Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Jogo: A copa da Árvore !

Detalhe da Caixa do Jogo

Gostamos de Jogos que saem do padrão habitual dos que encontramos no mercado. E encontrar algo realmente interessante e diferente para o público infantil é mais difícil ainda.

Hoje vamos falar de um Jogo lançado pela Copag chamado: A copa da Árvore "

(*) Caixa do Jogo

O primeiro diferencial é o material reciclado utilizado para confecção do Jogo e também a Semente que vem junto. Um pequeno diferencial apenas, mas que mostra como a Copag vem diferenciando seus produtos.

Alguns jogos como Set, Bohnanza, Monopoly Deal, entre outros, só poderiam ser adquiridos em Lojas do exterior e mesmo a Copag priorizando Jogos de Cartas, acabam por suprir uma lacuna deixada de lado por outras empresas, trazendo Jogos bem interessantes para o Mercado Nacional..

Para aqueles que quiserem adquirir o Jogo, basta entrar no Site da Loja da Copag: 

http://www.copagloja.com.br/

(*) Cartas na mesa

"A copa da Árvore" é um jogo realmente simples e muito legal ! Você precisa fazer sua Árvore crescer, acrescentando Raízes, Troncos, Galhos e Copas... Mas precisa tomar alguns cuidados, já que alguns galhos contêm Cobras, Ninhos, Colméias ou mesmo não ter nada nele.

Galho com Cobra

Já as Copas podem ser Simples, com Flores ou com Frutos. Mas muito cuidado, pois se os Frutos de sua Árvore tiverem desprotegidos, os pássaros de outros jogadores poderão roubá-los.

Copas com Frutos

A mecânica é simples, utilizando escolhas de Cartas da mão e escolhas de Cartas da mesa. Praticamente, todas as Cartas dão pontos aos Jogadores, portanto, quanto mais "frondoza" for sua Árvore, mais pontos terá.

Vence o Jogador que tiver mais Pontos no final da partida.

"A copa da Árvore" realmente é um jogo simples, mas muito legal para jogar com crianças, já que suas regras são fáceis e o tempo do jogo é bem razoável. Dá pra jogar 2 ou 3 partidas seguidas tranquilamente, sem se cansar muito ! Acrescenta-se aqui que o preço do Jogo é bem razoável também, e para aqueles que tem crianças em casa ou alunos em escolas, podemos dizer que é uma boa escolha.

Níveis da Árvore

Também gostamos de Jogos que podem ser complementados em Sala de aula e mesmo que não seja esta a ideia do autor, "A copa da Árvore" tem um potencial bem interessante para isso:

- A importância da Árvore
- Do que é composto uma Árvore (Raízes, Tronco, Galhos, Folhas, Flores e Frutos)
- Interação da Árvore com Insetos e Animais
- Flores e Frutos

Imagem retirada das Regras do Jogo

Desta forma, é possível trabalhar o assunto de uma forma bem interessante, colorida, lúdica e com um interesse realmente grande por parte de alunos e crianças, já que depois de discutido ou ensinado alguns assuntos sugeridos, existe a parte lúdica, que é o "Jogar."

Copa com Flores

Enfatiza-se aqui o papel da "Semente" que vem com o Jogo, já que somente este pormenor, já abre o Leque de opções de como tratar um assunto realmente interessante:

- O plantio da semente
- O acompanhamento da germinação
- A primeira folha (Que biológicamente falando, não tem este nome!)

Galho com Colmeia

Reparem que abordamos aqui um Jogo realmente simples, mas que possui um potencial enorme para aqueles interessados...

Recomendo o jogo: Pelo excelente Tema apresentado, pela Semente e principalmente pelas crianças, afinal, serão elas que vão corrigir os erros que nós cometemos ao desmatar e não dar o devido valor à Natureza.

(*) Agradecemos a gentileza de Lucas Saldanha da Rosa, pelas 2 imagens cedidas!



Um comentário:

Aline Costa disse...

Escrevi sobre esse jogo algum tempo atrás. Ele foi uma boa surpresa.