Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Carcassonne: South Seas !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

E hoje vamos escrever um pouco sobre mais uma Versão da Série Carcassonne e escolhemos Carcassonne: South Seas:


Desta vez estamos montando um Tabuleiro com  Ilhas rodeadas por Mares e com Pontes feitas de Madeira. Seus Meeples, desta vez, serão Comerciantes ou Coletores de Conchas, Bananas e Peixes, porém, em Carcassonne: South Seas temos a inclusão de agradáveis Meeples com as formas descritas, além dos já Meeples conhecidos, porém, reduzido a número de 4 apenas.




A mecânica continua a mesma, sendo que o Jogador deverá colocar 1 Tile no Jogo e optar por colocar ou não 1 Meeple sobre este Tile e dependendo do local a ser colocado, possui nomes diferentes:

- Meeples colocados em Ilhas serão os Coletores de Bananas

- Meeples colocados em Pontes serão os Coletores de Conchas

- Meeples colocados em Mercados serão o Comerciantes

- Meeples colocados nos Mares serão os Pescadores

A pontuação também não difere muito da já conhecida, sendo que sempre que alguma Ilha, Ponte , Mercado ou Mar for concluido, deverá ser feita uma Pontuação levando-se em consideração os Meeples que estiverem nos Locais e também Conchas, Bananas e Peixes.




O interessante em Carcassonne: South Seas é que diferentemente dos demais Jogos da Série, não existe um Marcador de Pontuação. Toda vez que houver uma Pontuação, você receberá os Meeples de Conchas, Bananas ou Peixes, dependendo do local a ser Pontuado. Com isso, você vai acumulando estes Meeples e poderá entregá-los (Vendê-los seria a palavra mais correta, mas aqui não temos Valores incluidos na venda) às Caravelas que existem no Jogo. Cada Caravela possui os ítens que poderão ser entregues e também a informação de quantos Pontos os Jogadores ganharão ao fazer a entrega. Mesmos assim, se no final da partida, os Jogadores aindas possuirem Meeples de Conchas, Bananas ou Peixes, estes também darão Pontos ao Jogador, porém de forma mais reduzida, caso fossem entregues nas Caravelas.




Reparem que a aquisição destes Meeples de Conchas, Bananas e Peixes, deverão muito bem serem planejados, de forma a obter bons Pontos quando entregá-los nas Caravelas. Isso força os Jogadores a prestarem muito mais atenção onde deverão colocar os Tiles no Jogo, pois são nestes Tiles que estão desenhados estes 3 itens. Ao Pontuar determinado local, é levado em consideração o número de Itens existentes no Local. Por exemplo: Se uma Ponte com 4 Tiles, existirem 3 desenhos de Peixes, o Jogador que estiver com Meelpe nesta Ponte, ganhará 3 Meeples de Peixes. Aqui está a principal diferença de Pontuação quando Carcassonne: South Seas é comparado aos outros Jogos da Série, pois não é o número de Tiles que deverá ser considerado, mas quantos Itens estão presentes nestes Tiles.

Pontes fornecerão Conchas, Mares fornecerão Peixes e Ilhas fornecerão Bananas !




Já os Mares seguem uma Regra um pouco diferente, pois podem ser Pontuadas de 2 formas:

- Simplesmente "fechando" o Mar

- Colocando um Barco de Pesca na Área. Neste caso, o Jogador levará em conta o número de Peixes existente nesta Área onde se encontra o Barco de Pesca, porém aqui existe outra Regra interessante, pois o Barco de Pesca comporta determinado número de Peixes e, caso existam mais Peixes que a capacidade do Barco, estes não são levados em conta na Pontuação.

Já os Mercados funcionam como as "Abadias" do Jogo original e são considerados completos quando for cercado por 8 Tiles.  A Pontuação da Caravela difere um pouco, pois cada Caravela possui um valor determinado e a Pontuação do Mercado leva em consideração o maior valor atual existente nas Caravelas a serem carregadas, explicando aqui que uma vez que a Caravela é carregada, ela sai do Jogo. As primeiras Caravelas tem Pontuação maior que as últimas.




O término do Jogo ocorre quando todos os Tiles forem colocados em Jogo ou a última Caravela foi carregada.

O que achamos do Jogo:

Carcassonne: South Seas muda bastante o Jogo básico, principalmente pela existência de Meeples de Itens (Conchas, Bananas e Peixes) e pela Inclusão de entrega destes Itens nas Caravelas, que dão Pontos aos Jogadores conforme são carregadas.

Gostamos bastante desta Versão, pois sai bem daquele padrão já conhecido do Carcassonne, pois existe uma disputa por Itens e também pelos melhores carregamentos nas melhores Caravelas.




Quanto à mecânica básica, difere-se por não pontuar por Tiles e sim por Ítens. Com isso é necessário adquirí-los e somente depois utilizá-los na Pontuação. Com isso, existe 2 disputas ao longo da partida e realmente a "competição" é bem interessante nesta Versão.

De todas as análises que fizemos aqui no Blog da Série do Jogo Carcassonne, colocamos Carcassonne: South Seas ao lado das 3 melhores Versões do Jogo.

Recomendado !

Nenhum comentário: