Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Volta pra Lua - Versão Caseira !

Todas nossas Versões Caseiras, são feitas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda. Excetuando-se o Tabuleiro de papelão, este Jogo foi feito por um dos participantes da Ecobrinquedoteca do Parque.


Hoje vamos ensinar como fazer o Jogo Volta pra Lua.

Volta pra Lua é um Jogo que pode ser solitário ou Cooperativo. Uma grande vantagem deste Jogo é que você pode criar posicionamentos iniciais da Espaçonave e Asteróides aleatoriamente ou mesmo fixar estes posicionamentos em Cartas.

O que é o Jogo ?

Você possui um Tabuleiro 5x5 casas e seu objetivo é pegar sua Espaçonave que está em volta da Lua (Casa central do Tabuleiro) e levá-lo até esta Casa central.

O problema é que esta espaçonave está com o sistema de "Freios" danificado e terá que utilizar alguns Asteróides (Que também estão ao redor da Lua) para que consiga chegar ao seu objetivo.

Como o jogo funciona ?

Inicialmente, pega-se 1 Carta e posiciona tanto a Espaçonave quanto os Asteróides, de acordo com a indicação desta Carta.

O Jogador (Ou Jogadores) estão livres para mover a Espaçonave ou qualquer Asteróide de forma que ele se movimente ortogonalmente até se chocar com o 1º obstáculo que encontrar. (Pode ser a Espaçonave ou outro Asteróide). Ao se chocar, a Espaçonave ou Asteróide poderá mudar de direção e continuar seu movimento até se chocar novamente.

O Jogador pode mover, por exemplo, 1 Asteróide, se chocar e parar. Pegar outro Asteróide, se chocar e mudar de direção e chocar novamente e parar em outro ponto ou fazer os mesmos procedimentos com a Espaçonave. Repetimos que o Jogador é livre para fazer os movimentos que achar necessário a fim de chegar na Lua (Casa central) 

Muito cuidado, pois tanto a Espaçonave quanto os Asteróides, só conseguem parar se conseguir se chocar com um dos dois (Espaçonave ou Asteróide). Desta forma, se ao iniciar o movimento, ele não se chocar com nada, ele sai do Tabuleiro e se perde no espaço (Não será mais utilizado durante a partida). Em nenhum momento da partida, poderá terminar seu movimento nas paredes que compõe o Tabuleiro, tanto interno, quanto os que circunda o Tabuleiro. Terá obrigatóriamente que se chocar com alguma coisa para parar. Desta forma, o Tabuleiro serve apenas para marcar o espaço em que será realizada a partida, nada mais que isso.

É muito importante manter todos os Asteróides no Tabuleiro, pois é movimentando eles e posicionando-os em casas estratégicas, que conseguirá levar a sua Espaçonave até a Lua. (Casa central do Tabuleiro)

Um erro comum nas primeiras partidas, é você passar com a Espaçonave pela Casa central e achar que conseguiu atingir o objetivo. Você só atinge seu objetivo, quando consegue parar na Casa central. Isso obriga a você a posicionar algum Asteróide ao lado da Lua, para no seu último movimento, se chocar com este Asteróide e conseguir parar sobre a Lua. 

Grau de dificuldade ?

O Jogo parece bobinho, mas existem vários níveis dificuldades de Jogo, que dependem da posição inicial da Espaçonave e Asteróides. Algumas posições iniciais simplesmente dão um nó na cabeça e é preciso fazer muitos movimentos tanto da Espaçonave, quanto dos Asteróides a fim de chegar até a Lua.

Idade indicada ?

Como existem dificuldades de todos os níveis, é um Jogo que agradará a todos. Para um Jogo Cooperativo, os Jogadores poderão conversar estabelecendo estratégias e rotas possíveis.

Como fazer o Jogo ?

- Precisará de 1 Tabuleiro 5x5 casas

- 5 Tampinhas Coloridas, que representarão os Asteróides 

- 1 Tampinha Colorida que representará a Espaçonave (Nossa Espaçonave é diferenciada pelo Tamanho, que escolhemos Grande)

- Cartas com posicionamento inicial da Espaçonave e Asteróides. (Em algumas Cartas que fizemos, 1 Asteróide ficou de fora) Necessariamente, não há necessidade de utilizar todos os Asteróidas, mas recomendamos fazer isso, pois ajudam muito a cumprir o Objetivo.

Quando o Jogo termina ?

Você pode escolher um determinado número de Cartas e vence quem tiver cumprido mais objetivos ao finalizar todas as cartas. Em um Jogo Cooperativo, o Jogo termina também ao finalizar as cartas escolhidas.

Como fizemos nosso Jogo ?

Aqui mostramos todos os Componentes do Jogo.

Todos os Componentes)

Pela imagem acima, podem ver a Espaçonave (Tampinha Vermelha grande) e 5 Asteróides (Tampinhas menores:Verde, Azul, Laranja, Rosa e Vermelho escuro)

Fizemos 2 Tabuleiros. Um utilizamos uma Placa de acetato e Fitas de Banner  adesivado (Sobras). Já o outro Tabuleiro, reslvemos utilizar papelão e fazer encaixes para fazer o Tabuleiro. Esta última forma dificulta o movimento, pois você precisa ir "pulando" as casas com as Tampinhas.

Tabuleiro em placa de Acetato e Fitas de banner adesivado !

Riscando o Tabuleiro de papelão !

Cortando os encaixes !

Peças prontas para serem utilizadas !

Tabuleiro montado !


Já as Cartas com o posicionamento inicial da Espaçonave e Asteróides, fizemos em Papel e colorimos os espaços indicados para cada Tampinha. Também foi numerado em ordem crescente de dificuldade.

Cartas com posição inicial da Espaçonave e Asteróides !

Detalhe das Cartas !

Aqui mostramos 1 Carta com posicionamento inicial.

Carta com posicionamento inicial !

carta com posicionamento inicial !

Outra carta com posicionamento inicial.

Carta com posicionamento inicial !

Carta com posicionamento inicial !

E mais uma Carta com posicionamento inicial.

Carta com posicionamento inicial !

Carta com posicionamento inicial !


E aí ??? Vendo as imagens dos 3 exemplos, conseguiria levar a Espaçonave (Tampinha Vermelha maior) até a Lua ??? (Centro do Tabuleiro)

Reparem que nesta última imagem, a Lua está ocupada pelo Asteróide Rosa. Durante a movimentação, este Asteróide terá que sair de lá para a Espaçonave conseguir chegar.

E então, que tal fazer um Volta pra Lua e jogar com suas crianças, alunos e amigos !

Taí a dica !

Um comentário:

Unknown disse...

Ola,
Estava olhando site e me deparei com esse jogo, achei muito divertido, voces teriam como disponibilizar as cartas de posicionamento?