Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Bee Alert ! Versão Caseira !

Componentes do Jogo original !

Todas as nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !

Hoje vamos falar de um joguinho de memória muito interessante: Bee Alert


Este jogo para até 5 Jogadores dura em torno de 20 minutos e a indicação é para 4 Anos, mas enganam-se aqueles que pensam que é somente para crianças.

Fizemos uma Versão Caseira bem simples, apenas para testá-lo e neste ano de 2016 foi a mais agradável surpresa que tivemos.


Componentes do Jogo original !

Sempre buscamos algo simples e fácil de ser feito, pois procuramos fazer sempre utilizando Materiais reutilizáveis e dependendo do Jogo, torna-se impossível de fazê-lo.

Bee Alert possui pouquíssimos componentes: 6 Potes médios (Para esconder as tampinhas), 6 Tampinhas de refrigerante em várias cores e 36 quadrados de papelão tamanho 4x4 cm já são suficientes para se fazer o Jogo e passar um bom tempo se divertindo com ele.

Bee Alert usa como principal mecânica a Memória. Uma vez que as Tampinhas de refrigerantes coloridas estão debaixo dos Potes é preciso muita atenção para memorizar onde está cada cor, já que estes Potes ora encontram-se no centro da mesa e ora se encontram com algum Jogador.


Versão caseira que fizemos ! Os quadrados fizemos de acetado 1mm que tínhamos por aqui !

Os quadrados possuem informações de Abelhas coloridas, Ursos e Colméias. Todos são virados para baixo e colocados no centro da mesa e na sua vez você pega 1 quadrado e vê qual seu objetivo:

Abelha: O quadrado indica qual a cor e você precisa dizer em qual Pote está aquela cor. Escolhe um, levante mostrando para todos verificarem se a Tampinha de refrigerante corresponde à cor indicada no quadrado. Se acertar, pega o Pote juntamente com a Tampinha e arrasta para sua frente (Pote sempre cobrindo a Tampinha) e passa a vez ao próximo Jogador. Se errar, passa a vez ao próximo Jogador.

Se o Pote em que o Jogar acha que está a Tampinha indicada no quadrado estiver com outro Jogador, procede-se da mesma forma, levantando o Pote e verificando se a Tampinha corresponde a cor. Se acertar, o Jogador arrasta o Pote para sua frente. Se errar, o Pote continua com o Jogador que estava com ele.


Abelhas !

Ursos: Ursos adoram Mel e por consequência sabem que nas Colmeias podem encontrá-lo. Ao pegar quadrado de Urso, você simplesmente pega um Pote que se encontra no centro da mesa e arrasta até a sua frente, sem verificar qual cor de Tampinha está debaixo.

Colmeias: Ao pegar quadrado de Colméia, você pega qualquer Pote que esteja na sua frente e arrasta ao centro da mesa, sem mostrar qual cor de Tampinha está debaixo dela.

Pelas Regras, vence o Jogo quem primeiro conseguir ficar com 4 Potes à sua frente, porém decidimos modificar: Vence a partida quando todos os quadrados terminarem e o Jogador que tiver mais Potes será declarado o  vencedor.


Ursos !

No Jogo original existem Colmeias ao invés de Potes, Cartas ao invés de quadrados de papelão e Abelhas feitas de plástico ao invés de Tampinhas de refrigerantes coloridas. Diga-se de passagem que o Jogo é muito bonito visualmente !

O que achamos do Jogo !

Como já escrevi, Bee Alert foi uma das mais agradáveis surpresas, pela simplicidade e pelo Jogo em sí. Jogamos com 5 adultos 2 partidas seguidas e o Jogo mostrou-se muito interessante para trabalhar a Memória, além de ser muito dinâmico, pois os Potes sempre estão mudando de posição e é preciso muita atenção para descobrir o local onde as Tampinhas coloridas estão.


Colmeias !

Jogos que trabalham a Memória são excelentes e geralmente crianças tem muito mais facilidade de acertos que os adultos.

Para aqueles que quiserem testar o Jogo, Bee Alert se encontra naquele grupo de Jogos altamente recomendados que já testamos por aqui.

Jogo altamente recomendado !


Testando o Jogo !

Testando o Jogo !

Testando o Jogo !

2 comentários:

wallaw disse...

Olá!!! Achei super interessante esse jogo. Tive uma dúvida sobre as regras, se o jogador abre uma carta de abelha e ele acha que a abelha está com ele mesmo, o que ele faz? Ele joga novamente ou passa a vez?

Wagner disse...

Oi Waleska. Se o o jogador estiver com ele, ele tem que dizer isso aos demais jogadores e mostrar onde está ! Feito isso, passa a vez ao próximo jogador ! Porém, neste caso, se o jogador levantar o Pote e errar, este Pote volta ao centro !