Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 3 de setembro de 2016

Vamos ECObrincar ?



Todas as Versões Caseiras postadas aqui no Blog, são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !

Todos os Jogos mostrados nas imagens, pertencem ao acervo da Ecobrinquedoteca do Parque - Campinas SP.

Hoje vamos falar de um Evento que ocorrerá todo Sábado, das 10:00 às 12:00 horas no SESC - Campinas SP.

Trata-se do Projeto "Vamos ECObrincar !", promovido pela Ecobrinquedoteca do Parque - Campinas SP e o SESC - Campinas.




A ideia é levar um pouco da Ecobrinquedoteca e deixar a diversão livre à todos. Jogos e Brinquedos feitos com Materiais reutilizáveis dão um colorido todo especial para o espaço, promovendo assim o convivio sadio e ludico daqueles que participam.

O Clube do Tabuleiro de Campinas não esteve com nenhum de seus membros no dia 03 de setembro de 2016, porém, devido à grande quantidade de imagens, resolvemos fazer esta postagem mostrando que com um pouco de paciência e criatividade é possível confeccional dezenas de Jogos e Brinquedos bem interessantes, utilizando Materiais Reutilizáveis e praticamente à custo zero.




Sempre aqui no Blog, vocês que nos acompanham, sabem que procuramos incentivar o máximo à Confecção de Versões Caseiras, com objetivo de conhecer o jogo, além de colocar a criatividade em dia, já que muitos destes Jogos e Brinquedos, necessitamos buscar Materiais que realmente atendam às expectativas, quanto ao modelo final.

Não estamos falando aqui em "qualidade" propriamente dita, mas do fazer e criar. Partir do zero e chegar a um resultado que muitas vezes, nós mesmos que fazemos isso há tempos, nos surpreendemos, devido principalmente à quantidade de Materiais que diariamente Jogamos no Lixo, mas que servem para este ou aquele Brinquedo, este ou aquele Jogo.




Criar à partir disso, faz com que também colocamos nossa criatividade à prova e com isso, crescamos como criadores e como pessoas, que abrem mão do prático e passa a confeccionar seus próprios Jogos e Brinquedos.

Hoje apresentamos o resultado de tudo isso, que é o "brincar" por si só ! E o resultado de tudo isso mostra que o caminho a ser seguido, principalmente por Grupos que não possuem condições de adquirir um Jogo ou Brinquedo importado ou mesmo nacional, passa pela fabricação própria daquilo que você sempre quis ter em mãos.




O criar não está apenas em como fazer tal coisa, mas como conseguir chegar nela, escolhendo esta ou aquela cor, este ou aquela material, este ou aquele Jogo, este ou aquele Brinquedo. Passa pela noção do produto pronto e busca de materiai, fazendo com isso, que na criação, você comece a ter ideias não daquilo que quer e também de outras possibilidades que poderão ser utilizadas em um outro Projeto.

Como dissemos, não queremos qualidade aqui, mas ludicidade... Criar e fazer seu próprio Jogo ou Brinquedo é muito mais que apenas brincar com ele... É atravessar um Caminho de escolhas possíveis ou não, de acertos ou não, fazendo com que o lúdico torne a cada Projeto, algo mais prazeroso. O fazer, faz com que deixemos de lado o que estamos habituados no dia a dia, que é a praticidade. Encontramos tudo que queremos pronto, basta comprá-los ! Ao criar e fazer nossos Jogos e Brinquedos, estamos percorrendo um caminho completamente diferente.




A ideia de se fazer um determinado Jogo ou Brinquedo, transcende tudo aquilo que conhecemos, pois quando criamos e fazemos, já estamos brincando... Brincando de escolhas, de desafios... De saber que esta ou aquela Tampinha de determinado Produto, em breve fará parte da fantasia que é estar à mesa e se divertir... 

O divertir não precisa de muita coisa... Basta apenas começar...

Que tal começar a criar seus Jogos e Brinquedos agora ?
























Um comentário:

Emile disse...

Reportagem ficou demais! Parabéns!