Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Todos contra a Dengue - Uma análise... Da ideia inicial ao Projeto final !

Todos os Jogos criados pelo Clube do Tabuleiro de Campinas foram feitos para uso pessoal somente, distribuido gratuitamente aos interessados e também para serem confeccionados artesanalmente, sendo proibida qualquer tipo de venda ! Todos os créditos das imagens aos seus criadores! Em hipótese alguma pretendemos obter qualquer valor sobre eles !


Tabuleiro do Jogo !

Estamos colocando um tópico referente aos componentes do Jogo "Todos contra a Dengue" e o processo de criação do Jogo . Todos os arquivos podem ser baixados gratuitamente no link:


Neste Link, já atualizamos as informaçõies, pois criamos a Expansão "Zika Vírus" e também poderão baixar esta Expansão !


Dados e Peões utilizados no Jogo !


Criar um jogo é um processo longo, que às vezes se perde pelo caminho... "Todos contra a Dengue", quer acima de tudo, colocar o tema Dengue à mesa. A Dengue tem causado vários transtornos à população, principalmente as mais carentes de recursos financeiros, lotando os Postos de Saúde e Hospitais país afora. Nosso Sistema de Saúde ainda está longe de ser considerado eficiente e em muitos casos a espera por um atendimento demora horas.


Ficha de Agente de Saúde e Marcadores feitos de Biscuit !


Achamos um artigo muito interessante sobre o Mosquito Aedes aegypti no Site da Fiocruz, e aqui transcrevemos o texto. 

Fonte: http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/aedesvetoredoenca.html

Quando falamos em dengue, em geral a primeira imagem que nos ocorre é a do mosquito Aedes aegypti. Porém, é importante fazer a distinção. Para que a dengue ocorra, são necessários três componentes: o vírus que causa a doença (são quatro sorotipos), o mosquito, que transmite o vírus (chamado vetor da doença) e uma pessoa susceptível (que nunca teve contato com o sorotipo de vírus que está sendo transmitido pelo vetor).
Do ponto de vista do mosquito, é preciso esclarecer que o Aedes aegypti nem sempre é o “vilão”: nem todos os A. aegypti transmitem a doença, porque nem todos estão infectados com o vírus da dengue. Para que a transmissão da doença aconteça, é preciso que o vetor esteja infectado e infectivo – o que são coisas diferentes.

O mosquito fêmea (sim, apenas as fêmeas picam, já que elas fazem isso para amadurecer seus ovos) se torna infectado quando suga o sangue de alguém doente, no curto período em que esta pessoa tem várias partículas do vírus circulando em seu sangue. Neste momento o mosquito terá o vírus em seu “estômago”, mas ainda não é capaz de transmiti-lo. Entre 10 e 12 dias depois, as partículas do vírus dengue se disseminam pelo organismo do A. aegypti, se multiplicam e invadem suas glândulas salivares: neste momento, o mosquito fêmea se torna infectivo e, somente a partir daí, poderá transmitir o vírus a outra pessoa.*

Ao mesmo tempo em que pica para sugar o sangue, o Aedes cospe saliva, que tem uma série de substâncias analgésicas e anticoagulantes, que o ajudam a não ser notado e a conseguir sugar o maior volume possível de sangue. Neste processo, as partículas de vírus são injetadas na corrente sanguínea da pessoa, junto com a saliva do mosquito.

Na prática, um percentual muito pequeno de A. aegypti está infectado com o vírus dengue. Em primeiro lugar porque nem todas as fêmeas picam uma pessoa com o vírus dengue. Em segundo lugar, porque nem todos os mosquitos que picam alguém com o vírus dengue conseguem sobreviver até o momento em que se tornam infectivos e podem, então, começar a transmitir a doença.

Quanto maior a longevidade média de uma população de mosquitos, maior a chance de que ela possua indivíduos que consigam se tornar infectivos. Ao mesmo tempo, quanto menor o esforço que as fêmeas fazem para colocar seus ovos, maior a garantia de longevidade da população. O esforço das fêmeas do mosquito acontece em dois momentos principais: para procurar uma fonte de sangue (necessário para amadurecer os ovos) e para depositar seus ovos (que precisam do ambiente aquático para eclodir e se desenvolver para os estágios de larva, pupa e, finalmente, mosquito).

Assim, fica fácil entender que quanto maior a disponibilidade de locais para que as fêmeas depositem seus ovos, maior a chance de ter uma população longeva de mosquitos – e maior a chance de encontrar mosquitos infectivos, capazes de transmitir a dengue. Em outras palavras, agindo para eliminar os criadouros potenciais do mosquito, estamos dando a melhor contribuição possível para colaborar com a diminuição das epidemias de dengue.

* No mosquito, o período de tempo entre a alimentação com o sangue de alguém que possui o vírus dengue e a possibilidade de transmiti-lo, ou seja, entre o mosquito estar infectado e se tornar infectivo, é chamado de “período de incubação extrínseco” (PIE).

* Este texto foi redigido pela pesquisadora Denise Valle, do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)


Marcadores de Totais de Doenças, Focos e Descontrole de Doenças !


Procuramos colocar no Jogo os 2 problemas principais da Dengue e que tanta dor de cabeça tem dado às nossas autoridades públicas: As pessoas Doentes e os Focos do Mosquito Aedes aegypti


Tiles de aviso de Descontrole de Doenças !


Queríamos fazer um jogo legal e que agradasse todos os públicos e optamos por fazer um redesenho de nosso bom e velho Pandemic. Porém, tivemos problemas na adaptação, já que Pandemic foi feito para que 4 Vírus entrem no Jogo. Já "Todos contra a Dengue" teria que comportar os 4 tipos de Dengue (Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3 e Yipo 4) + Chikungunya + Leptospirose. Resolvemos então manter a estrutura básica do Pandemic (Quem jogar vai perceber que são muito idênticos!) e acrescentar algumas regras adicionais. Desta forma, conseguimos encaixar tudo que queríamos e o resultado ficou acima de nossas expectativas.


Casos de Doenças Leptospirose !


Como vocês que estão lendo, provavelmente conhecem Pandemic, vou fazer um resumo do que fizemos comparando os 2 Jogos:

- Pandemic possui 4 Vírus. Todos contra a Dengue possui 4 tipos de Dengue + Chikungunya + Leptospirose
- Pandemic utiliza Cartas para eliminar os Vírus e todos os Vírus tem um padrão de valor. Todos contra a Dengue utiliza Dados D6 e possui valores diferentes para cada tipo de Dengue, Chikungunya e Leptospirose. (Dengue tipo 1 é mais fácil de tratar do que Dengue tipo 4, por exemplo)
- Pandemic utiliza Cartas de Epidemia para complicar a vida dos Jogadores. Todos contra a Dengue utiliza Cartas de novos casos de Doenças e Cartas de Eventos (Dividida em Novos casos e Eventos variados).
- Pandemic acrescenta sempre Vírus em novas cidades quando ocorre Epidemia. Todos contra a Dengue, sempre no início de cada rodada 1 nova cidade entra no Jogo (O que pode ocorrer também com as Cartas de Eventos).
- Pandemic utiliza uma Ação específica ao seu Pesquisador que poderá utilizar simente 1 vez durante a partida (Acho que é isso!). Copiamos literalmente. Cada Agente de Saúde possui uma Ação específica, porém, poderá utilizá-la sempre no final do seu turno em todas as rodadas.
- Pandemic possui Outbreaks, que pode determinar o final da partida. Todos contra a Dengue possui o Descontrole de Doenças que também pode determinar o final da partida. A diferença aqui está em como ocorre o Outbreak e o Descontrole da Doença. Em Todos contra a Dengue os jogadores tem muito mais controle de evitar isso. 
- Pandemic altera o número de Cartas que entra em jogo, sempre que as Epidemias vão saindo e com isso novos Vírus vão sendo colocados nas cidades (Novas ou não). Todos contra a Dengue possui este mecanismo fixo.
- Pandemic foca apenas na eliminação dos 4 tipos de Vírus. Todos contra a Dengue foca os 4 tipos de Dengue + Chikungunya + Leptospirose + Focos do Mosquito Aedes Aegypti (10 tipos diferentes!)
- Pandemic coloca um objetivo fixo. Curou as 4 doenças, vitória para os jogadores. Todos contra a Dengue faz uma avaliação de como foram os jogadores no Tratamento de Doentes e no Combate aos Focos do Mosquito.
- Pandemic possui um sistema de vitória ou derrota que ocorre em situações diferentes: Tratamento dos 4 tipos de Vírus, Outbreaks e Fim do Maço de compras.  Com isso, Pandemic possui um tempo que pode ser bem váriável. Todos contra a Dengue possui 3 condições de derrotas aos jogadores durante a partida e número de rodadas fixas (15 rodadas + 1 Rodada final!) 
- Pandemic possui o Pesquisador com um ser que possui uma habilidade fixa (Além das Ações normais, é claro!). Todos contra a Dengue possui o Agente de Saúde, que à princípio seguiria o mesmo procedimento, porém achamos melhor dar mais valor ao Agente de Saúde, fazendo com que ele possa melhorar seu conhecimento. Com isso o Agente de Saúde pode melhorar seus resultados no tratamento de Doentes e também no Combate aos Focos do Mosquito. De todas as regras que fizemos, esta foi a que mais gostamos, não só por melhorar os resultados do Agente de Saúde, mas por valorizar estes profissionais
- Pandemic possui 4 Ações para cada Jogador na Rodada. À princípio, fizemos testes com 4 Ações no Todos contra a Dengue, porém tivemos problemas no desenrolar da partida, já que diminuíamos o número de Doenças e Focos do Mosquito, mas não na proporção que queríamos. Decidimos então colocar 5 Ações disponíveis e acrescentar algumas Cartas de Eventos que dão + 1 Ação em uma rodada.


Casos de Doenças Chikungunya !


Além dessas comparações, acrescentamos as Campanhas de Combate aos Focos do Mosquito, que, de certa forma, ajudam em muito no combate aos Focos, pois são eles que complicam a vida dos jogadores dependendo das Cartas de Eventos que são reveladas. Fazendo Campanhas, os resultados são em todas as cidades do Estado que tenham Focos para a Campanha feita.


Casos de Doenças Dengue tipo 1 !


Como uma análise final, ficamos felizes com o resultado obtido. Estamos aqui tratando de um Jogo criado para ser distribuido arquivos gratuitamente e jamais passou por nossa cabeça compará-lo ao bom e velho Pandemic no quesito: Jogo !


Casos de Doenças Dengue tipo 4 !


Para aqueles que trabalham em Escolas ou Grupos, acreditamos que Todos contra a Dengue, possa ter um papel até bem interessante, já que praticamente fechamos o círculo no assunto, ao abordarmos questões como:

- Qual o vetor
- Quais os tipos de Dengue
- Além da Dengue, o Aedes aegypti pode transmitir a Chikungunya
- O problema sério das chuvas (Focos do Mosquito e Leptospirose)
- O Estado de São Paulo como mapa e os problemas enfrentados com a Dengue ultimamente
- O problema da Saúde Pública, já que cada cidade suporta tratar no máximo 6 Doentes (*)
- A importância dos Agentes de Saúde
- A importância de melhorar o conhecimento dos Agentes de Saúde e de todos
- Os tipos de Focos do Mosquito (Utilizamos 10 Focos no Jogo)
- A importância das Campanhas de Combate aos focos do Mosquito
- A importância de ser um Jogo Cooperativo !

(*) Dependendo do tamanho da cidade, estes valores podem ser multiplicados por 1000 ou qualquer outro número, tornando um número mais real do que ocorre em cada cidade. Para efeito de jogo, o número máximo que cada cidade comporta para tratamento é 6.


Casos de Doenças Dengue tipo 3

Quanto à Leptospirose, ela inicialmente não ia entrar no Jogo, porém, quando começamos a fazer as regras para Combate aos Focos do Mosquito, lidamos com os problemas causados pelas Chuvas. Daí surgiu a ideia de também incluir a Leptospirose no Jogo, pois assim como as Chuvas juntamente com Focos, fazem proliferar o Mosquito Aedes aegypti, também é a Chuva a responsável pela transmissão da Leptospirose, pois o contato da Água com Urina de Ratos com a pele de pessoas, podem favorecer o aparecimento desta Doença. Aqui, novamente, caimos nos problemas comuns encontrados nas cidades, já que praticamente todas elas possuem locais em que podem ocorrer alagamentos. Junta-se a isso, que estas áreas são geralmente ocupadas por pessoas sem muitas condições financeiras e também muito esquecidas pelos nossos Administradores, daí um resultado catastrófico.


Casos de Doenças Dengue tipo 2 !


Quanto à solução dos problemas no Jogo, optamos por fazer algo relativamente simples, que é utilizar Dados D6 e escalonar valores para cada tipo de Doença a ser tratada. Com isso, dividimos as Doenças em uma pequena escala, Técnicamente falando, isso não poderia ocorrer, pois Dengue tipo 1 tem o mesmo grau de problema de Dengue tipo 4 e não é correto dizer que um é "menos pior" que outro. Existe sim uma diferenciação na gravidade de cada uma delas, mas para efeito de jogo propriamente dito, este escalonamento tornou muito interessante a jogabilidade. Já para o Combate aos Focos do Mosquito, como utilizamos 10 tipos de Focos diferentes, optamos por deixar um valor fixo e com probabilidade de 50% de ocorrer na rolagem dos Dados D6.


Incremento de conhecimento: Focos do Mosquito Aedes Aegypti !


Quanto às Ações dos Jogadores, decidimos pelo número de 5, sendo que os jogadores estão livres para realizá-las do jeito que quiserem. As opções de Ações ficaram em 7, pois achamos que este número englobaria todas as possibilidades possíveis, para que os Jogadores pudessem realizar uma partida satisfatória. Resumindo, são elas: Movimentar, Tratar Doenças, Eliminar Focos do Mosquito, Incrementar conhecimento ao Agente de Saúde, Pegar 1 Carta de Combate aos Focos do Mosquito, Participar de Campanhas de Combate aos Focos do Mosquito e Trocar Cartas de Campanha de Combate aos Focos do Mosquito com outro Jogador. Nos testes que realizamos, Trocar Cartas de Campanha de Combate aos Focos do Mosquito e Trocar Cartas de Campanha com outro Jogador, foram as 2 Ações menos escolhidas. As demais, foram uma constante durante a partida toda.


Geral !


Quanto ao Mapa do Tabuleiro, utilizamos o Estado de São paulo, simplesmente porque estamos aqui, e nos primeiros protótipos, optamos por colocar 50 cidades. Porém, precisávamos arrumar um Mapa para colocar no tabuleiro e acabamos descobrindo que o Estado de São Paulo tem 43 Regiões Administrativas, e cada Região tem sua cidade principal. Resolvemos então fazer o Tabuleiro com estas 43 cidades principais e conectá-las devido à proximidade.


Incremento de conhecimento: Doenças !

As regras já estavam praticamente prontas, quando nos deparamos com o grande problema na criação de um Jogo de Tabuleiro, que é passar a Idéia e Regras, para os Componentes, de forma que fique "lógico" e não causem muita confusão para quem está jogando. Fizemos pelo menos 3 protótipos diferentes até chegar ao final e acreditamos que tudo ficou num lugar coerente:

- Tabuleiro do Jogo ficou bem limpo. Somente será colocado sobre as cidades afetadas pelas Doenças. o Tile com a informação de qual o Tipo de Doença (Utilizando os Tiles que estão na folha de impressão dos componentes) ou 1 Dado D6.

- Cartas de Cidade: Somente será colocado sobre a Carta, os Tiles de casos de Doença (Exemplo: 4 Doentes = 4 Tiles da mesma cor da Cidade no tabuleiro) e Tiles de Focos do Mosquito (Máximo de 3)

- Marcador de total de Doenças, resolvemos colocar ao lado do tabuleiro num marcador que vai de 0 a 50. Marcador de total de Focos do Mosquito, resolvemos colocar ao lado do Tabuleiro num marcador que vai de 0 a 50. Marcador de Descontrole de Doenças, resolvemos colocar ao lado do Tabuleiro num marcador que vai de 0 a 10. (Mesmo marcador utilizado pelo Total de Doenças)

- 3 montes de Cartas que serão utilizadas durante a partida (Cartas de Cidade, Cartas de Combate aos Focos do Mosquito e Cartas de Rodada).


Tiles de Focos do Mosquito Aedes aegypti !

Com isso, ganhamos áreas pelo Tabuleiro e resolvemos colocar as principais informações que os jogadores terão que saber. Talvez aqui esteja o "Calcanhar de Aquiles do Jogo", pois colocamos informações como: Tratar Doenças, Eliminar Focos, Escolha da dificuldade do Jogo, Como eliminar Focos do Mosquito,  etc) e o Tabuleiro se encheu de informações (Particularmente eu adoro isso!) . Mas isso fez com que uma coisa bem interessante acontecesse com quem estávamos testando. Ao colocar o Tabuleiro na mesa, o que mais ouvi foi: "Parece complexo"! Para nós, amantes de Jogos de Tabuleiro, isso não tem importância alguma, porém, para crianças e adolescentes que se limitam a jogar os já batidos Jogos Nacionais já conhecidos, isso assustou e tivemos alguns problemas para explicar que tudo aquilo nada era que um resumo de informações !


Tiles de tipos de Doenças !

Já a Ficha de Agente de Saúde de cada Jogador, não tinha muita informação a colocar nela, a não ser sua Ação especial e como resolvemos incrementar o conhecimento de cada um, acrescentamos espaços para colocação de Tiles de Doenças (2) e Tiles de Focos do Mosquito (3), além de determinar a cor correspondente de cada Jogador.


Cartas de Combate aos Focos do Mosquito !

Todos contra a Dengue possui inúmeros Tiles e inúmeras Cartas. Com isso, mesmo fazendo num tamanho bom, acabou ficando com muitas páginas de impressão. Para se ter uma ideia do custo, nossa Versão ficou próxima de R$ 200,00 (Caro demais para uma Versão Caseira!), mas procuramos fazer algo bem legal:

- Impressão do Tabuleiro em Lona
- Tiles impressos à Laser em papel 170g, colocado Contact e colados em Eva 2mm
- Cartas impressas à Laser em papel 115g, colado frente e verso em papel gramatura 180g
- Cartas colocadas dentro de Sleeves
- Agentes de Saúde feitos de Biscuit
- Peões de Marcador total de Doenças, Focos e Descontrole de Doenças comprados na Ludeka
- Dados (Um monte deles!) comprados na Ludeka
- Regras impressas coloridades e encadernadas

Reparem que fizemos tanto a Versão impressa quanto a Versão Dados. A Versão utilizando Dados elimina a utilização dos Tiles de tipos de Doenças e Tiles de casos de Doenças.


Cartas de Última Rodada e Jogador Inicial !

Quanto ao Jogo em sí, tivemos resultados variados nos testes que fizemos, o que para nós foi muito satisfatório. Tivemos muitas partidas que tivemos avaliação Boa e Ruim. Alguns partidas tivemos avaliação Muito Ruim. Não tivemos partida com avaliação Muito boa. Tivemos 1 partida em que vencemos automaticamente, pois eliminamos todos os Focos do Mosquito e tratamos todos os Casos de Doenças das cidades. Não tivemos problemas com o Marcador Branco (Descontrole de Doença!) De forma geral houve muita interação entre os Jogadores e tivemos poucas Campanhas de Combate aos Focos do Mosquito.


Cartas de Cidades !


A colocação de optar por fazer uma escolha da dificuldade da partida, praticamente surgiu depois que já estava tudo pronto, e achamos bem interessante. Infelizmente, surgiu outra idéia de variar o número de Cidades iniciais (O Jogo começa com 10 Cidades para 4 Jogadores e 15 Cidades para 5 e 6 Jogadores!) mas isso deixamos aberto. De forma geral, quanto mais Cidades iniciais entrarem na partida, mais difícil será para os Jogadores terem uma avaliação satisfatória (Muito boa e boa!)


Cartas de Novos Casos de Doenças!

Esperamos que o Jogo possa servir para diversão e também informação. Criamos "Todos contra a Dengue" para ser distribuido gratuitamente e também para colocar em prática uma ideia. E consideramos o resultado como bem satisfatório !


Cartas de Eventos !

Esperamos ser do agrado de todos !

Setup Inicial para 4 Jogadores !

Setup inicial para 4 Jogadores !

Cartas de Cidades no início do Jogo !

Geral !

Detalhes dos Dados e Agentes de Saúde !

Cartas do Jogo !

Geral !








Nenhum comentário: