Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Carcassonne Amazonas !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Hoje vamos escrever um pouquinho sobre o Carcassonne Amazonas, que é mais uma das variações do Jogo Carcassonne que estamos postando aqui no Blog:


Este jogo destaca-se pela Arte feita e por ser muito colorido. Parta quem conhece o Jogo original, verá que os Tiles são bem carregados nas cores, tornando bem atraente para aqueles que jogam.

Carcassonne Amazonas possui uma mudança bem significativa que destaca-se assim que é colocado à mesa que é o próprio Rio Amazonas, feito em Tile bem grande ocupando um Tabuleiro de 2x4 Tiles que deverá no Setup inicial ser colocado à mesa. O Jogo todo se desenvolve em volta deste Tile, que ainda poderá ser ampliado (Existem 2 Tiles destes)  + 4 Tiles duplos + 3 Tiles individuais com o símbolo de exclamação "!".  Ao serem colocados em Jogo, aumentam o tamanho do Rio Amazonas.




Nestes Tiles temos algumas mudanças quanto ao Tema do Jogo original, pois os Afluentes substituem as Estradas, Vilarejos substituem as Cidades e Florestas substituem os Campos.

Nas Florestas, temos desenhos de Animais que darão Pontos no final da partida e nos Afluentes temos desenhos de Ícones de Barcos, que são utilizados para movimentar os Barcos dos Jogadores que estão navegando pelo Rio Amazonas.

A pontuação dos Afluentes funcionam da mesma forma que as Estradas do Jogo original, dando 1 Ponto por Tile com Afluente desenhado nele + 1 Ponto por Ícone de Frutas que estão neste Afluente pontuado, desde que esteja com seu Meeple neste Afluente, é claro. O que determina o início e fim do Afluente são Pedras, o próprio Afluente (Começar e terminar nele mesmo) ou o Rio Amazonas. Assim, se um Afluente tiver 5 Tiles e em 2 deles tiver Ícones de Frutas, dará ao Jogador 5 + 2 = 7 Pontos.

A pontuação dos Vilarejos segue também as regras da Pontuação das Cidades do Jogo original, dando ao Jogador com Meeple no local,  2 Pontos por Tile + 1 Ponto adicional por Ícone de Frutas que estejam neste Vilarejo pontuado.




As Florestas seguem o padrão de Pontuação, dando ao Jogador com Acampamento sobre ela, Pontos que serão computados somente no final da partida, levando-se em consideração o número de Animais nesta Área pontuada (Lembrem-se como funcionam a Pontuação dos Campos do Jogo original), pois dará 1 Ponto por Animal (Independente se é o mesmo ou não) que exista nesta Área de Floresta. Reparem que aqui entra a obrigatoriedade de se ter Acampamento e não Meeple na Floresta. No Jogo Carcassonne Amazonas, cada Jogador, além dos Meeples, também possuem 2 Acampamentos e são utilizados somente para Pontuação nas Florestas, sendo que os Jogadores não poderão mudá-los de posição durante a partida. Quando um Jogador coloca um Tile em Jogo, poderá optar por colocar 1 Meeple ou 1 Acampamento, mas não poderão colocar os 2 na mesma Jogada.

Reparem que até aqui, excetuando-se o Acampamento e também o Tema do Jogo, não há realmente mudança alguma do Jogo original, pois segue a estrutura central do Carcassonne




Agora vamos às mudanças significativas do Jogo, que é a navegação dos Barcos no Rio Amazonas:

Cada Jogador recebe no início da partida seus Meeples + 2 Acampamentos + 1 Barco. Este Barco deverá ser colocado no início do Rio Amazonas e à partir daí, navegará espaços conforme os Ícones de Barcos que estão nos Afluentes e que aparecerão durante a partida.

O movimento do Barco pelo Rio Amazonas está diretamente relacionado à existência de um Meeple em qualquer Afluente que tenha Ícone de Barco. Com isso, ao colocar um Meeple em algum Afluente, imediatamente você deverá avançar seu Barco no Rio Amazonas 1 espaço para cada Ícone de Barco que tiver no Afluente, mesmo que ele ainda esteja incompleto.




Sobre a Pontuação do Rio Amazonas:

Existem no Jogo, 3 Tiles simples com um Sinal de exclamação "!". Toda vez que este Tile entrar em Jogo, deverá ser imediatamente colocado no Rio Amazonas e o Jogador deverá escolher 1 dos 3 Tiles duplos e colocá-lo após este Tile simples. Com isso o Rio Amazonas vai aumentando seu tamanho.

Ao colocar um novo Tile no Rio Amazonas, ocorre uma Pontuação que leva em consideração o número de Jacarés e Piranhas onde se encontra os Barcos dos Jogadores.

Se houver mais de um Barco em um mesmo espaço, os Pontos serão distribuidos igualmente aos Jogadores.

Após ocorrer a Pontuação de todos os Jogadores, caso algum Jogador não tenha marcado Pontos, deverá avançar seu Barco 1 espaço no Rio Amazonas, porém se parar em algum espaço com Jacarés e Piranhas, não receberá Ponto algum. Apenas avançará 1 espaço !




Pontuação no final da partida:

Para cada Afluente não completo dará ao Jogador com Meeple no Afluente 1 Ponto por Tile + 1 Ponto por Ícone de Frutas.

Para cada Vilarejo não completo, dará ao Jogador com Meeple no Vilarejo 2 Pontos por Tile + 1 Ponto por Ícone de Frutas.

Para cada um dos Acampamentos, o Jogador ganhará Pontos conforme o número de Animais que se encontram na Área da Floresta onde se encontra o Acampamento.

Para a contagem final do Rio Amazonas o Jogador com Barco que está navegando mais à frente, ganha 7 Pontos, seguindo de 4 Pontos para o segundo lugar e 1 Ponto para o terceiro lugar.




Considerações sobre esta Versão:

Carcassonne Amazonas, excetuando-se o Rio Amazonas, funciona da mesma forma do Carcassonne , portanto não há muito o que dizer aqui pois vocês que estão lendo já conhecem bem o Jogo.

Resta então analizar às mudanças ocorridas que é o Rio Amazonas e podemos dizer que praticamente existe uma disputa paralela de Pontos durante a partida.

Com isso, além de conseguir a maior quantidade de Pontos devido à colocação de Tiles normal, há uma disputa também por estes Pontos que ocorrem no Rio Amazonas, pois existe na partida 3 Tiles simples com símbolo de exclamação "!". Com isso, existe 3 possibilidades de pontuação levando-se em consideração os Jacarés e Piranhas onde encontra seu Barco + 1 Pontuação final.

Ainda não jogamos o suficiente para saber se a Pontuação geral do Rio Amazonas (3 Pontuações durante a partida + Pontuação final) é significativa frente a Pontuação dos Tiles que normalmente colocamos durante a partida (Afluentes, Vilarejo e Florestas).

Gostamos desta Versão, pois as 2 Pontuações paralelas acrescentam uma disputa bem interessante ao Jogo, mesmo com a sorte envolvida quando colocamos os Tiles durante a partida, já que os Ícones de Barcos estão nestes Tiles, que podem beneficiar ou não quem o coloca em Jogo, beneficiando ou não os Jogadores já que são através deles que os Barcos navegam no Rio Amazonas.

Embora ainda careça de mais Jogos para uma análise mais real, está acima do Jogo original, principalmente pela Pontuação paralela, fazendo com que as decisões dos Jogadores se tornem mais importantes do que simplesmente colocar um Tile em Jogo.

Com o tempo, vamos colocar uma consideração final, mas gostamos do Jogo e podemos dizer que aqui houve realmente uma mudança significativa das regras.

Vale dar uma pesquisada à respeito !




Nenhum comentário: