Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

King of Tokyo ! Versão Caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Quem acompanha nosso Blog, já sabe que fazemos Versões Caseiras de Jogos que achamos interessantes, sendo que muitos deles fazemos apenas para testar e ver se vale realmente a compra do Jogo original.

Como já tínhamos o Jogo King of Tokyo original, nunca passou pela nossa cabeça fazer uma Versão Caseira dele, mas as crianças que jogaram e que não possuem as mínimas condições de adquirir o Jogo, pediram pra que fizesse um pra elas já que simplesmente amaram o Jogo.




Tivemos que adaptar bem o Jogo e mudar algumas regras para que pudessem jogar numa boa sem as cores e exuberância do Jogo original.

O resultado até que ficou bem interessante, principalmente porque ensinamos elas a fazerem os Monstrinhos utilizando Tampinhas de Embalagens e Papel colorido.

Quanto às mudanças nas Regras, eliminamos as Cartas que faziam referências à Fumaça, Veneno, Mimica e Encolhimento e criamos 3 Fichas de cada, além de criarmos 3 Fichas de Compra, todos com Custo de 5 Energias. Estas Fichas são separadas e colocadas em montes ao lado das 3 Cartas de Compra e, se os jogadores quiserem, poderão comprá-las. Ao utilizá-las elas voltam para o respectivo monte e poderão ser compradas novamente.




Embora nossa Versão Caseira tenha ficado idêntico ao Jogo original quanto à jogabilidade (Excetuando-se as mudanças que descrevemos acima), ainda careceu de Colorido ! Para aqueles que já jogaram King of Tokyo, o Jogo chama a atenção pelo colorido dos Componentes, mas para o público a que se destina nossa Versão Caseira, achamos que ficou de bom tamanho.

Talvez o interesse das crianças tenha sido o fato de você poder "bater de frente" com os demais Monstros e ter o fator eliminatório, que exclui o Jogador assim que zerar seu Marcador de Vidas.




Mas por aqui, trabalhamos com Jogos Cooperativos ou com Jogos que não exista eliminação e tivemos mais uma vez que adaptar as Regras. Desta forma, mesmo que alguns Monstro "zere" suas Vidas, continua no Jogo normalmente ! Assim, todos podem continuar jogando até o final, que segue as mesmas regras descritas para o fim de Jogo original.  

Para os Monstrinhos, utilizamos os já conhecidos Caracolzinhos feitos de Tampinhas e Papel colorido, que embora não assustem ninguém, cumprem seu papel no Jogo. Digo já conhecidos, pois fizemos uma Postagem anterior sobre um Jogo que ainda estamos testando onde estes Caracolzinhos aparecem pela primeira vez:


Cartas, Fichas e Tabuleiros, fizemos em Acetato de 1mm que tínhamos aos montes por aqui e desenhados e escritos com Caneta Permanente. Para os textos das Cartas de Ações, escrevemos à Caneta mesmo !




Para o controle dos Monstros, criamos um Tabuleiro onde são colocados Botões de Roupa, sendo que cada Tabuleiro começará com 10 Botões vermelhos que indicam quantas Vidas o Monstro possui e utilizamos Botões bege para indicar os Pontos de Vitória. O resultado é o mesmo de utilizar aquele Marcador do Jogo original em que você precisa girar um Marcador para indicar Vidas e Pontuação atual.

Para os Dados, utilizamos Cubos de Espuma que tínhamos por aqui e desenhamos com Caneta Permanente,

O resultado final foi bem satisfatório e cumpre seu papel para o objetivo que foi proposto, que é fazer o Jogo para aqueles que gostaram de jogar o Jogo Original, mesmo carecendo de efeitos artísticos que melhorem seu visual.




E para nós que fizemos, foi mais um aprendizado, pois não é preciso realmente muito para se fazer um Jogo de qualidade e que tanta aceitação teve por parte daqueles que jogaram. Não achávamos que este jogo especificamente, daria pra fazer uma Versão Caseira razoável.

E já que este público a que foi destinado esta Versão não tem condições de comprar um Jogo Original, então que se divirtam muito com a nossa !










Nenhum comentário: