Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Rüben Rallye !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Os jogos das Caixinhas amarelas da HABA,  podemos considerar como uma referência e um modelo a ser seguido pelas Empresas interessadas em atingir um público específico que são as Crianças.

Para quem não conhece, a HABA é uma Empresa com dezenas de Jogos infantis, com Mecânica e Regras fáceis e com uma qualidade de Componentes bem acima da média.

Hoja vamos falar de um Jogo muito interessante lançado este ano: Rüben Rallye !


Rüben Rallye é um jogo de corridas na sua essência, onde os Jogadores terão que sair de seu mundinho onde vivem, simbolizado por uma ilha e chegar até outro mundinho onde existem Cenouras apetitosas.




Mas existe um problema a enfrentar, já que entre estes 2 mundinhos, existe um Rio ou Lago e será necessário atravessá-lo para conseguir pegar suas comidinhas.

A travessia é feita com um sistema muito interessante para Crianças, pois exige visão espacial do que está acontecendo, já que terá que posicionar as Pontes sobre as Pedras existentes no rio ou lago e conseguir chegar até as Cenouras. As Pedras do Jogo são simbolizados por Discos de Madeira cinzas, bem altos por sinal.

O problema é que as Pontes possuem tamanhos diferentes e terá que conseguir os apoios das Pedras para conseguir atravessar seu Coelho sobre elas.

Para isso o Jogador rola 1 Dado D6, que indica a cor da Ponte que será utilizada. Cada cor possui um Tamanho diferente e para colocá-la em Jogo, terá que posicionar a Pedra de tal forma que a Ponte conseguia se apoiar sobre ela e outra já existente onde se encontra seu Coelho. 




Mas não pensem que é tão simples, pois quando você rola o Dado D6, você olha para o tamanho da Ponte que irá utilizar, mas por enquando ainda não pega ela. Deverá então posicionar a Pedra e somente depois colar a Ponte.

Se conseguir apoiá-la sobre 2 Pedras, você move seu Coelho e para na Pedra que acabou de colocar, avançando assim seu Coelho sobre o Rio ou Lago. Se a distância entre as Pedras for maior que a Ponte, não conseguirá apoio e consequentemente passará a vez ao próximo Jogador.

Reparem que o Jogo é muito simples, mas nem por isso deixa de ser muito interessante.

O fato do Jogador saber o tamanho da Ponte e ser proibido de pegá-la ela até terminar de posicionar a Pedra faz com que você tenha que pensar bem em onde irá posicioná-la, pois se colocar os apoios muito próximos, a Ponte ficará maior e se colocar os apoios muito distantes, não conseguirá colocar a Ponte nos apoios e perderá a vez.

Como o Jogo é praticamente uma corrida, o segredo é posicionar as Pedras com distância dos apoios sendo feitas no tamanho máximo possível, de forma que seu Coelho consiga atravessá-la e aguardar sua próxima vez sobre esta Pedra colocada. Somente assim poderá "ultrapassar" os outros Coelhos que também estão louquinhos querendo saborear a Cenoura.




Rüben Rallye, embora tenha Componentes e Regras simples, consegue estimular os Jogadores a calcularem distâncias intuitivamente. Saber onde posicionar sua Pedra também é fator de "bloqueio" dos Coelhos adversários, já que uma Ponte não pode passar sobre uma Pedra já colocada em jogo, fazendo com isso, que o Jogador adversário tenha que desviar da Pedra, aumentando assim seu caminho até a Cenoura.




Para aqueles que possuem crianças em casa ou trabalham com crianças pequenas, Rüben Rallye é quase obrigatório, como também são quase obrigatórios os outros Jogos feitos pela competentíssima HABA !

Aqui temos um Vídeo do Jogo:



Jogo altamente recomendado ao público que se destina !

Nenhum comentário: