Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Carcassonne: Gold Rush !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Hoje vamos falar de mais uma variação do bom e velho Carcassonne. Desta vez temos uma mudança no Tema que realmente agradou muito: Carcassonne: Gold Rush


Desta vez o Tema vai nos levar ao velho Oeste, onde os Jogadores terão que ser transportados pelas Locomotivas à Vapor com o objetivo de chegar nas longinquas cidades com Casas de Madeira e pó acumulado pelos ventos. 




Os Jogadores deverão também explorar as Montanhas em busca de Minérios preciosos, tentando sobreviver a este ambiente seco e ainda correndo o risco de serem roubados por outros Jogadores, levando seu rico Minério que arduamente conseguiu encontrar.

Carcassonne: Gold Rush faz algumas alterações interessantes do Jogo original já conhecido, pois temos algumas substituições que tornam os Tiles mais interessantes quanto à Arte e também objetivo dos Jogadores.




A inclusão de Ferrovias ao invés de Estradas, tira um pouco aquela mesmice de sempre que vemos em todas as variações do Carcassonne. Acrescenta-se a isso, as Cidades que aparecem espalhadas pelos Tiles e também as Montanhas.

Quanto às Montanhas, temos aqui uma mudança interessante, pois nelas estão as Minas de Minérios, onde deverão ser colocados pequenos Tiles numerados de 0 a 5 que representam o Minérios extraido, que darão Pontos ao Jogador. Repare que existe o valor 0 (Zero), ou seja, apenas Minerar não é suficiente, pois terá que ter um pouco de sorte para conseguir realmente Minérios de valor alto. Outra variação interessante é que cada Jogador possui Tendas, que poderão colocar nas Montanhas. Quando a Montanha é concluida, o Jogador que tiver mais Mineradores (Meeples) pegará todos os Tiles de Minérios, porém se algum outro Jogador colocou uma Tenda alí, este "rouba" os Minérios do Jogador.




Quanto às Ferrovias, existem 2 Tipos diferentes de Tiles com ou sem Locomotivas que alteram um pouco as Regras: Se você Pontuar uma Ferrovia com apenas 1 Locomotiva, você dobra a Pontuação do trecho (1 Ponto por Tile). Se não tiver Locomotiva ou se tiver mais que 1 Locomotiva você simplesmente não ganha nada.

As Cidades darão ao Jogador 3 pontos por cada Tile adjacente de Ferrovia.




Os Pastos que no Jogo original dão pontos considerando o número final de cidades Conectadas, aqui tem uma mudança substancial, pois nos Tiles podem vir com desenhos de Acampamentos Indianos ou Tropa de Cavalos e também é pontuado somente no final da partida, porém a pontuação será feita da seguinte forma:

- 2 Pontos por cada Acampamento Indiano

- 4 Pontos por cada Tropa de Cavalos (Procurei a forma correta de escrever coletivo de Cavalos e Tropa foi a que melhor se encaixou, considerando Cavalos soltos pelos Pastos)

Já o Tabuleiro de Pontuação mostra um Rio e considero, dentre todos os Jogos Carcassonne, um dos melhores quanto à Arte feita.




O que achamos do Jogo !

Carcassonne: Gold Rush, embora não fuja da estrutura habitual que encontramos na Série Carcassone, coloca elementos bem interessantes, pois, como já disse anteriormente, sai da mesmice encontradas na Série.

Uma menção aqui deve-se a Arte utilizada, que lembra bem os tempos do Velhos Oeste e também das mudanças quanto à Pontuação nas Cidades, Ferrovias, Pastos e Mineração.

Para aqueles que gostam da Série, taí uma dica muito interessante !







Expansão Goldrausch - Der Sheriff

Esta expansão para o Jogo acrescenta Tiles com uma "Estrela de Xerife" sobre eles, que muda algumas Regras do Jogo:

- Toda vez que um Tile com esta "Estrela de Xerife" aparecer no Jogo, o Meeple "Xerife" deverá ser colocado em qualquer Montanha que ainda está incompleta. Ao ser colocado nesta Montanha, deverá ser removido imediatamente 1 Tile de Mineração. Enquanto o Meeple "Xerife" estiver nesta Montanha, nenhum jogador poderá pegar Tile de Mineração. Se a Montanha for finalizada com o Meeple "Xerife" nela, todos os Tiles de Mineração saem do Jogo e se houver Meeples de Jogadores ou Tendas, estas são devolvidas aos recpectivos Jogadores. Se outro Tile com "Estrela de Xerife" for colocada em Jogo, imediatamente este Meeple de "Xerife" deverá ser retirado da Montanha onde se encontra e colocado em outra Montanha incompleta.




- Também aparece nesta Expansão os "Cemitérios", que além das Ações descritas anteriormente, funcionam como os "Claustros" do Jogo original, ou seja, se algum Meeple do Jogador estiver por lá, ao ser cercado por outros 9 Tiles, dará a este Jogador 9 Pontos + 1 Ponto pelo próprio Tile de Cemitério + 1 Ponto por Tile que tiver Cidade cercando o Cemitério. 

Carcassonne: Goldrausch - Der Sheriff adiciona mais complexidade e estratégia para o Jogo sem adicionar muitas Regras e tempo de Jogo.

Recomendamos esta expansão !




Nenhum comentário: