Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Deep Sea Adventure - Versão caseira !

Todas nossas Versões Caseiras, são feitas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda. 

Caixa do Jogo


Hoje vou falar de um jogo completamente desconhecido da maioria dos Jogadores.

Trata-se do Jogo Deep Sea Adventure, lançado em 2014 pela Oink Games, cujo Autor é  Jun Sasaki:

https://boardgamegeek.com/boardgame/169654/deep-sea-adventure

Até agora ainda não conseguimos as Regras do Jogo, mas consultando Foruns e Reviews, montamos nossas Regras e creio que se erramos, não foi por muita coisa.

Componentes do Jogo


Mas o que é o Jogo ?

Existe um Submarino com até 6 Mergulhadores (Jogadores) e este Submarino chegou em uma região do Oceano com grandes possibilidades de encontrar Tesouros... 

Nossos Mergulhadores


O grande problema é que existe uma quantidade limitada de ar para todos os Mergulhadores. Toda vez que o Jogador executa sua ação, 1 unidade de ar a menor fica para os Jogadores. O Jogo começa com 25 unidades de ar. Se o Marcador de ar chegar a 0 "zero", todos os jogadores perdem, inclusive quem pegou Tesouros.

Nossa Versão Caseira completa


Para complicar, considera-se para pontuação para determinar o vencedor, apenas os Tesouros que voltaram para o Submarino, ou seja, o Jogador deverá levar seu Marcador (Mergulhador) até o Tile, escolher se vai pegar Tesouros e retornar ao Submarino. Coloca-se neste balaio que o Jogador, ao transportar Tesouros, tem seu número de movimento diminuido, variando de 1 a 4 (Depende do nível de profundidade do Oceano)

Componentes de nossa Versão Caseira


Existem 4 níveis de profundidade, e quanto mais profundo o Mergulhador explorar, mais valiosos serão os Tesouros.

Na sua vez, o Jogador deverá anunciar se voltará ao Submarino após sua ação, ou ficará sobre o Tile em que parou seu Marcador. Deverá reduzir a quantidade de ar em 1 unidade e executar sua ação. Para isso o Jogador rola 2 Dados D6 (Faces 1,1,2,2,3,3), soma os valores e anda em um caminho que marca a profundidade do Oceano.

Adaptação para utilizar Dados D6


Ao chegar no "Tile" correspondente, deverá optar por uma das seguintes opções: A - Não fazer nada, B - Pegar Tesouros e C - Colocar Tesouros.

A - Não fazer nada: Simplesmente o Marcador fica sobre o Tile e o Jogador passa a vez para o próximo Jogador

B - Pegar Tesouros: O Jogador pega o Tile e deixa na sua frente. No próximo movimento do Jogador, deverá ser diminuido o movimento, de acordo com a indicação do Tile ou Tiles que estão na frente do jogador. Ao pegar o Tile, o jogador deverá colocar um Tile em branco no espaço, de forma que o caminho continue para os demais jogadores.

C - Colocar Tesouros: O Jogador, ao terminar seu movimento em um Tile em branco, poderá deixar neste Local, algum Tesouro que ele já possui. Com isso, poderá evitar o problema de diminuição de movimento.

Em resumo, o jogo é isso ! Vence a partida quem tiver mais Tesouros. O grande problema é que o Jogo possui apenas 3 Rodadas ! Portanto, bem complicado !!!  Pelo que entendi nos reviews, joga-se 3 partidas seguidas e soma-se todos os valores !

Submarino de nossa Versão Caseira


Como nossa Versão caseira foi feita meio às cegas, já que não tinhamos regras, resolvemos dividir o número de Tesouro da seguinte forma:

- 8 Marcadores 1: Verso com valores 0, 0, 1, 1, 1, 1, 2, 2

- 8 Marcadores 2: Verso com valores 3, 3, 4, 4, 4, 4, 5, 5

- 8 Marcadores 3:  Verso com valores 6, 6, 7, 7, 7, 7, 8, 8 

- 8 Marcadores 4:  Verso com valores 9, 9, 10, 10, 10, 10, 11, 11

Os Marcadores deverão ser colocados com os Valores de Tesouro para baixo e de forma aleatoria. Ficará visível somente os valores dos Marcadores (1,2,3 e 4)

Tiles de Tesouro e Tiles para serem colocados em espaços vazios


Mas o jogo é bom ?

Deep Sea Adventure é um Jogo que agradará muitos ! É um jogo bem rápido e com uma dinâmica bem legal. 

Existe o fator sorte, já que os valores dos Tesouros você desconhece. Porém, você sabe que os Tesouros do nível 2, por exemplo, valem mais que os Tesouros do nível 1 e por assim segue.

Tivemos alguns problemas com falta de ar e foi sugerido que o Marcador de quantidade de Ar fosse correspondente ao Valor do Tile que o Marcador do Jogador parou. Acho interessante, mas acho que complica de vez a situação. Utilizamos a regra de diminuir 1 unidade de Ar, independente do nível em que está seu Marcador, mas não deixa de ser uma regra interessante. Teríamos que testar como isso funcionaria e poderia até ter um objetivo comum a todos os Jogadores, como por exemplo, 35 Pontos.

Deep Sea Adventure, para nossa análise, se encontra no limite de um Jogo Médio para um Jogo Difícil.

Fizemos nossa Versão Caseira com Tampinhas coloridas e Submarino e Tiles em papelão mesmo, já que pretendíamos testar o Jogo.  É realmente muito simples fazer o Jogo.

Para os Dados, que possuem valores 1,1,2,2,3,3, fizemos uma Tabela correspondente para utilizarmos os Dados normais encontrados por aí.

Para aqueles que quiserem se aventurar em um Mergulho, taí a dica !

Tiles nível 1

Valores Tesouro nível 1

Tiles nível 2

Valores Tesouro nível 2

Tiles nível 3

Valores Tesouro nível 3

Tiles nível 4

Valores Tesouro nível 4





Um comentário:

Aline Costa disse...

Eu já joguei alguns jogos do Jun Sasaki e gostei muito. Esse também parece bem interessante.