Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Rummikub ! Versão Caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Hoje vamos mostrar nossa Versão Caseira do Jogo Rummikub:


Este jogo é composto de 104 peças numéricas e + 2 Coringas. As 104 peças numéricas são divididas em 4 Grupos de Cores de 1 a 13, sendo que cada número aparece 2 vezes.

O objetivo do jogo é esvaziar a "mão" primeiro e para isso você vai quebrando ou completando sequências que já se encontram na mesa.




As Regras são bem fáceis, porém a dificuldade do jogo está em como utilizar as peças da melhor forma possível, pois em uma mesma jogada, você pode fazer quantas e quaisquer combinações quebrando ou completando peças que já se encontram na mesa e com isso abrindo possibilidades.

Embora sua mecânica pareça bem simples, o jogo esconde por trás dele um grau elevado de estratégia, pois é preciso enxergar o que ocorre na mesa e o como se aproveitar dele.

Por aqui, temos o Jogo original e também várias Versões Caseiras feitas com Tampinhas, Palitos de Sorvete, Caixinhas de Fósforo, Madeiras cortadas entre tantos outros.




Nesta Versão, cortamos quadrados de um material que tínhamos sobrando por aqui e escrevemos os números com Caneta Permanente. 

Para os "Coringas" fizemos um Círculo Rosa no centro da peça.

Para não confundir os Jogadores, já que utilizamos cores muito próximas, resolvemos colocar em um canto de cada peça, 1 círculo em posição diferente para cada cor. Desta forma, mesmo que o Jogador confunda a cor, poderá distinguir de qual conjunto pertence.

Para aqueles que gostam de Jogos Matemáticos, Rummikub é obrigatório na coleção !



2 comentários:

MLize disse...

Também é possível jogar usando as cartas do baralho.

Derick disse...

Qual material foi usado? E como foi cortado?