Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

RAGING BULLS ! Por que gostamos tanto deste jogo ?



Imagens retiradas da Página do Jogo no BoardGameGeek !

Raging Bulls foi nosso primeiro contato com Jogo "Roll/Flip Write" e gostamos tanto do Jogo, que acabamos fazendo um "Jogo Físico", que funciona da mesma forma que o Jogo utilizando Dados e Folha de Marcação. O resultado na Ecobrinquedoteca do Clube do Tabuleiro de Campinas foi tão grande, que tivemos, ao longo do tempo, que fazer várias outras Versões "físicas" para os interessados, inclusive, mudando o Tema.

Hoje vamos falar de Raging Bulls !

https://boardgamegeek.com/boardgame/228570/raging-bulls

Vídeo de uma partida do Jogo, utilizando nossa Versão física:



Raging Bulls é um Jogo destinado a 1 Jogador, onde você Joga várias Partidas tentando sempre superar sua maior Pontuação. Mas aqui no Clube do Tabuleiro de Campinas, sempre procuramos adaptar os Jogos e Regras para o público que frequenta nossa Ecobrinquedoteca e conseguimos mudar isso, fazendo com que o Jogo possa ser jogado de forma Cooperativa e também tirando o Jogo daquele "padrão" já conhecido de rolar Dados e fazer Marcações. 

Em Raging Bulls, o Jogador tem uma Folha de Marcação com 4 "Tabuleiros" que representa um "pasto", onde deverão ser colocados Bois e depois todos eles deverão ser cercados de forma a não haver 2 Bois no mesmo espaço cercado.



Importante: Se formos traduzir "Raging Bulls", teremos algo como "Touros malvados", mas aqui no Clube do Tabuleiro de Campinas, sempre apresentamos este Jogo sendo jogado com Bois e não Touros. Portanto fica aqui esta ressalva. 

Cada Tabuleiro do Jogo é o mesmo, sendo que o que muda é a quantidade de Bois que entrarão na Partida. Quanto maior o número de Bois, mais difícil vai ser cercá-los ! Inicia-se o Jogo com 3 Bois, depois 4, 5, 6 e, no final, soma-se a Pontuação dos 4 Tabuleiros e nas Partidas seguintes, tenta-se superar este valor obtido.



Aqui na Ecobrinquedoteca, jogamos não só de forma individual, mas de forma Cooperativa também, onde todos os Jogadores jogam a mesma partida, sendo que cada Jogador, isoladamente, à sua vez, toma a decisão do que fazer. Incentivamos, principalmente quando crianças estão à mesa, que exista a discussão do que fazer, trabalhando em conjunto.

Raging Bulls possuem Regras bem simples e com alguns exemplos antes da Partida, os Jogadores já saberão o que fazer durante a Partida toda.



O Jogo é composto da Folha de Marcação e 3 Dados ! Posiciona-se os Bois que entrarão na Partida (3, 4, 5 ou 6) rolando-se 2 Dados e colocando o Boi na intersecção das Linhas dos valores obtidos. Vale salientar aqui, que, para efeito de Jogo, o que vale é sempre o Ponto de intersecção, sendo que é proibido que alguma cerca passe sobre este Ponto (Passe sobre o Boi).



Colocado os Bois, inicia-se a Partida, sempre rolando 3 Dados.

No Tabuleiro, existe uma grade com locais (Extremidades) com valores de 1 a 6 nos 4 lados. Estes locais são os "Postes" onde serão construídas as cercas e, ao rolar os 3 Dados, o Jogador deverá escolher 2 deles e fazer uma Linha reta (Com régua) unindo os 2 Postes escolhidos (2 Valores dos Dados). Esta linha, será a cerca que vai separar a cercar os Bois.

Simples desta forma, mas não...

Se Raging Bulls fosse somente rolar Dados e escolher 2 deles para fazer cercas, o Jogo ficaria fácil, mas existem as "Regras dos Postes" que limitam muito a escolha dos Jogadores e são a principal "dor de cabeça" que os Jogadores terão que lidar durante a partida.

- Dados com Valores diferentes: Quando os 3 Dados rolados possuem valores diferentes, o Jogador terá, obrigatoriamente, de fazer sua cerca de Postes "vazios" (Sem cerca alguma partindo ou chegando nele).

- 1 Dupla e 1 Valor diferente: Quando, na rolagem dos 3 Dados, sair 1 Dupla e 1 Valor diferente, o Jogador poderá optar por utilizar o Valor diferente (Saindo ou chegando a um Poste sem cerca) e ter + 2 opções: Utilizar um dos Valores da Dupla e utilizá-lo normalmente conforme já escrito, ou, devido à Dupla, utilizar algum Poste utilizado 1 vez com alguma cerca.

- 3 Valores iguais: Quando, na rolagem dos 3 Dados, saírem 3 Valores iguais, poderá utilizar tanto os valores unitários separadamente (Poste 2 ao Poste 2, sendo outro Dado de valor 2 não utilizado) ou utilizar um dos Valores para sair de um Poste sem cercas (Valor isolado) até outro Poste que tenha 2 cercas.

Estas 3 Regras são responsáveis pelo encerramento do jogo, pois, à medida que o Jogo avança, os Postes vão sendo utilizados e as opções de escolhas começam a ficar escassas, até o momento em que o Jogador não tem opção alguma de fazer alguma cerca. Neste momento, encerra-se a Partida e faz-se a Pontuação. Outra forma da partida se encerrar é o Jogador conseguir separar e cercar todos os Bois que entraram na Partida.



Sobre a Pontuação:

Já descobrimos, pelo menos, umas 3 Pontuações diferentes para este Jogo, sendo que existe sim uma Pontuação definida nas Regras do Jogo, que estão na própria Folha de Marcação.

De uma forma geral:

- Pontua-se o número de Bois utilizados na Partida multiplicado pelo Número de Bois separados e cercados no final da Partida.

- Pontua-se número de Postes não utilizados.

- Existe uma Pontuação negativa, caso, durante a Partida, o Jogador queira re-rolar os 3 Dados, mas isso só pode ser feito 3 vezes e, para cada re-rolagem, o Jogador perde 3 Pontos.

Dependendo do Arquivo que baixarem, atentem-se as regras descritas na Folha de Marcação. estas Folhas estão disponíveis na seção de Arquivos na Página do Jogo no BoardGameGeek.



Do Jogo de Dados e Folha de Marcação para o Jogo físico:

Aqui na Ecobrinquedoteca do Clube do Tabuleiro de Campinas, procuramos sempre incentivar os frequentadores a fazerem seus próprios Jogos, utilizando Materiais Alternativos e como houve uma aceitação muito boa deste Jogo, decidimos fazer um "Jogo físico", utilizando Papelão, Pinos marcadores de Mapas e Elásticos (Além de uns Boizinhos feitos de Biscuit).



O resultado foi o esperado, pois conseguimos não alterar em nada as Regras e, como fizemos colorido e com Boizinhos em Biscuit e marcadores de Mapas coloridos, acabou chamando muito a atenção. Hoje é um dos Jogos que sempre colocamos à mesa, quando novos frequentadores vão à Ecobrinquedoteca.

Fizemos um Vídeo explicativo de como fizemos o Jogo:



O que achamos do Jogo ?

Raging Bulls foi uma das melhores descobertas, quando procuramos por Jogos que pudessem atender todos os tipos de público, pois não é um Jogo demorado, possui Regras fáceis de serem explicadas e exigem escolhas certas do que fazer durante a partida, mesmo que estas escolhas fiquem bem restritas do meio para o fim.

É um Jogo de Pontos ? Sim ! Onde os Jogadores sempre tentarão superar sua maior Pontuação, com determinado número de Bois e caiu muito no agrado de Crianças. Talvez aqui por nosso Jogo ser físico, mais colorido e a construção das cercas se dar de forma física também, além dos Boizinhos que chamam a atenção, Raging Bulls é um dos Jogos que sempre estão à mesa disponíveis aos frequentadores de nossa Ecobrinquedoteca e geralmente é um dos primeiros a ter mesa cheia.



Enviamos mensagem para o criador do Jogo entrar em contato com alguma Editora, que poderia fazer e vender este Jogo de forma física, já que a aceitação foi das melhores por todos os tipos de público.

A Versão impressa de rolar Dados e escrever, segue a mesma qualidade, pois o Jogo é o mesmo, sendo que a dificuldade aumenta muito, quando aumenta-se o número de Bois na Partida.

Para aqueles que gostam de Jogos "redondinhos", Raging Bulls é excelente para todos !

Ainda não entendemos porque alguma Editora não se interessou em lançar este Jogo físico, pois a aceitação daqueles que conheceram o Jogo foi a melhor dentre tantos e tantos Jogos que temos e que levamos ao conhecimento de todos. 

Jogo altamente recomendado !



Nenhum comentário: