Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Carcassonne: The Discovery !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

E continuando a Série de Jogos Carcassonne, vamos escrever um pouquinho sobre mais uma Versão do Jogo e desta vez será o Carcassonne: The Discovery:


Antes de mais nada quero dizer que tirando My first Carcassonne, que basicamente é um Jogo destinado para Crianças, todos as demais Versões do Jogo já postados aqui no Blog, seguem um padrão de dificuldade mais ou menos semelhante.

Carcassonne: The Discovery  mais se assemelha a My first Carcassonne do que qualquer outro Jogo da Série postada por aqui.




Diferentemente do My first Carcassonne, a pontuação segue o padrão da maioria dos Jogos da Série, diferenciando um pouco de como é feita, portanto, se você está buscando um Jogo interessante pra você e não para seus filhos, não é esta Versão que vai te agradar muito.

Sinceramente, a não ser que não tenha outra opção de compra de qualquer outro Jogo da Série, Carcassonne: The Discovery é muito dispensável.




Mas do que se trata o Jogo ?

A primeira grande diferença ao olhar para o Jogo, será a falta das Estradas, pois elas inexistem. Outra diferença são as Cidades, pois elas existem aos montes, porém não são expansíveis. Simplesmente estão espalhadas pelos Campos e Montanhas.

O Jogo está estruturado em Montanhas, Campos e Mares, sendo que estes 3 são expansíveis. Já as cores são bem suáveis e bem agradáveis ao olhar.

De certa forma, as regras de colocação de Tiles não mudam muito de outros Jogos da Série, ou seja, você coloca 1 Tile em Jogo e pode colocar um Meeple sobre este Tile.




A grande mudança ocorre na Pontuação do Jogo, pois, diferentemente da maioria dos Jogos da Série, uma vez que um Meeple esteja em uma Montanha, Campo ou Mar, este poderá ser retirado em qualquer momento da partida, voltando para o "Estoque" do Jogador, que poderá utilizá-lo novamente. Ao ser retirado do Jogo, dispara a Pontuação para aquele local de onde foi retirado.

Um Meeple colocado nas Montanhas, recebe o nome de Ladrão e quando for retirado do local, pontua conforme o número de Cidades existentes e + 1 Ponto por Cidade em Campos vizinhos.




Um Meeple colocado nos Campos, recebe o nome de Explorador e quando for retirado do local, pontua conforme o número de Tiles existentes.

Um Meeple colocado no Mar, recebe o nome de Marinheiro e quando for retirado do local, pontua conforme o número de Barcos existentes nos Tiles desta Área pontuada.




O que achamos do Jogo ?

Não há muito o que escrever sobre esta Versão, pois existe uma simplicidade de tudo por aqui. deste a Arte, que é muito mais simples até a Pontuação, que também podemos dizer que é bem mais simples que outros Jogos da Série.

O Jogo, de certa forma, obriga você a fazer um Planejamento à Curto Prazo ao invés de Longo Prazo, que faz com que o Jogo seja mais acessível a Crianças e Jogadores que estão conhecendo o Jogo.




A simplicidade das Regras é o que mais chama a atenção, pois com isso podemos atingir um público bem mais amplo.

Mas para mais uma Versão de um Jogo já conhecido, achamos que deram uma boa enxugada nas coisas e procuraram com isso atingir um Público um degrau acima de My first Carcassonne.

Recomendamos apenas se for jogar com Crianças !



Nenhum comentário: