode ser bem complexo quanto à analise que os Jogadores precisarão fazer.




O fato das Fichas terem várias Letras, pode ocasionar que, dependendo da dica, os Jogadores cheguem a vários resultados e aqui o Jogo mostra sua principal característica: Saber dar a dica ! 

Montage, infelizmente está na Estante de pouquíssmos Jogadores, pois não se acha mais tão fácil para comprar e por aqui fizemos uma Versão Caseira dele, utilizando Tampinhas de Refrigerante e uma Lona.

Mesmo assim, o Jogo agradou àqueles que tiveram curiosidade de sentar à mesa e jogá-lo, pois isso é exigência neste Jogo. Se você olhar apenas para ele, cairá fora rapidinho, mas se resolver experimentá-lo, encontrará um excelente Jogo de Palavras e com certeza será mais um daqueles que descobriram realmente algo muito além da Caixa e Componentes, pois atrás disso, existe um excelente Jogo.

Altamente recomendado !


Nenhum comentário: