Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 4 de setembro de 2016

Rhino Hero !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Seguindo nossas postagens com jogos para crianças produzidos pela HABA, hoje vamos falar de um joguinho de destreza muito interessante: Rhino Hero !


Nosso Super Herói Rinoceronte gosta de se aparecer e para isso, adora subir prédios e ficar se exibindo lá de cima à todos. O problema é que ele é um tanto "pesadinho" e muitos prédios não tem estrutura suficiente para suportar seu pesinho, que pode fazer com que tudo venha abaixo.

Para todos que já jogaram "Jenga", Rhino Hero lembra um pouco, embora a mecânica seja completamente diferente.




O Jogo é constituido de 1 Rinoceronte Herói, Inúmeras Cartas de Telhados e Inúmeras Cartas de Paredes. Estas Cartas de Paredes deverão ser dobradas ao meio. Sim ! E isso não é acabar com a Carta, mas fazer com que elas fiquem na posição que precisarão ser colocadas sobre as Cartas de Telhados. Ao dobrar, ela fica com ângulo de 90º (Em forma de "L"), fazendo com que consiga parar de pé neste formato.

Já as cartas de Telhados possuem um desenho que informa onde as paredes deverão ser colocadas, que pode ser 1 Parede ou 2 Paredes.

As Regras são muito simples. Cada Jogador recebe 5 cartas de Telhado (7 Cartas se for uma partida de 2 Jogadores apenas), olha a posição das paredes indicada na Carta de Telhado atual que está na "Torre" que está sendo formada (Pode ser 1 apenas ou 2 Paredes, dependendo da carta de Telhado) e coloca as Paredes de pé sobre esta Carta nos locais indicados. Em seguida, escolhe 1 Carta de Telhado que está na sua "mão"e coloca sobre estas Paredes que acabou de colocar. Então, passa-se a vez ao próximo Jogador que fará a mesma coisa.




Algumas cartas possuem símbolos que alteram as Regras gerais:

- Carta + 1 faz com que o próximo Jogador pegue + 1 Carta para sua "Mão"

- Carta 2x faz com que você posssa utilizar outra Carta qualquer imediatamente. Com isso, poderá colocar outra carta de Telhado sobre uma já existente na Torre.

- Carta com símbolo de sentido inverso ao da Rodada faz com que mude o sentido de ordem que os Jogadores estão Jogando.

- Carta com símbolo de exclamação faz com que o próximo Jogador passe a vez.

- Carta com símbolo do nosso Herói Rhino faz com que o Jogador seja obrigado a colocar o Rhino sobre ela.

Esta última Carta é que torna o Jogo problemático, pois pelas Regras, você deverá colocar o Rhino em cima do símbolo. Com isso, dependendo da estabilidade que se encontra a Torre, você pode fazê-la simplesmente desabar.




Mesmo que o Rhino esteja em outro "andar" da Torre, será preciso tirá-lo de lá e colocá-lo na Carta que acabou de ser jogada. Isso faz, dependendo da destreza dos Jogadores, que este ato de pegar o Rhino, faça também a Torre desabar.

Cuidado e atenção ao lidar com o Rhino são essenciais, pois qualquer descuido a Torre pode vir abaixo.

Se todas as cartas de Telhados dos Jogadores entrarem na partida, todos os Jogadores vencem. Se a Torre cair, vence aquele Jogador que tiver menos Cartas de Telhados na mão.

O que achamos do Jogo !

Este jogo é sensacional ! Mesmo destinado ao público infantil, Rhino Hero cumpre seu papel de diversão o tempo todo e inclui-se aí os Adultos. 

No início da partida, os problemas são mínimos pois dificilmente a Torre ficará instável, porém, à medida que ela for subindo, os cuidados deverão ser redobrados.




Gostamos de Jogos com esta Mecânica, pois existe a "pressão" dos adversários sempre que você coloca uma Parede ou mesmo o Rhino e geralmente a torcida para que a Torre desabe na sua vez é grande.

Dependedo do Grupo, mais pressão poderá ocorrer, pois sempre existe o "Vai cair ! Vai cair! Vai Cair!" tirando a atenção do Jogador.

É possível que a Torre fique estável do início ao fim, mas geralmente neste tipo de Jogo isso não acontece devido principalmente à posição das paredes, que são alteatórias e o fato de muitas vezes, toda a estrutura ser suportada por apenas 1 Carta.




Jogos de destreza consideramos essenciais e Rhino Hero é mais um daqueles que tem aceitação imediata.

Faremos uma Versão caseira tamanho Gigante, com Paredes e Telhados feitos de Papelão. Com certeza será mais um sucesso, pois são pouquíssimos os Jogos com esta Mecânica.

Jogo altamente recomendado ao público que se destina !











Nenhum comentário: