Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Ricochet Robots - Versão Caseira !

Todas nossas Versões Caseiras, são feitas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda. 


Caixa do Jogo original !


Vamos aqui, passar algumas informações de como fazer o Jogo Ricochet Robots, utilizando Materiais alternativos. O resultado, embora seja longe de um Jogo em Caixa, com peças plásticas e Tabuleiro com uma arte legal, é exatamente o mesmo. E isso serve também para a diversão !

Custo para fazer este Jogo: Apenas o custo para comprar uma Caneta permanente

Decidimos fazer um Jogo tamanho grande e o resultado ficou bem interessante.

Você vai precisar de:

Robos !

Marcadores (Utilizamos peças iguais para os Objetivos)


- 1 Banner qualquer já utilizado... Iremos utilizar o Verso deste Banner para fazer o Tabuleiro. Verifiquem qual a situação do Verso do banner. Normalmente os banners feitos em Lona são mais indicados.

- 17 Tampinhas para servirem como marcadores (No Jogo Original, estes marcadores estão desenhados diretamente no Tabuleiro)

- 17 Tampinhas para servirem como Objetivos (Em nossa Versão, utilizamos Tampinhas iguais aos marcadores)

- 5 Tampinhas em tamanho grande. Estas tampinhas representarão os Robos do Jogo. Utilizamos 1 Verde, 1 Vermelho, 1 Preto e 1 Amarelo. Para o Robo prateado, utilizamos uma Tampinha Branca.

- Tesoura, Régua, Caneta Permanente

- Paciência !!!

O que mudou em nosso jogo:

Os marcadores do Jogo original que estão desenhados no Tabuleiro, em nossa Versão Caseira são colocados aleatoriamente, sendo que 1 cor de cada marcador deverá ficar em um "quadrante".

Fizemos o Tabuleiro completo (4 quadrantes unidos!) e a aleatoriedade se dá na colocação dos marcadores no início do jogo e não na escolha do lado de cada quadrante feito no Jogo original.

Já o objetivo que será colocado no centro do Tabuleiro, fizemos de Tampinhas também e colocamos dentro de um Saquinho de papel.

Quanto a Ampulheta, não fizemos pois já tinhamos algumas feitas com Garrafas de Água.


Neste vídeo, existe uma boa explicação de como fazer uma Ampulheta de Areia:





Como fazer:

Tabuleiro:

Material utilizado para confeccionar o Jogo !"


Certifique-se de colocar o banner em uma superfície plana e faça todas as marcações. Em nossa Versão, fizemos casas de 5x5cm e o Tabuleiro total ficou com 16x16 casas.

Rascunho do Tabuleiro !

Início do desenho do Tabuleiro)

Riscando !

Reforçando os riscos com Caneta Permanente !

Tabuleiro 16x16 casas pronto !

Desenhando os obstáculos !

Tabuleiro final desenhado !



Riscamos com uma caneta todas as casas e depois passamos a Caneta Permanente por cima. Muito cuidado ao fazer isso, pois dependendo da qualidade da Caneta Permanente, os riscos poderão ficar bem irregulares em espessura. 

Tampinhas de marcadores:

Marcadores (Substituem os desenhos do Tabuleiro Original)

Marcadores !



Como utilizamos Tampinhas pequenas, medimos a largura do rebaido e escolhemos as cores Verde, Vermelha, Preta e Amarela. Feito isso, desenhamos (Com Caneta preta comum) Circulos vazados, Circulos Cheios, Quadrados Vazados e Quadrados Cheios. Com isso, diferenciamos os 4 tipos diferentes de cada Cor. Para o "Vortex", utilizamos uma Cor diferente.

Robos:
Robos !


Para os Robos, escolhemos Tampinhas de produtos de limpeza. Indicamos estas Tampas, pois elas possum grande quantidade de formas e cores.

Cuidados:

Certifiquem-se que o tamanho das Casas do Tabuleiro, sejam de tamanho suficiente para que caibam com certa folga os Robos. Uma dica é pegar a maior delas e fazer as casas do Tabuleiro em função dela.

Resultado final:

Posicionamento aleatório dos Marcadores no Tabuleiro !

Detalhe dos Marcadores !

Detalhe dos Marcadores !

Jogo completo !


Nossa Versão Caseira ficou prática. Para quem quiser fazer o Jogo, esqueçam a qualidade que tanto discutimos por aqui.

Dependendo do material escolhido, é possível fazer uma Versão Caseira muito bonita e com boa qualidade, mas nossa idéia não é essa. 

Pretendemos com estas dicas, fazer com que pessoas ou grupos, tenham a possibilidade de ter um Jogo muito bem avaliado e com um custo praticamente zero. 

É igual a um Jogo original ? É claro que não ! Mas os resultados tem sido muito satisfatórios e com muito boa aceitação por parte daqueles que jogaram.

Esperamos que gostem da idéia !




3 comentários:

Daniel Coimbra disse...

Sensacional, vale a pena investir na facilidade de acesso à essas versões caseiras, principalmente com inclusão lúdica. Parabéns!

Adriano Avela disse...

muito bom esse guia,segui os passos e já fiz esse jogo quatro vezes,os alunos da escola adoram, obrigado pelo tutorial o/

Marcelo Pimenta disse...

Muito bom!