Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2016

Bantu ! Versão Caseira !


Caixa do Jogo ! (Imagem BoardGameGeek)

Nossas Versões Caseiras, são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !


Clique nas imagens e poderá vê-las em tamanho maior !

Garimpando Jogos desconhecidos da maioria dos jogadores, descobrimos mais um Jogo de corrida bem interessante e com Regras extremamente fáceis. Trata-se de Bantu !



Componentes do Jogo ! (Imagem BoardGameGeek)

Interessante que no Site BoardGameGeek, não consta autor. Somente o ano de 1955 como referência.

Este Jogo tem uma curiosidade que é o não uso de Dados e sorte envolvida. 

Sua pista circular com casas onde deverão ser colocados as peças dos Jogadores é, à princípio, caótico e faz juz às Regras utilizadas de Bloqueio e Avanço, já que algumas casas dão alguma vantagem ao Jogador, quando iniciar algum movimento de suas peças por lá. Outras, bloqueiam completamente a passagem de qualquer peça adversária.


Versão Caseira (Imagem BoardGameGeek)

Outra forma de interferir diretamente é terminar o movimento de uma de suas peças, na mesma casa onde se encontra uma peça adversária, fazendo com que esta saia temporariamente da corrida e volte à Estaca zero.

Cada jogador possui 4 Peças numeradas de 1 a 4. Já o Tabuleiro possui 4 entradas numeradas também de 1 a 4, sendo que a entrada 1 está mais próxima da linha de chegada e a entrada 4 é a mais distante.


Tabuleiro do Jogo (Imagem BoardGameGeek)

À sua vez, cabe ao Jogador escolher uma de suas peças e movimentá-la de acordo com as Regras. Vence o Jogador que primeiro cruzar a Linha de chegada com as suas 4 peças.


Tabuleiro - Versão Caseira !

O que achamos do Jogo !

Bantu é simples, mas nem por isso deixa de ser um Jogo chato ! Você precisa decidir algumas coisas realmente importantes no jogo:

- Qual peça mover ?
- Qual peça proteger ?
- Qual peça posso interferir no Jogo dos adversários ?
- Qual peça posso avançar muitas casas ?


Iniciando o Jogo - Versão Caseira !


Achamos um Jogo onde você precisa prestar atenção no posicionamento das peças suas e dos adversários e decidir entre avançar pela pista ou retardar ao máximo o movimento dos adversários.

Existem alguns conjuntos de casas que, se estiverem ali várias peças, você soma todas elas e poderá realizar o movimento de sua peça com o total obtido. Com isso, o Jogo tem possibilidades muito interessantes para uma corrida de sucesso !


Tabuleiro e Componentes - Versão Caseira !

Os componentes são mínimos, pois basta o Tabuleiro e 4 peças numeradas de 1 a 4 para cada Jogador. Com isso tem-se um Jogo com possibilidades maiores do que imaginamos pelo número de componentes que tem.

Bantu não é e nunca será um Top entre Jogos de corrida, mas mostrou-se uma agradável surpresa, por ser rápido e com algumas interferências bem diretas e interessantes entre os Jogadores.


Jogo em andamento - Versão Caseira !

Como não se acha por aí fácil, recomendamos fazer uma Versão Caseira. A nossa, fizemos o Tabuleiro desenhado (Precisamos melhorá-lo um pouquinho!) em um papel e utilizamos Tampinhas de refrigerantes em 4 cores e colados adesivos com as numerações.

Para aqueles que gostam de curiosidades, um bom Jogo para tê-lo sempre à mão, principalmente por ser rápido e de aprendizagem imediata !

Jogo em andamento - Versão Caseira !

Jogo em andamento - Versão Caseira !


Nenhum comentário: