Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Cairo !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Hoje vamos falar de mais um Jogo de "Destreza" e completamente desconhecido de muitos. Trata-se de Cairo, lançado em 2002:


Jogos de "Destreza" são excepcionais, mesmo que as Regras não ajudem muito. O Fator "Diversão" está acima de tudo aquilo que envolve o Jogo. É claro que um Jogo bem feito quanto às Regras, tornam ele ainda melhor, mas vamos desconsiderar  e colocar a "Diversão" como parte mais importante do jogo.




Gostamos de Jogos de "Destreza", pois saem do Lugar Comum, onde exige concentração por parte dos Jogadores e onde a "Diversão" passa longe.

Cairo é mais um daqueles Jogos com Tema já bem batido que é construção de Pirâmides. 

Estamos navegando pelo Rio Nilo e os Jogadores deverão subir e descer o Rio com seus Barquinhos e contribuir para a Construção das Pirâmides.

Mas o que chama a atenção neste Jogo é o modo em que as Pirâmides são construidas, pois cada Jogador possui "Cubinhos de Madeira" que representam as Pedras utilizadas na Construção, sendo que existe tamanhos diferentes e isso interfere na Pontuação final e no Jogo.





Existe 2 Dados D6 no Jogo:

- 1 Dado D6 indicará quantos espaços seu Barquinho poderá subir ou descer o Rio. Para subir o Rio, existem 12 espaços, já que existe a dificuldade de vencer a "Correnteza". Já para descer o Rio, existem 6 espaços.

- 1 Dado D6 indicará qual Dedo de sua Mão poderá utilizar para "petelecar" o Cubinho de Madeira que seu Barco está transportando.

Aqui vocês já percebem mais ou menos como o Jogo funciona. Cada Jogador possui várias Ações que poderá executar à sua vez e uma delas é simplesmente dar um "peteleco" no Cubo de Madeira que seu Barco está transportando, de forma a deixá-lo próximo ou na Área de alguma Construção de Pirâmide.




Outras Ações que os Jogadores podem fazer é colocar Cubos de Madeira no Navio, seja do estoque comum ou de alguma Área do Tabuleiro ou Construir a Pirâmide. Para construir a Pirâmide, basta posicionar algum Cubo de Madeira de sua cor, nos espaços indicados em cada local de Construção, desde que este Cubo de Madeira esteja na Área de Construção da Pirâmide.

Existe Pontuações diferentes que depende da posição e tipo de Cubo de Madeira que está participando da Construção. Cubo Grande ou Cubo que esteja mais alto na Pirâmide ganha mais Pontos no final da partida.

Reparem que em Regras gerais o Jogo não tem muito segredo. Coloca-se Cubos de Madeira no Barquinho, Move o Barquinho, "Peteleca" o Cubo de Madeira que está no Barquinho para qualquer Área do Tabuleiro, Pega de volta Cubo de Madeira que esteja no Tabuleiro e coloca no Barquinho e Ajuda na construção de Pirâmides.

A grande sacada do criador do Jogo, foi complicar um pouco a vida dos Jogadores quando estes derem o "Peteleco" em seu Cubinho de Madeira que está no seu Barquinho, pois não pensam vocês que isso é feito do jeito que o Jogador achar melhor.

Um dos  Dados D6 indicará qual o Dedo poderá utilizar para fazer o "Peteleco" e isso, para algumas pessoas, pode ser algo bem complicado. 

Existem no Jogo vários fatores que envolvem sorte, já que o barquinho anda através do resultado do Dado D6, o Dedo utilizado no "Peteleco" é determinado no Dado D6 também e o mais importante de tudo é o resultado final do "Peteleco", pois seu Cubo de Madeira pode cair na Área de construção da Pirâmide, próximo dela, completamente fora dela ou mesmo fora do Tabuleiro. Neste último caso, este Cubo de Madeira é retirado do Jogo.




Ainda existe uma possibilidade do Jogador, ao dar "Peteleco" em seu Cubo de Madeira, conseguir acertar e derrubar outro Barquinho (Meio sem noção isso!). Se ocorrer, ele perderá 1 Cubo de Madeira para o resto da Partida.

A Pontuação se dá quando todos os Cubos de Madeira dos Jogadores forem utilizados e o cálculo é feito dependendo do posicionamento destes Cubos de Madeira nas Pirâmides, sendo que existem Pontuações que não são iguais à todas as Pirâmides.

O que achamos do Jogo !

Gostamos de Jogos de "Destreza" ! Cairo se encaixa perfeitamente neste Grupo e mesmo com Regras até bem elaboradas, consegue manter a atenção dos Jogadores, já que existe o fator de interferência direta, pois um Cubo e Madeira de sua cor, pode bater em outro Cubo de Madeira de outro Jogador afastando-o da Área de construção das Pirâmides.

Jogos deste tipo é Diversão à mesa o tempo todo, mesmo com o fator sorte envolvido. Infelizmente, Cairo está longe de chegar por aqui, pois sua classificação é baixa, mas podemos considerar excelente aquisição para aqueles que possuem Crianças.

Sempre buscamos Jogos para Crianças mas isto não quer dizer que não servem para adultos e Cairo é mais um destes Jogos. 

Adultos tendem a "ferrar" mais seus adversários e neste Jogo isso sempre é possível.

Jogos de "Peteleco" sempre tem muito boa aceitação e Cairo tem seu valor e espaço neste Grupo.

Taí mais uma dica ! 

Nenhum comentário: