Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Oregon !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Tempos atrás, achei um Forum com o tema "Joyas entre el fango", cujos Jogadores postavam Jogos completamente desconhecidos da maioria dos Jogadores, mas que tinham seu valor relativo. Considero este Forum um achado, pois muitos dos Jogos que hoje colocamos aqui no Blog, teve suas primeiras pesquisas baseada neste Forum. Se alguém quiser dar uma pesquisada, o Forum é este aqui:


Dentre os Jogos, gostei do Oregon, lançado em 2007 e acabei comprando o original. Infelizmente hoje em dia é muito difícil de achá-lo, pois já é velhinho de estrada:


Em Oregon, o objetivo dos Jogadores é conseguir a maior quantidade de Pontos, através da Colocação de Meeples e também de Tiles de Construção no Tabuleiro. Para colocação dos Meeples e Tiles no Tabuleiro, o Jogador precisará escolher um par de Cartas e de acordo com as Coordenadas indicadas nesta combinação, poderá executar suas Ações.




Antes de mais nada, quero dizer que este é um Jogo muito leve e com certa dose de sorte envolvida, porém Oregon é muito "gostoso" de jogar e sempre vê mesa por aqui.

O Tabuleiro mostra um Mapa com Terrenos mostrando Matas, Montanhas, Lagos e uma Ferrovia que cruza todo o Tabuleiro.




Existe nas laterais deste Tabuleiro 5 desenhos que são de Fogueira, Ave, Casal, Bisão (Acho que é isso!) e Carroça.

Estes desenhos feitos em 2 laterais, formam uma "Coordenada", conforme a combinação de 2 Cartas, sendo que em cada "Coordenada", você possui 6 espaços para colocação de Meeples ou Tiles. Além disso, nestes 6 espaços, ainda você pode ter uma variação do tipo de Terreno.




Cada Jogador recebe um número de Cartas e precisará combinar 2 delas para estabelecer uma "Coordenada" e colocar Meeples ou Construções.

- 2 cartas com Desenhos iguais ou diferentes aos 5 citados, permites que o Jogador coloque 1 Meeple em qualquer um dos 6 espaços disponíveis nesta "Coordenada", porém, existe uma Regra que proibe a colocação de qualquer Meeple nos Lagos. Se este Meeple for colocado ao lado de alguma Construção, o Jogador ganha os Pontos indicados e se for colocado ao lado de uma Mina de Carvão ou Ouro, pegará Marcadores que possui uma variação de Pontos, portanto a Mina pode ser boa ou ruim, dependendo do valor obtido. Marcadores de Carvão possuem valores mais baixos que Marcadores de Ouro.

- 1 Carta com Desenhos iguais ou diferentes aos 5 citados + 1 Carta referente a 1 das  7 Construções existentes no Jogo permite ao Jogador pegar 1 Tile de Construção e colocar no Tabuleiro do Jogo. A exceção de Terreno aqui é a Estação de Trem, que obrigatoriamente deverá ser colocado em um espaço de Ferrovia.




Sobre a Pontuação em Oregon:

Basicamente, em Oregon o que Pontua é a colocação de Meeples ao lado das Construções ou colocando Construções ao lado de Meeples, já que a Pontuação ocorre em qualquer uma das situações:

- Oficina Postal: O Jogador ganha 3 Pontos por cada Meeple que estiver adjacente à Oficina Postal.

- Porto: O Jogador ganha 4 Pontos por cada Meeple que estiver adjacente ao Porto.

- Igreja: O Jogador ganha 1 Ponto por Meepe que estiver adjacente à Igreja, independente se este Meeple é de sua cor ou não.

- Mina de Carvão: O Jogador deverá pegar 1 Marcador de Carvão para cada meeple que estiver adjacente à Mina de Carvão.

- Mina de Outo: O Jogador deverá pegar 1 Marcador de Ouro para cada Meeple que estiver adjacente à Mina de Ouro.

- Armazem: O Jogador ganha 1 Ponto por Meeple que estiver adjacente ao Armazem.

- Estação de Trem: O Jogador ganha 1 Ponto por Meeple que estiver adjacente à Estação de Trem e poderá ativar o arcador de Turno Extra.




É possível também obter 5 Pontos se houver um Grupo de, no mínimo, 3 Meeples que estão conectador ortogonalmente.

O Jogo termina quando algum Jogador colocar seu último Meeple em Jogo ou quando acabar alguns tipos de Construções, que variam conforme o número de Jogadores.




O que achamos do Jogo:

Oregon é um daqueles Jogos que você sabe que não é Top, que existe certa dose de sorte, principalmente presente quando as Cartas vem à Mão e também que se trata de um Jogo simples.

Mesmo com estas características, consegue ser um jogo "gostoso" de Jogar, com tempo que não é tão longo assim, mas que agrada em cheio àqueles que gostam de colocar à mesa algo leve.

Infelizmente está fora de catálogo e dificilmente teremos reimpressão, devido principalmente a vários Jogos por aí que poderíamos compará-lo quanto à jogabilidade.




O Jogo obriga os Jogadores a escolherem bem onde colocar Meeples e Construções, vinculados a isso, as Cartas que possui à Mão.

Colocar Meeples em Construções é uma Maquininha de Pontos, porém, às vezes é preferível colocá-los junto com outros Meeples, principalmente na Igreja, pois mesmo que outro Jogador Pontue por lá, terá sua parcela de Pontos também.

Outra estratégia interessante é escolher bem onde colocará os Tiles das Construções, pois se este é colocado ao lado de algum Meeple seu, você ganhará Pontos também.




O Jogo, possibilitando várias formas de pontuar, dificilmente deixará o Jogador "travado", mesmo que as Cartas não ajudem muito.

Um Jogo realmente interessante e para aqueles que gostam de Jogos com complexidade média ou baixa e com grande aceitação por quase todos que jogam, recomendamos muito.


Nenhum comentário: