Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Prototipando !



Todas as nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Estávamos lembrando de uma Campanha publicitária de uma Marca de Manteiga/Margarina, lançada provavelmente na Década de 80, onde precisávamos juntar Selos impressos nos Potes e trocar por Jogos impressos em papel.

Para jogar, era necessário ter a Tampa da Manteiga/Margarina, que durante a partida, tinha o movimento de Rotação.

Resolvemos então fazer um protótipo de um Jogo, utilizando Tampas de Manteiga e dar uma finalidade para este Material.




Ainda precisamos testá-lo, mas apresentamos aqui como ficou nosso protótipo.

O Jogo consiste em uma Batalha Espacial entre 1 Nave Alienigena e Naves de Defesa do Planeta onde se encontram os Jogadores. O Jogo, à princípio comporta até 4 Jogadores. Estas Naves são representadas por 2 Tabuleiros:

Tabuleiro Nave Alienigena:

Esta Nave indica quais as Ações que a Nave Alienigena irá realizar contra a Nave dos Jogadores. Ela indica a quantidade de  Movimento no sentido horário que o Disco deverá girar, indicando Ataque, Reposição de Combustível ou Alteração na Defesa da Nave. O Dado de movimento será um Dado D6 com numeração de 1 a 6. Para as Ações, serão utilizados 3 Dados D6 com 3 Faces em branco e com 1 símbolo de cada tipo de Ação nas demais faces.





Tabuleiro dos Jogadores:

Esta Nave indica quais as Ações que os Jogadores poderão realizar contra a Nave Alienigena e também segue as mesmas Ações desta Nave:  Ataque, Reposição de Combustível e Alteração na Defesa da Nave. Os jogadores terão apenas 3 Dados D6 com faces de 1 a 6 e deverá optar por girar o Disco central ou Discos laterais.





Reposição de Combustível pode ser feito do Estoque comum ou simplesmente "roubando" da Nave Alienigena. O gasto de Combustível ocorre de acordo com a Rotação do Disco. Aceleração (Rotacionar mais espaços) ou Desaceleração (Rotacionar menos espaços) também tem gasto de Combustível extra.

Alteração na Defesa da Nave também poderá ser feito. É importante o enfraquecimento pois somente desta forma poderá Atacar a Nave e também "roubar" Combustível dela.

Ataques deverão ocorrer, pois somente desta forma poderá alterar o estado atual da Nave adversária.

O que devemos equilibrar no Jogo ?

O grande problema de criar um protótipo e chegar a um resultado final satisfatório é equilibrar o Jogo. Ou seja, fazer com que todos tenham condições de Vitória.

Neste Jogo, a sorte na rolagem de Dados está presente, porém existe opção dos Jogadores escolherem onde utilizá-los.




É possível que façamos um Tabuleiro Individual para cada Jogador, indicando a situação da Nave de cada um, indicando quantidade de Armamento existente (Utilizado nos Ataques), Situação do Grau de Defesa da Nave (À princípio, pretendemos começar com Grau 5) e Quantidade de Combustível existente (À princípio, pretendemos começar com 15)

Ainda será possível os Jogadores se ajudarem, oferecendo ou recebendo os 3 Recursos citados.

Quanto à Nave Alienigena, embora tenha suas Ações somente no final da Rodada, o Dado afetará todas as Naves dos Jogadores e aqui precisamos trabalhar bem no equilíbrio, pois não haverá nenhum Jogador controlando ela. Suas Ações também ocorrerão por rolagem de Dados e faremos alguns testes se realmente funcionará como estamos pensando.




Em resumo...

Gostamos de criar este protótipo, já que conseguimos utilizar as Tampas de Manteiga e também fazer um Jogo bem estratégico quanto à mecânica, sem ser complexo.

Aguardem mais noticias...

 

Nenhum comentário: