Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 1 de março de 2016

Hansa Teutonica !



Hansa Teutonica foi lançado em 2009 e seu autor é Andreas Steding:


Antes de mais nada, já adianto que gosto demais de Hansa Teutonica e este é um dos Jogos que não pretendo me desfazer !

Os jogadores atuam como comerciantes e tentam obter Pontos de Vitória fazendo rotas de comércio e controlando cidades.




Interligando 2 cidades, poderá estabelecer um "Comércio" (Não é bem este o Termo do jogo!) ou melhorar suas habilidades em seu Tabuleiro individual, abrindo assim, possibilidades de mais escolhas ao longo da partida.

Estas habilidades melhoram bastante sua eficiência quando for executar suas ações, já que liberam outras cidades que poderá estabelecer Comércio, Ganhar Pontos, Ganhar novas Ações e por aí vai.

Saber decidir em quais Cidades deverá estabelecer Rotas, bem como, quais habilidades destravar em seu Tabuleiro é a grande questão que paira aos jogadores desde o início da partida.




A Arte e Componentes do Jogo não ajudam muito, pois o Tabuleiro é bem "feinho" até, embora seja muito funcional. Gostamos de Tabuleiros funcionais, pois faz com que os Jogadores concentre-se no Jogo, propriamento dito. Além disso existe 1 Tabuleiro individual para cada Jogador, Cubinhos de madeira e Discos. Nada mais que isso !




Se você gosta de Jogos que encham a mesa e chamam a atenção pelo Tabuleiro e Componentes excepcionais, caia fora rapidinho de Hansa Teutonica, pois ele não é nada disso.

Quanto ao Jogo (E não vamos aqui explicar Regras!), trata-se de um Euro de médio a pesado. Talvez esteja exagerando um pouco no "Pesado", mas ele se encontra numa faixa bem acima dos Jogos de complexidade média encontrado aos montes no mercado.




Para quem já jogou "El Grande", por exemplo, vai se familiarizar um pouco com Hansa Teutonica, embora os objetivos dos 2 jogos sejam completamente diferentes.

Estabelecer Rotas de Comércio não é uma tarefa tão simples neste jogo, pois no início da partida você possui um Tabuleiro com desbloqueios nas Ações de forma bem escassa e terá, ao longo da partida, que ir desbloquenado várias Ações disponíveis e com isso ir abrindo o leque de possibilidades.




A questão é que neste Jogo, se você der bobeira, os adversários poderão interferir na Rota que pretende realizar e Cidades a conquistar, já que existe possibilidade de uma interferência direta entre os Jogadores.

Saber onde colocar seu Cubo ou Disco (Que indica que você está presente naquela Rota de Comércio!) e ter aberto as possibilidades no seu Tabuleiro, para conseguir vantagens quando esta Rota for finalizada é a grande questão, pois geralmente você tem controle de uma ponta apenas desta Ação, mas não tem da 2ª ponta, deixando aberta assim, a possibilidade de interferência de outros jogadores.




Geralmente você consegue um controle melhor do que fazer, do meio para o fim da partida e acredito, pelos jogos que fiz, que o meio da partida é onde as coisas realmente se definem.

Hansa Teutonica é um jogo sólido, como poucas vezes ví em outro jogo, onde o fator sorte é praticamente "zero" e com uma capacidade gigantesca de se estabelecer uma estratégia a médio e longo prazo.




Como disse, gosto demais de Hansa Teutonica, mesmo já sendo velho de estrada e coloco naquele Grupo de Jogos muito bem estruturados como por exemplo,  Puerto Rico e Caylus.

Recomendamos muito este Jogo, pois ainda hoje, consegue manter seu lugar de destaque entre os bons, mesmo com um monte de lançamentos que temos à cada ano !

Imagens: BoardGameGeek

Nenhum comentário: