Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Carcassonne: The Castle !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Nesta postagem sobre a Série de Jogos Carcassone que estamos colocando aqui no Blog, falaremos um pouquinho sobre Carcassonne: The Castle:


Para aqueles que vem acompanhando nossas Postagens sobre Carcassone, já deve ter percebido que sempre a Estrutura Central de colocação de Tiles no Jogo é mantido, acrescentando algumas mudanças que ora são significativas, ora não alteram realmente o Jogo a ponto de dizer que se destacou e Carcassonne: The Castle, embora também mantenha a Estrutura Central de colocação de Tiles, propõe uma mudança bem destacada por 2 aspectos principais:

- É um Jogo para apenas 2 Jogadores.

- O Campo de Jogo é delimitado pelas Muralhas. Estas Muralhas que deverão ser colocadas no Setup inicial, formando a Área total do Castelo onde deverão ser colocados todos os Tiles que entrarem em Jogo. Possui também a Pontuação do Jogo e locais onde serão colocados Tiles de Bônus que os Jogadores poderão adquirir durante a partida. Outra característica interessante desta Muralha, é que ela contêm parte dos desenhos dos Tiles e os Jogadores deverão começar o Jogo sempre colocando o Tile inicial em um destes Locais.




Já os Tiles mostram desenhos de Telhados de Casas (Vermelhos), Torres (Cinzas), uma espécie de "Campo" em verde bem desbotado e também os já tradicionais Caminhos. Alguns destes Caminhos possuem Poços sobre eles, que não interrompem o Caminho feito para efeito de Pontuação. Já os "Campos" possuem vários desenhos sobre eles, sendo que um deles é utilizado na Pontuação e outros estão ali somente para decoração.

De uma forma geral, os Tiles do Carcassonne: The Castle não são atrativos, principalmente pelas cores mais "sérias" e bem menos coloridas, comparados com o Carcassonne original. Além disso, achei os desenhos meio confusos, já que as Casas e Torres possuem geometria retângular, que causa, à primeira vista, parecer tudo meio caótico. Mas cumpre seu papel como parte do Jogo e talvez isso seja apenas uma impressão minha à respeito disso.




Os Meeples vem nas Cores Preta e Branca (7 de cada) e cada Jogador ainda possui 1 Torre correspondente.

Quanto à Muralha do  Carcassonne: The Castle, cumpre seu papel de forma genial, pois entra à fundo no Tema proposto, além de deixar um visual muito legal para aqueles que observam o Jogo. Colocar a Pontuação sobre esta Muralha e também os Tiles de Bônus foi uma excelente sacada, pois com isso deu a esta Muralha 4 funções: Delimitação do Tabuleiro, Pontuação, Bônus e ainda espaço para que parte da construção do Castelo esteja já desenhado nela. Muito bom !

Quanto aos Tiles de Bônus, existem 18, mas os Jogadores irão utilizar somente 13 deles, que dá aqui uma pequena aleatoriedade.




Quanto ao Jogo em sí, mantêm-se as Regras propostas para colocação de Tiles e Meeples do Carcassonne original, mas existem algumas mudanças que os Jogadores deverão prestar atenção.

Os Tiles do Castelo deverão, obrigatóriamente, serem colocados no espaço dentro da Muralha e se não forem colocado ao lado de outro Tile já existente, obrigatóriamente deverão serem colocados ao lado de qualquer desenho já existente na Muralha. Existem, no início da partida, 7 locais disponíveis para colocação de Tiles.




Diferentemente do Carcassonne original, a única correspondência que obrigatóriamente deve existir são os Caminhos, ou seja, em Carcassonne: The Castle, um dos principais conceitos do Jogo Carcassonne foi jogado por terra. Desta forma, Casas vermelhas podem muito bem serem colocadas ao lado de Torres cinzas ou Campos, mas não pensem vocês que isso abre o "leque" de possibilidades, pois a delimitação do Tabuleiro do Jogo pelas Muralhas, podem causar certos problemas, principalmente quando os espaços já tiverem bem preenchidos por Tiles.

Os Jogadores poderão colocar seus Meeples nas Casas Vermelhas, Torres Cinzas, Campos e Caminhos e em cada local, seu Meeple estará assumindo um papel diferente.




- Nas Casas vermelhas seus Meeples se tornam Escudeiros. Uma casa é completada quando todos os seus lados forem cercados dando ao Jogador com um Meeple colocado ali, 1 Ponto por Tile de Casa vermelha. Porém existe uma característica interessante neste Jogo, pois o número de espaços de Tiles dentro da Muralha é maior que o número de Tiles. Desta forma, no final da partida, sobrará 16 espaços em branco e isso deverá ser levado em conta quando os Jogadores estiverem planejando o que fazer, principalmente do meio para o fim do Jogo. Existe uma pontuação extra no final da partida para a Maior Casa vermelha construida..

- Nas Torres cinzas seus Meeples se tornam Cavaleiros e seguem as mesmas Regras descritas na Casa vermelha, com pontuação sendo feita quando for completamente cercada. As Torres valem 2 Pontos por Tile

- Nos Caminhos seus Meeples se tornam "Heralds", embora tenha procurado uma tradução decente para o que seria isso, mas vou mantê-lo como tal. Os Caminhos terminam em Construções, Intersecções fechadas (Poço não é considerado intersecção) ou Paredes da Muralha. Dão 1 Ponto por Tile de Caminho, a não ser que tenha um Poço existente, que servem para dobrar a Pontuação, porém a existência de mais de 1 Poço não dará o beneficio. Ou seja, só dobra a Pontuação 1 vez.




Diferentemente da maioria dos Jogos da Série Carcassonne, Casas Vermelhas, Torres cinzas e Caminhos incompletos, não darão Pontuação alguma no final da partida.

Meeples colocados nos Campos, seguem o mesmo padrão Carcassonne, ficando lá deitados tranquilamente até o final da partida. São os Comerciantes ! No final da partida, recebem 3 Pontos por Tendas azuis existentes na Área do Campo a ser Pontuada. Existem outros desenhos nos Campos, mas servem apenas como decoração e não entram na Pontuação.

Diferentemente de outros Jogos da Série Carcassonne, sempre que existam a mesma quantidade de Meeples dentro do mesmo espaço, nenhum Jogador receberá Ponto algum.




Agora vamos falar um pouquinho sobre os Tiles de Bônus que se encontram nas Muralhas:

No Setup inicial da partida, quando a Muralha for construida, 13 Tiles de Bônus deverão ser colocadas viradas para baixo na Muralha e aqui temos uma mudança bem radical nas Regras.

Em qualquer Pontuação feita durante a Partida, se o seu Meeple (Marcador de Pontos) parar exatamente na casa onde existe um Tile de Bônus, o Jogador poderá pegá-lo. 

Cada Tile de Bônus, dá ao Jogador algum privilégio, como por exemplo, dobrar a Pontuação de algum tipo de Construção, Caminho ou Campo, ou permitir que você faça Pontuação mesmo em alguma parte incompleta onde se encontra seu Meeple no final da partida entre outras boas coisas. Este Tile de Bônus permanece Secreto com o Jogador, até que decide utilizá-lo.

Cada Jogador recebe também 1 "Meeple" de Torre, que serve apenas para marcar qual a sua Casa Vermelha mais grande que está em Jogo, já que no final da partida, a maior Casa ganhará Pontos Extras.




O que achamos do Jogo:

Carcassonne: The Castle pode ser considerado o melhor da Série, mesmo sendo para 2 Jogadores apenas e não recomendamos para aqueles que nunca tiveram contato com qualquer outro Jogo da Série Carcassonne, pois possibilita uma quantidade muito boa de estratégias e, por ser apenas para 2 Jogadores, torna bem apertado quanto ao local de colocação do Tile dentro da Muralha.

O fato do Tabuleiro ser delimitado pela Muralha, faz com que as escolhas se tornem mais difíceis, pois embora pareça, a disputa por bons locais para colocação dos Tiles é bem interessante.

Não vamos aqui compará-lo aos outros Jogos da Série Carcassonne que estamos postando aqui no Blog, pois Carcassonne: The Castle, embora mantenha a estrutura básica do Jogo original, consegue se descolar de todos os demais, principalmente, por reduzir a 2 o número de Jogadores e por fazer um jogo muito apertado quanto à colocação de Tiles, coisas que não acontece nos demais Jogos da Série, justamente por deixar os Jogadores livres para escolher onde colocar.




O espaço delimitado faz com que os Jogadores tenham alguns problemas de posicionamento dos Tiles, principalmente do meio para o fim da partida, pois a disputa de bons locais realmente são bem interessantes.

Carcassonne: The Castle merece estar na coleção de cada um ! E se tivéssemos que ter somente um da Série Carcassone, serie este o escolhido !

Nenhum comentário: