Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Ta Yü !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Gostamos de Jogos inteligentes e quando estes Jogos possuem colocações de Tiles ou Peças para formar um Caminho em busca de algo, realmente boa coisa é.

Ta Yü é mais um destes Jogos de formação de Caminhos. Aqui se busca simplesmente unir 2 lados do Tabuleiro. Jogo para 2 Jogadores onde um Jogador fará uma ligação de Canais do Norte ao Sul e o outro Jogador fará de Leste a Oeste.





O que difere dos demais Jogos que conhecemos, é que as Peças do Jogo possuem tamanho bem diferente dos Quadrados tão conhecidos de todos nós. Temos relação Largura/Comprimento de 1:3, que faz com que a posição da peça colocado no Tabuleiro do Jogo interfira bastante no Jogo, principalmente quando muitas das Peças já foram colocadas sobre ele.

Existem peças com 3 possibilidades de conexão e outras com 2 possibilidades e o objetivo dos Jogadores é conseguir fazer um Canal contínuo saindo de um lado do Tabuleiro e chegando do outro lado.

É um Jogo que possui sua pitada de sorte, afinal as Peças que os Jogadores deverão colocar no Tabuleiro são tiradas de um Saco de pano e a aleatoriedade pode fazer com que ela seja interessante ou não para o Jogador. 




Mas como em todo Jogo de formação de Caminhos com Tiles ou Peças, mesmo que a Peça que o Jogador precisa não veio à mão, existe a possibilidade de interferir no Caminho que está sendo formado pelo adversário.

O Jogo não foge a estas poucas Regras: Pega-se 1 Peça do Saco de Pano que deve ser colocada no Tabuleiro. Os Jogadores se revezam e no final da partida, quando o objetivo for alcançado, faz-se a Pontuação.

Sobre a Pontuação, e aqui está um diferencial em Ta Yü, leva-se em conta o valor obtido da multiplicação de quantas Peças o Canal possui de um lado pelo número de peças que o Canal possui do outro. Por exemplo: O Jogador Norte-sul possui 8 peças no lado Norte e 5 peças no lado Sul do Tabuleiro, sua Pontuação final será 8x5=40 Pontos.

Pela pesquisa que fizemos, existem várias Regras alternativas criadas, mas vamos deixar apenas estas que colocamos.




O que achamos do Jogo ?

Ta Yü embora seja desconhecido da grande maioria dos Jogadores, encontra-se no Grupo de Jogos clássicos, de posicionamento de peças e também com uma abstração elevada.

Não é o melhor Jogo de Posicionamento de peças para fazer Caminhos pelo Tabuleiro, já que existem outros bem mais conhecidos como Carcassonne, Tsuro entre outros tantos por aí.

Tem seu espaço diferenciado pela característica única do Tamanho das Peças, pois existe a interferência que uma peça colocada em Jogo tem em atrapalhar a vida do outro Jogador. Esta característica deixa "buracos" pelo Tabuleiro, coisa que não acontece ou é minimizado na maioria de Jogos de construção de Caminhos. Estes "buracos" são espaços que deixaram de entrar na Pontuação final do Jogador, pois ali poderia ter sido colocada outra Peça que entraria na contagem de Pontos.




A aleatoriedade das Peças que vem à Mão e suas características de Desenho com 2 ou 3 possibilidades de conexão, também complicam a vida dos Jogadores, pois muitas vezes, a Peça não possui o Desenho necessário que o Jogador queria.

Ta Yü tem seu espaço sim ! Não é o Top dos Jogos de construção de Caminhos, mas pode sim estar na Ludoteca de cada Jogador, pois sempre existem aqueles que querem disputar uma partida para 2 Jogadores relativamente rápida e sem Regras muito complicadas.

O aspecto visual do Jogo também precisa ser destacado, pois foge do Padrão já conhecido. Os Canais são formados por Linhas simples e sem preenchimento, que faz com que visualmente o Jogo fique bem limpo.

Gostamos de Jogos deste tipo por aqui ! 





Nenhum comentário: