Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2016

Jogos e Brinquedos feitos com Materiais Reutilizáveis !

Nossas Versões Caseiras, são confeccionadas artesanalmente e foram feitas para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda ! 




Nesta Quarta e Quinta-feira, estivemos na Ecobrinquedoteca do Parquie - Campinas SP para experimentar mais algumas Vivências e hoje estamos colocando algumas imagens de vários Jogos feitos por lá. 

Este Post pretende mostrar que muitos Jogos e Brinquedos podem ser feitos utilizando Materiais reutilizáveis.

Os Materiais das imagens, em sua maioria, seriam jogado no Lixo, mas com um pouco de paciência foi possível transformá-los em Jogos que tem atraido muito interesse por parte daqueles que frequentam a Ecobrinquedoteca.




A ideia de Reutilizar materiais está muito acima da idéia de deixar o Jogo ou Brinquedo final bonito. Não ! Isso, pra nós não está na ideia principal de quando começamos um Projeto. lguns jogos, realmente ficam muito bons e outros, devido à disponibilidade de Materiais que temos, deixam um pouco a desejar quanto à qualidade final.

O foco principal é o "Jogar" e o "Brincar", já que muitos dos trabalhos que a Ecobrinquedoteca possui, tem a finalidade de despertar o brincar, o sentar à mesa, o estar junto, o conversar, o divertir e tudo aquilo que faz a união de pessoas ter um propósito, que no caso aqui, é resgatar a criança dentro de cada um.




O aspecto lúdico como auxilio em uma Sala de aula também ocorre de forma mais indireta, embora tenhamos Jogos e Brinquedos que poderiam ser utilizados em Disciplinas específicas, e aqui inclui-se os diversos tipos de Categorias, como Abstratos, Matemáticos, Memória, Destreza, Lógicos e por aí vai.

A utilização destes Materiais, o Projeto e Criação (Fabricação propriamente dita!) acaba por despertar aspectos mais amplos dentro de uma Sala de Aula. Não é preciso apenas ter os Materiais, mas saber como transformá-los ! E aqui trabalha-se também o Grupo, de forma a haver uma união de ideias à fim de um Propósito específico.




Com isso, estamos fazendo nosso papel de divulgação dos Jogos e Brincadeiras, muitas vezes esaquecidas lá na infância e que hoje estão somente na memória.

Fazer principalmente as Crianças se engajarem neste propósito com uma competição "pesada", principalmente pelos Celulares com seus Jogos Eletrônico... Esta é a grande questão !

Como fazer com que aquele Jogo ou Brincadeira seja mais interessante que ficar entrando em Redes Sociais ou mesmo ficar Jogando com uma Inteligência Artificial é o grande papel daqueles que pretendem colocar em prática estas ideias.




Curiosamente, a reação de Alunos que frequentam a Ecobrinquedoteca é muito acima do que apenas "ter que estar lá". Talvez pelo fato da Ecobrinquedoteca possuir muitos Jogos e Brinquedos, todos feitos com Materiais reutilizáveis e com isso, estes Alunos terem a mesma sensação de quando entra em uma Loja de Brinquedos, pois existe o diferente, o colorido, a novidade. Acrescenta-se a isso, o fato de poderem fazer seus próprios Jogos, já que a Ecobrinquedoteca possui todos os Materiais e Ferramentas para a confeção.




E por fim, podemos dizer do Custo de se ter um Jogo, já que fica praticamente "Zero". Se o "Tempo" pode ser considerado como Custo, então temos aqui a única influência direta no Custo final do Projeto todo, pois fazer um Jogo ou Brinquedo utilizando Materiais reutilizáveis, requer tempo, paciência, dedicação, capricho e um pouco de criatividade.

O grande sonho das Coordenadoras da Ecobrinquedoteca é fazer com que cada Escola tenha a sua própria, mas muitas vezes, é encontrado resistência na própria Direção da Escola, devido muitas vezes ao Calendário e Tempo "apertado".




Temos certeza que uma Ecobrinquedoteca em uma Escola, acabaria por suprir algumas deficiências de Sala de Aula, bem como algumas deficiências de Falta de Atenção por parte de alguns alunos.

Um bom Projeto, com certeza faria com que a Escola saísse daquele "Quadrado cinzento" e tornasse algo mais prazeroso, tanto para quem ensina, quanto para quem aprende. E assim, estaríamos evoluindo, com resultados mais satisfatórios que os existentes, principalmente em Escolas de nossas Periferias !



















Um comentário:

Jogando em Família disse...

Muito boas ideias. Obrigado por compartilhar.