Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 8 de março de 2016

Prototipando !

Protótipo Jogo da Dengue !

Antes de mais nada, existe o Verbo "Prototipar": Criar ou fazer um protótipo de...

Esta postagem procura abordar um pouco daquilo que fazemos sempre quando criamos, que vai muito além do criar, propriamente dito.

A criação pode ser para um Projeto de Jogo futuro ou mesmo para apenas testar algum Jogo que consideramos interessante e ver como tudo funciona.


Protótipo Jogo sobre Feudalismo !

Quem acompanha nosso Blog, já viu imagens de inúmeras Versões Caseiras. Muitos Jogos foram feitos desta forma e nunca mais viram mesa por aqui... Outros, merecem mais testes e outros foram tão bem aceitos, que foram feitas várias Versões do mesmo Jogo.

O protótipo passa por cima de todo conceito de estética e o principal elemento é o Jogo em sí, deixando de lado detalhes dos Componentes, que só serão prioridade quando o Jogo for aprovado e estiver finalizado.


Protótipo Jogo sobre Feudalismo !

Prototipar algum Jogo já feito é bem mais fácil, pois materiais alternativos estão aos montes jogados pelas esquinas e basta um pouco de paciência e trabalho artesanal para que o Jogo fique pronto para inúmeros testes.

Quando o protótipo é para uma criação, existe uma mudança grande, pois quem cria, busca também Materiais alternativos, mas que seja algo bem mais próximo daquilo que, futuramente, será o Projeto final.


Protótipo Tiles Jogo da Dengue !

O vai e vem das Regras... O entra e sai de Componentes... As Regras que mudam a cada instante ou que devem ser corrigidas... A escolha dos melhores Componentes... Tudo isso faz do protótipo uma verdadeira aventura em busca daquilo que queremos.

Criar um Jogo não é uma tarefa fácil ! 

Saber lidar com o Tempo do Jogo e principalmente Equilíbrio dos Jogo, de forma a dar a cada Jogador a mesma possibilidade de vitória é uma das coisas mais complicadas e que são responsáveis pelos inúmeros rabiscos dos Componentes e Regras.


Protótipo Marcadores Jogo da Dengue !

Cada criador/jogador tem suas características que fazem suas criações/protótipos serem mais ou menos complexos.

Particularmente, gosto de Jogos com muitos Componentes e com complexidade de média para alta, mas isso faz os arquivos dos Componentes aumentarem muito o custo de confecção. Isso assusta e afasta aqueles que, por alguma razão, gostaram dos Jogos, mas que devido a grande quantidade de páginas de impressão, acabam por abandonar de vez sua confecção.

Temos trabalhado em 2 Jogos agora: Um sobre o Feudalismo e outro sobre a Dengue.

Tempos atrás, criamos "Todos contra a Dengue", mas acabou ficando com páginas e páginas e páginas de impressão... Este novo Projeto pretende ser bem mais simples, mas com o Tema encaixado e com isso, angariar mais jogadores.


Protótipo Jogo da Dengue !

Já o Jogo sobre Feudalismo está sendo feito para alunos de uma Escola aqui de Campinas e embora seja muito simples quanto às Regras, achei o Projeto bem interessante. Fizemos já algumas mudanças neste Jogo, pois precisamos fazer ele ficar bem mais simples do que nosso Protótipo feito.

O protótipo, de certa forma, tira um pouco a ansiedade de finalizar um Projeto de um Jogo. Queremos vê-lo finalizado, mas obrigatóriamente temos que testá-lo, testá-lo e testá-lo.

Para aqueles que gostam de se aventurar nas criações, prototipar é algo que faz com que sua ideia deixe seu pensamento e entre no Jogo propriamente dito... A ideia agora se torna real, palpável e aberto para que os erros realmente venham à tona.


Protótipo Jogo da Dengue !

E neste ponto começa a parte crucial de um Projeto... Tão crucial que é neste ponto que o Projeto toma rumos de ir adiante ou travar de vez a ideia. Uma coisa é você imaginar como o Jogo funciona... Outra, é testá-lo fisicamente.

Muitas vezes o jogo trava no meio e é preciso apenas mudar algumas regras para destravá-lo... Outras vezes o jogo trava de tal forma, que é preciso jogar o Projeto inteiro fora e começar outro. E aqui começa a verdadeira aventura da criação !


Protótipo Jogo da Dengue !

Prototipar, mais que apenas concretizar uma ideia, é um meio extremamente importante e essencial para o sucesso do Projeto. E deixa claro tudo de certo e errado que você pensou e criou. E se algo der errado, basta jogá-lo fora sem muito prejuizo financeiro. 

Sem um protótipo, as ideias são apenas ideias... Nada mais ! E a todos os criadores, mais cedo ou mais tarde, passará por ele !






  

Nenhum comentário: