Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Circular Reasoning !

Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !


Imagem BoardGameGeek !


Nas nossas últimas idas na Ecobrinquedoteca do Parque - Campinas SP, levamos um "Protótipo de Versão Caseira", se assim podemos dizer, do Jogo Circular Reasoning.


Este Jogo chamou nossa atenção pelo fato de ter pouquíssmos componentes e por ter muita discussão no Forum do Jogo no Bgg e resolvermos riscar rapidamente o Tabuleiro e fazer as peças de Eva 2mm apenas para testarmos o Jogo e ver se realmente é interessante fazer uma Versão Caseira mais elaborada.


Imagem BoardGameGeek !


O Tabuleiro do Jogo é um Círculo dividido em 16 partes e seu Raio dividido em 4 partes, formando assim 4 aneis. Cada jogador possui 3 peças (Utilizamos Eva 2mm quadrados!) nos valores 2, 3 e 4. Além disso, existem 3 "Portais" (Demos este nome!) que servem como acessos dos aneis externos para os aneis internos do Tabuleiro. 

O vencedor do jogo é ser o 1º  a conseguir chegar com suas 3 peças no centro do Tabuleiro.


Imagem BoardGameGeek !


Como o jogo funciona:

O Jogador Inicial começará colocando qualquer uma de suas peças no anel mais externo. Existe um espaço próprio para os Jogadores entrarem no Tabuleiro com suas peças e poderá mover esta peça tantos espaços quanto indicado nela, tanto para a direita, quanto para a esquerda, dentro deste  anel externo.

Os demais Jogadores, à sua vez, também poderão executar suas ações.

No final da rodada, conta-se quantas peças (Independente dos valores) existem em cada anel e faz-se o movimento dos "Portais" sempre no sentido horário. Isso é feito para todos os 3 Portais existentes no Jogo. 

Exemplo: No anel mais externo existem 3 peças dos Jogadores, logo, no final da rodada o Portal referente a este anel deverá mover-se 3 espaços no sentido horário.


Imagem BoarGameGeek !


Sobre os Portais:

Toda vez que no final do movimento de uma das peças, ela ocupar o mesmo espaço do Portal, esta peça sai de um anel mais externo e vai para o próximo, mais interno.

Outra regra que faz sua peça mudar de anel, é quando sua peça está em um determinado local e, no final da rodada, devido ao movimento do Portal, este para no mesmo espaço. Neste caso, mesmo não sendo uma ação do Jogador, a peça também muda de anel.


Imagem BoardGameGeek !


Movimentos das peças dos Jogadores:

Os movimentos das peças dos Jogadores, podem ser feitos tanto no sentido horário, quanto no sentido anti horário e conta-se sempre espaços livres do anel. Se houver peças de outros jogadores, pula-se estes espaços, que não entra na contagem de movimento!


Versão Caseira !


Bloqueios:

Os bloqueios podem ser feitos somente quando as peças estão em um espaço para mudar de anel, já que por exemplo, se um jogador parar o movimento de uma peça no Portal (Que faria ele mudar de anel) e no anel seguinte haver alguma peça sua ou de outro Jogador bloqueando esta ação de mudar de anel, então esta peça deverá parar seu movimento e não muda de anel.


Versão Caseira !


O que achamos do Jogo:

Percebe-se que as regras são bem simples até, mas existe alguma estratégia a ser pensada, já que dependerá dos movimentos e posicionamentos das peças de todos os Jogadores, o sucesso ou não de troca de aneis e consequente prejuizo para atingir o objetivo final, que é chegar primeiro com as suas 3 peças no centro do Tabuleiro.

Nas primeiras partidas que fizemos, achamos o Jogo um pouco caótico e ainda não temos uma definição real de qual a capacidade de controle que os Jogadores tem de suas peças e quais as possibilidades de interferências no Jogo dos demais Jogadores.


Versão Caseira !


Jogo extremamente simples de ser feito uma Versão Caseira e certamente faremos uma Versão mais elaborada e maior, já que a que fizemos foi apenas para testes.

Circular Reasoning é um Jogo bem abstrato e lógico, mas, ainda não temos um posicionamento final de como classificaríamos.

Um jogo onde você faz contas de adição simples o tempo todo e tomadas de decisões como: Devo entrar com outra peça ou mover uma que já estão no Tabuleiro ? Devo mover uma peça que se encontra no Tabuleiro no sentido horário ou no sentido anti-horário ? Posso movimentar alguma peça de modo que no final do seu movimento, consiga impedir que alguma peça dos adversários não consigam mudar de anel ?


Versão Caseira !


Achamos interessante o conceito matemático do Jogo, pois você fica fazendo adições a cada jogada, tentando adivinhar onde os Portais de cada anel vão parar seu movimento, à fim de posicionar suas peças de tal forma, que no final do movimento, coincidam com a casa onde se encontra o Portal.

Jogo bem interessante e fácil de ser feito. Não se trata de algo excepcional, mas é bem simples e com um grau de estratégia até que elevado pelo que é ! Para aqueles que quiserem experimentar, nossa Versão Caseira já mostra como é simples de ser feito. Assim, cada um tira suas conclusões ! 

Por aqui, verá mesa novamente !



Nenhum comentário: