Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Como fazer Peças de Jogos utilizando Tampas e Frascos de Leite !



Hoje vamos colocar um pequeno tutorial mostrando como fazemos algumas Peças de Jogos, utilizando Frascos de Leite. Perceberão que realmente é muito simples fazer estas Peças, que são muito úteis quando queremos fazer um Jogo principalmente Abstrato.

Embora tenhamos utilizado Frasco de Leite, o mesmo processo pode ser feito com Garrafas de Água ou Refrigerante.




Primeiro, devemos recortar a parte de cima da Garrafa de Leite e utilizar a própria Tampa. Estes Frascos de Leite são bem interessantes, pois possuem cores de Tampas diferenciadas para cada tipo de Leite vendido. Com isso, é possível fazer Peças de Jogos em uma única cor ou com cores diferenciadas, como mostraremos a seguir. Isso é muito útil, pois em alguns Jogos, precisaremos de cores diferentes em uma mesma Peça.




Uma vez recortada a parte superior do Frasco de Leite, manteremos a "rosca" onde vai a Tampa do Frasco e recortaremos a outra parte até uns 5mm (Mais ou menos isso) antes de chegar no "ressalto" que existe ali. Vão perceber nas imagens a seguir, que este "Ressalto" formará uma "Linha Branca" separando as 2 Tampas. Esta parte deixada, como não contêm rosca, servirá para fixar a outra Tampa que utilizaremos e fixaremos com Cola. Por aqui utilizamos Cola Cascorez Extra Rótulo Azul e não tivemos problemas da Tampa ali colada se soltar com o uso. Existem no mercado, outras Colas próprias para Plástico, que também poderão ser utilizadas.




Reparem que o processo é muito simples, mas o resultado é muito interessante, pois no mercado encontramos não só Frascos de Leite, como também Frascos de Água e Refrigerante, com uma incontável quantidade de cores nas Tampas. O processo de confecção de Peças utilizando Frascos de Água e Refrigerante é o mesmo mostrado aqui para Frascos de Leite.




Não recomendamos Frascos de Água e Refrigerantes grandes, pois o material plástico alí perto da região onde se encontra a Tampa é muito duro e terão problemas para cortá-los. Neste caso, será preciso literalmente serrar para deixar no tamanho correto da colagem da Tampa.




Estas Peças que fazemos, são muito interessantes principalmente para Jogos Abstratos, onde não há necessidade realmente de definir o que significa cada peça, embora ainda seja possível, por exemplo, a impressão de Folha Adesivada e colagem sobre estas Tampas ou mesmo Desenhos feitos com Caneta Permanente.




Para aqueles que quiserem se enveredar em fazer alguns Jogos e se divertir a um "Custo zero", taí nossa dica !




Sobre a utilização de Tampinhas, embora não tenha nada a ver com Jogos, recomendo entrarem nesta página indicada no Link abaixo e poderão ver que basta criatividade para ter resultados realmente surpreendentes:

http://miumau.livejournal.com/2366992.html

Um comentário:

Brega disse...

Bem legal!
Vou usaR COM OS MENINOS!