Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Gold am Orinoco !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Todas as Versões Caseiras postadas aqui no Blog, são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !

Hoje vamos falar de mais um Jogo muito interessante, produzido pela HABA ! E como não poderia deixar de ser é um Jogo destinado ao público infantil e com Mecânica muito bem elaborada e simples. Trata-se de Gold am Orinoco !


Neste Jogo, os Jogadores são Exploradores, que terão que atravessar um Rio, pulando em "Toras de Madeira" até chegar à outra margem. Com isso, poderá pegar Fichas de "Tesouros". Uma vez que conseguiu pegar alguma Ficha, poderá voltar com seu Explorador ao outro lado e novamente atravessar o Rio e pegar mais Fichas de "Tesouro".

O Jogo é basicamente isso ! Na sua vez, o Jogador Rola 2 Dados D6, com valores que diferem de um Dado D6 normal, com numeração mais baixa. Um dos Dados indica quantos movimentos o Jogador poderá fazer  com seu Explorador nas "Toras de Madeira". O outro Dado indica quantos movimentos o Jogador poderá fazer em qualquer "Tora de Madeira". Com isso, as "Toras de Madeira" irão descendo o Rio e os Jogadores terão que ser rápidos para conseguirem pegar a maior quantidade possível de Fichas de "Tesouros".




Uma Regra interessante é que se o seu Explorador "pular" algum outro já existente sobre as "Toras de Madeira", este espaço não é contado no movimento. Isso faz com que você precise ter uma visão de como estão posicionados os Exploradores e conseguir fazer um movimento bem maior que aquele indicado pelo Dado.

Vence a partida o Jogador que mais "Tesouros" tiver. Já as Fichas de  "Tesouros" possuem valores diferentes, portanto, não é a quantidade de Fichas de "Tesouros" que entrará na contagem final, mas a soma dos valores de todas elas.

O que achamos do Jogo !

Gold am Orinoco segue o padrão HABA de qualidade, com seu colorido vibrante e com enfoque total para atingir o público infantil.

Diferentemente de outros Jogos da HABA, Gold am Orinoco mostrou um formato bem interessante quanto à Mecânica, já que mesmo jogando com adultos, tivemos problemas em conseguir pegar todos os "Tesouros" do Jogo.




É preciso pensar bem quando atravessar o Rio e em que posição do Tabuleiro fará isso. Com as Regras exigindo que você coloque os Tesouros de forma alternada, mostrando o Valor de uma Ficha e escondendo a seguinte, misturado à sorte na Rolagem dos 2 Dados, faz com que seu controle do que está fazendo seja superficial.

Mesmo assim é um Jogo muito interessante ! O fato das "Toras de Madeira" deslizarem pelo Tabuleiro, faz o Jogo sair daquela estática encontrada em muitos jogos.




As Regras de movimento dos Exploradores também é interessante, pois eles podem "pular" outros que estão pelas "Toras de Madeira" fazendo seu Explorador fazer bem mais movimentos. Isso requer de quem está jogando, ver possibilidades no "todo" do Jogo, pois além dos movimentos dos próprios Exploradores, também temos os movimentos das Toras pelo Rio. Ter uma visão espacial e conseguir enxergar possibilidades, dará a você a oportunidade de achar "atalhos" pelas "Toras de Madeira".




Este Jogo indicamos para crianças que já tem algum conhecimento mínimo matemático, pois exige necessidade de alguns cálculos básicos e de tomadas de decisões de quais caminhos fazer na sua exploração.

Como não podia deixar de ser, mais um Jogo altamente recomendado para crianças !

Fizemos nossa Versão Caseira para testá-lo !

Nossa Versão Caseira ficou extremamente simples. Fizemos para testá-lo e a aprovação foi imediata. O Tabuleiro fizemos no Verso de uma espécie de "Pano emborrachado" que tínhamos aqui. Já as "Toras de Madeira" fizemos de Papelão e fizemos as "marcações" com Caneta permanente. Para os Tesouros, utilizamos Tampinhas de Frascos de Remédio com valores desenhados com Caneta permanente. Os Dados fizemos com Cubinhos de Espuma que tínhamos por aqui. Já os Exploradores, simplesmente utilizamos Tampinhas de Refrigerante.

Reparem que ficou extremamente simples, pois nossa finalidade foi testá-lo apenas !












Nenhum comentário: