Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

DIZZLE ! Roll & Write bem levinho, mas...



Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

Seguindo nossa Série de Postagens sobre Jogos "Roll/Flip Write", hoje vamos falar um pouquinho sobre Dizzle. Um Jogo desconhecido aqui no Brasil, mas que cumpre muito bem ao que se propôs, por entregar algo leve, mas não simples. Neste Jogo não é apenas rolar Dados e fazer Marcações. Escolhas de quais Dados escolher e onde posicioná-los em sua Folha de Marcação antes de fazer a própria Marcação, dependerão muito dos Valores obtidos nos Dados e quais destes Valores estarão disponíveis quando chegar sua vez de escolher um deles. Vamos falar de Dizzle !


Vídeo explicativo do Jogo (Em Castellano):





Jogos "Roll/Flip Write" possuem uma Estrutura central que é a rolagem de Dados (Ou revelação de Cartas) e com os valores obtidos, executar alguma Ação em sua Folha de Marcação, que pode ser escrever o próprio Valor ou fazer alguma Marcação, de forma a conseguir atingir alguns Objetivos.
Alguns Jogos, com esta mecânica simples, acabam por possibilitar aos Jogadores, a criação de muitos "Combos", que dão outras Ações ao Jogador, fazendo com que avancem bem naquilo que querem como Objetivo final.





Em Dizzle não temos estes "Combos", já que nosso Objetivo é preencher a maior quantidade de espaços possíveis, conseguindo alguns Objetivos espalhados pela Folha de Marcação, bem como completar a maior quantidade de Linhas e Colunas possíveis.

O que complica as coisas em Dizzle é como são feitas estas Marcações, já que cada Jogador escolhe 1 Dado e coloca sobre alguns espaço com o mesmo Número e que esteja conectado ortogonalmente a algum Dado ou espaço já Marcado. Isso limita as coisas, pois muitas vezes os Valores obtidos na rolagem, não ajudam muito.





Dizzle consideramos um Jogo um pouquinho mais complicadinho, pois a "sorte" da rolagem dos Dados e dos Números escolhidos pelos outros Jogadores e aqueles que sobram pra você escolher, acabam, muitas vezes, frustrando a possibilidade de completar alguma Linha, Coluna ou alguns dos Objetivos espalhados pelo Tabuleiro de Jogo. Não há muito o que fazer quando os Números não ajudam !

Se formos comparar Dizzle com outros Jogos que já postamos aqui no Blog, como Encore, por exemplo, que embora seja completamente diferente, ainda sim se assemelham um pouco, Dizzle está um pouco abaixo, pois em Encore ainda temos Opções de escolhas que não são assim tão dependente da "sorte" da Rolagem dos Dados.





Como este Jogo é aceito nos diversos Grupos:

Aqui na Ecobrinquedoteca do Clube do Tabuleiro de Campinas, temos Grupos de todas as idades, que vão desde Crianças/Alunos até Adultos/Idosos e procuramos colocar os mais diversos tipos de Jogos, de forma que todos possam conhecer e, mais que isso, comparar e escolher quais gostam mais e quais são de maior interesse, principalmente por parte de Educadores.

Dizzle consideramos um Jogo mais complicadinho para atingir todos os Objetivos propostos na Folha de Marcação e evitamos colocá-lo para Grupos de Crianças que ainda estão começando a conhecer este tipo de Jogo e para Grupos que ainda não conhecem estes Jogos mais elaborados, que necessitam de escolhas bem feitas.




 
O fator "Sorte" neste Jogo, embora tenhamos citado aqui nesta Postagem por várias vezes, não é algo que "quebra" totalmente o Jogo, pois, à medida que o Jogador avança em suas Marcações, mais possibilidades de escolhas aparecem, mas, uma vez colocado um Dado, temos a Regra que, obrigatoriamente, o outro (s) Dado terá que ser colocado Adjacente ortogonalmente a este primeiro Dado colocado. E aqui a "Sorte" é mais pronunciada, pois as opções de escolham tornam-se muito limitadas.

Saber escolher onde será colocado seu primeiro Dado ajuda muito nas possibilidades seguintes e é preciso enxergar isso. E enxergar isso, depende muito de cada Jogador, pois algumas pessoas tem mais facilidade para visualizar o "todo" e outras não. Por esta razão (Ainda) não recomendamos este Jogo para aqueles que estão começando neste mundinho de Jogos e mais especificamente, nos Jogos "Roll/Flip Write".





Algumas questões de produção do Jogo pela Editora, poderiam aqui ser mencionadas, mas procuramos evitar isso nas Postagens, já que nosso objetivo é falar sobre o Jogo em si e não naquilo que poderia ser melhorado quanto à Componentes e Layout de algum Jogo.

Dizzle não é um Jogo fácil, mesmo seguindo o "padrão" já encontrados em outros Jogos desta Categoria, pois a Regra de colocação dos Dados na Folha de Marcação depende muito do que o Jogo te oferece naquele momento. Por isso, "planejamento" é algo bem complicado de acontecer.





Porque gostamos de ter Dizzle como parte de nosso acervo em nossa Ludoteca ?

Dizzle não é um Jogo demorado, levando aí próximo de 30 minutos e com participação de até 4 Jogadores. O Jogo funciona bem com qualquer número de Jogadores, sendo que existe uma variação do Número de Dados que entram na partida, dependendo do número de Jogadores que estão jogando.

Gostamos de ter possibilidades de escolhas de Jogos, quando recebemos os diversos Grupos de pessoas em nossa Ecobrinquedoteca e Dizzle preenche bem um espaço, quando alguém quer algo sem muito peso, e que não seja tão complicado quanto às Regras.





Por aqui, procuramos sempre colocar Dizzle à mesa, quando colocamos o Encore, pois, embora sejam Jogos diferentes, seguem uma Linha muito parecida quanto à Jogabilidade e normalmente não temos problemas para ensiná-lo aos novos Jogadores.

Joguinho que, à primeira vista, possa parecer "mais do mesmo" quando falamos de Jogos "Roll/Flip Write", mas que possui suas diferenças que, para nós, são mais que suficientes para tê-lo na coleção, principalmente quando você trabalha Grupos de pessoas diversos e quer apresentar novidades.





Sua aceitação pelos Jogadores foi bem adequada ao que o Jogo oferece ! E Dizzle consegue sempre ver mesa, mesmo com nossa Ludoteca tendo outras opções nesta mesma Categoria de Jogos.





Nenhum comentário: