Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Talo !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Hoje vamos falar um pouquinho de mais um jogo de "Construção". Trata-se de Talo, lançado em 2014.


Jogos de "Construção" são geralmente interessantes e embora Talo siga algumas receitas já conhecidas como "The Climbers" por exemplo, consegue seu espaço pela simplicidade das Regras e pela diversão garantida na montagem da "Construção".

O Jogo é constituido de 55 Blocos de Madeira com Tamanhos que vão de 1 a 10. Também é composto de 1 Tabuleiro com uma grade quadriculada e onde serão posicionados os "Peões" dos Jogadores no início da partida. Toda "Construção" deverá ser feita neste Tabuleiro e o objetivo dos Jogadores é ser o primeiro a colocar o seu "Peão" no espaço 10 de Altura ou no final da partida, ser o "Peão" que se encontra no local mais alto da "Construção".




Para isso, o Jogador deverá rolar 1 Dado D10 e com o resultado obtido, fazer qualquer combinação dos Blocos de Madeira com este valor. Exemplo: O Jogador rolou um 8 e desta forma poderá utilizar 1 Bloco de Tamanho 8, 1 Bloco de Tamanho 7 + 1 Bloco de Tamanho 1, 6/2, 5/3, 4/4.

Repare que esta Regra que deixa livre para o Jogador escolher qual ou quais Blocos de Madeira irá utilizar, torna o Jogo muito interessante, principalmente quando é jogado com Crianças que ainda estão adquirindo seus primeiros conhecimentos matemáticos, pois exige um Cálculo matemático simples e principalmente uma Visão Espacial razoável, de forma a posicionar os Blocos de Madeira de forma mais "eficiente".

Uma vez posicionados o Bloco ou Blocos, o Jogador poderá mover seu Peão 1 Espaço e sempre subindo 1 nível da Construção. Desta forma, não poderá, por exemplo, sair de sua posição atual e pular 2 níveis de construção. Poderá sim, andar vários espaços seguidos, sempre respeitando esta Regra de subir a Construção de 1 em 1 espaço. O "Peão", uma vez na "Construção", torna-se uma "Barreira" para "Peões" de outros Jogadores, pois não é permitido passar sobre ele, nem ficar no mesmo espaço ocupado.

É preciso tomar muito cuidado ao posicionar na "Construção" já existente, o Bloco ou Blocos e Madeira, pois caso ocorra queda da estrutura, todos os demais Jogadores vencem automaticamente.




Terminado sua vez, passa-se a vez ao próximo Jogador que repetirá as Ações. Do meio para o fim do Jogo, é possível que na rolagem do Dado D10, não exista Blocos disponíveis que correspondam ao número indicado no Dado D10. Somente neste caso, o Jogador poderá rolar novamente, porém isso só poderá ser feito 3 vezes. Caso o Jogador ainda não consiga obter um valor correspondente aos Blocos existentes na mesa, passa-se a vez ao próximo Jogador.

O que achamos do Jogo !

Jogos de Construção deste tipo são realmente interessantes para se trabalhar alguns conhecimentos, principalmente quando a Criança está começando a adquirir conceitos na fase escolar:

- Matemática: Aqui inclui-se também "Escolhas", já que na rolagem do Dado D10, há necessidade de escolher quais os melhores Blocos de Madeira e o que estes Blocos poderão facilitar a "Escalada" do seu "Peão".

- Visão Espacial: Juntamente com a escolha de quais Blocos irá utilizar, é preciso ter uma boa Visão Espacial do que está acontecendo no Jogo e como está a "arquitetura" da Construção, pois ao colocar os Blocos em Jogo, algumas possibilidades acabam ficando restritas e é preciso saber qual o melhor caminho seu "Peão" poderá andar pelos Blocos. Com isso, em apenas 1 Jogada, seu "Peão" pode subir vários níveis, dependendo do posicionamento dos Blocos no Tabuleiro.

- Equilíbrio: Como o Jogo permite o posicionamento livre dos Blocos de Madeira, mesmo que seu "Peão" não caminhe na rodada, o Jogador poderá posicioná-los de forma a equilibrá-los nas outras peças já posicionadas, tornando o Jogo um agradável exercício de equilíbrio.

- Estudo de situações: Juntando tudo isso que acabamos de escrever, é preciso saber o que utilizar, onde posicionar e o que estas Ações vão trazer de vantagens e desvantagens para cada "Peão", pois um Bloco de Madeira colocado em Jogo, não mais poderá ser retirado, o que poderá ajudar em muito outros "Peões" dos demais Jogadores.




Jogos de montagem, como o já conhecido "Pequeno Construtor" por exemplo e todos seus derivados, são realmente interessantes pois atraem a atenção de Crianças, pelo fato de sair da "inércia" comuns em muitos Jogos. É preciso manipulá-los o tempo inteiro e criar uma estrutura final que estava na sua mente desde que começou a brincar.

Talo segue esta mesma linha com uma pitada de "Estratégia", necessária para se chegar à Vitória, pois existe um Objetivo para seu "Peão", que é estar no local mais alto da "Construção" no final da partida.




Um Jogo de escolhas que agrada não só Crianças mas Adultos também, afinal, todos nós queremos diversão e Talo cumpre muito bem este papel. 

Jogo recomendado !

Nenhum comentário: