Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Die Die DIE !

Arte final do Jogo !

Hoje famos falar um pouquinho sobre o Jogo Die Die, DIE !, criado por Carlos Couto e Romulo Marques. 

Este Jogo ainda está em Projeto e testamos o protótipo gentimente cedido pelo Carlos. Se tudo der certo, os criadores devem colocar ou em Financiamento Coletivo ou mesmo Pré venda, mais isso ainda está sendo decidido por eles e teremos informações brevemente.

Trata-se de um jogo para até 5 Jogadores, utilizando como Mecânica básica a rolagem de Dados (Peteleco!) e posicionamento destes Dados no Tabuleiro.

Não vamos aqui explicar Regras, pois não é este o objetivo da postagem, mas tentar passar para quem está lendo, nosso Ponto de vista à respeito do Jogo.

Criar um jogo não é uma tarefa fácil e quem já fez isso sabe dos problemas que vão aparecendo aos montes durante o Projeto.



Die Die, DIE ! é um Projeto simples. Você possui um tabuleiro dividido em várias Regiões e em volta, existe uma "parede" que delimita o espaço onde os Dados serão rolados. Desta forma, ao dar um "peteleco" no Dado, evita-se que ele, por exemplo, saia da mesa.

O Tabuleiro tem forma Pentagonal e em cada Vértice deste Pentágono, existe uma pequena plataforma onde os jogadores irão posicionar os Dados a fim de que eles atinjam Dados dos adversários no Tabuleiro ou mesmo sejam posicionados em determinadas Regiões. Basicamente o Jogo é isso. Existem Pontuações em Regiões e também alguns "Monumentos" que também dão Pontuações aos jogadores.



Como Primeira questão, gostaria de falar do Projeto como um todo: Die Die, DIE ! é um Projeto simples, porém, ao jogar, você vai percebendo o tanto de diversão contida nele. Jogos de rolagem de Dados, incluindo o "peteleco" como Mecânica são poucos. Tumblin-Dice por exemplo, é uma boa referência e que teve uma boa aceitação por parte dos Jogadores. Outra referência que temos, porém não utilizando Dados é o já conhecido Crokinole. Die Die, DIE ! segue quase a mesma estrutura, porém, o "Campo de jogo" é fechado, devido as laterais existentes ao redor do Tabuleiro. Com isso, as chances de você obter sucesso na sua estratégia do que fazer naquele momento aumentam bem, já que o Tabuleiro é relativamente pequeno, 

Jogos de "peteleco" são grande atrativos quando estão à mesa, principalmente pela diversão e pela necessidade de você "tirar o traseiro da cadeira" literalmente. Este tipo de Jogo é muito bem aceito por crianças, por se tratar de algo dinâmico. Existe sim a necessidade de pensar no que você vai fazer, porém o fato de Die Die, DIE ! ser um Jogo de Destreza, acaba por arrebanhar adeptos deste tipo de Mecânica.



A Segunda questão que queremos colocar aqui é sobre os objetivos do Jogo, afinal, ganha aquele Jogador que tiver a maior quantidade de Pontos. Aqui a coisa começa a complicar. Os jogadores tem 3 objetivos ao lançar os Dados: Que caia no local determinado. Que consiga tirar deste local, algum Dado intruso alí. Que este Dado tenha um valor alto. Repare que das 3 opções, apenas 1 delas é dependente de sorte, que é ter um valor alto. As outras 2 opções depende de como foi seu "peteleco". Às vezes (E isso aconteceu algumas vezes nos testes que fizemos!) é preferível você deixar um Dado de outro jogador quieto e tentar pegar outra Região com mais Pontos ou Monumentos.



A Terceira questão é sobre os Componentes. Muitas vezes, criamos Jogos com uma tonelada de Componentes e com resultados finais de Jogo na média dos que encontramos por aí. Die Die DIE ! possui pouquíssimos Componentes e já que estamos fazendo uma análise do Jogo, temos a observar aos criadores que terão que tomar muito cuidado na escolha das "Paredes" do Jogo. Quanto aos demais Componentes não vimos problema algum. No vídeo que colocaremos neste tópico, Carlos Couto faz menção ao jogo Castle Panic como uma referência a ser seguida na fabricação das "Paredes" do Jogo. Tivemos casos nos testes que fizemos, de Jogadores mais "animados" ao dar o "peteleco" e que acabaram por destruir parte da "parede" ou mesmo deslocar todo o Conjunto. mas como se trata de um "protótipo" que recebemos para testes, estamos apenas relatando um problema que poderá ocorrer. Como sugestão, seria interessante dar um jeito de fixar a "Parede" ao Tabuleiro (Encaixe simples!) 



Die Die, DIE ! foi à mesa umas 10 vezes até agora, e como resposta daqueles que jogaram, a crítica geral foi  que ele é Simples de se jogar. Alguns relataram da vantagem de ser o último a Jogar e poder se beneficiar (Se tiver sorte na Rolagem, é claro!) da posição dos Dados presentes no Tabuleiro, mas não vejo isso como um problema. Talvez uma boa opção seria criar algum marcador de "Jogador Inicial" e ao final do turno de cada um, passar este marcador ao Jogador seguinte. Isso cabe aos criadores decidirem o que fazer. 

Procuramos prestar atenção ao que os Jogadores diziam do Jogo e a resposta deles ao Jogo. E outro item muito citado, foi o Tamanho da Área de Jogo. Muitos acharam pequeno e por consequência, simples de atingir seus objetivos, já que os Dados ficam bem próximos, e mesmo o Dado que será dado o "peteleco" ficar numa posição mais alta que os demais Dados existentes no Tabuleiro, isso realmente não foi uma dificuldade. 



Um destaque aqui para reação das Crianças que jogaram Die Die, DIE ! Crianças, de certa forma, gostam de jogos de "Destreza" e contrariando um pouco minhas expectativas, o Jogo teve muito boa aceitação por parte delas, mesmo tendo como objetivo uma Pontuação alta para vencer. Em certa ocasião, jogamos Die Die, DIE ! e depois partimos para outros Jogos, mas mesmo assim, as crianças continuaram jogando mesmo sem pontuar. 



A última questão que colocamos é sobre a Potencialidade de Die Die, DIE ! Como nosso Grupo era composto de pessoas que criam Jogos com Materiais Reciclados e tem como Projeto as atividades Lúdicas de uma forma geral, sempre uma sugestão era apresentada e fica aqui uma ideia aos criadores do Jogo, da possibilidade de fazer algo realmente "Pesado", utilizando exatamente as mesmas Regras e Mecânica, ou com pouquíssimas alterações. Imaginamos um Tabuleiro lembrando a "planta" de um castelo, com Portas e Compartimentos Secretos, Buracos, Armadilhas, Objetivos, etc.



Para concluir, queremos aqui salientar a rapidez do Jogo, a facilidade das Regras e a excelente aceitação por parte daqueles que testaram. Die Die, DIE ! não pensem vocês que trata-se de um Projeto bobinho, já que a disputa por Regiões mais interessantes durante a partida foi uma constante. O fato também de Die Die, DIE ! ter como Mecânica a possibilidade de você prejudicar o adversário através da Rolagem de Dados, também foi de grande aceitação, pois para quem Joga, é muito bom você ver o Dado dele saindo para fora do Tabuleiro.  

Se os criadores vão conseguir seu Financiamento Coletico ou mesmo Pré-venda, não podemos dizer, mas cumpriram seu papel como "Criadores". Repetimos o que já dissemos aqui: Criar um Jogo não é uma tarefa fácil! E exaltamos todos os criadores, pois sabemos das dificuldades desde o Conceito inicial até o Projeto final.

Um vídeo sobre o Die Die, DIE ! feito no Castelo das Peças, poderá ser visto aqui:




Parabéns aos criadores pelo Projeto !!!


Um comentário:

Aline Costa disse...

Já tive o prazer de jogar e achei simplesmente sensacional, você acaba uma partida e já quer começar logo outra.