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quinta-feira, 26 de outubro de 2023

BRAVO ! Jogo "Encore" com mais opções...


Segue a Série de Jogos "Roll/Flip Write" que estamos postando aqui no Blog e hoje vamos falar de um Jogo já conhecido por quem acompanha nossas Postagens, pois já fizemos uma a respeito do Jogo "Encore" e hoje vamos falar de um Jogo que poderia simplesmente ser chamado de "Encore 2"... 

E como informamos na Postagem sobre o "Encore", existem nomes diferentes para o mesmo Jogo e este aqui você poderá encontrar como "Plenus 2" ou "Bravo":

https://boardgamegeek.com/image/5800993/bravo

Vídeo explicativo do Jogo (Em Espanhol):



Bravo é praticamente o mesmo Jogo "Encore", sendo que a única mudança é a adição de + 1 Dado e uma mudança de Cor que passa de Vermelho para um Pink. As Regras mudam somente para o Dado adicionado e não vamos aqui nesta Postagem, explicar como o Jogo funciona, mas dar nossa opinião do que esta adição de + 1 Dado acarreta no "jogar".

Para quem quiser conhecer a base deste Jogo, que é o "Encore", a postagem que fizemos pode ser acessada no Link abaixo. Inclusive, existe Vídeo que fizemos do Jogo:

https://clubedotabuleirocampinas.blogspot.com/2023/10/encore-otimo-e-facil-para-todas-as.html 

Temos em Bravo o mesmo Objetivo final de "Encore", que é preencher a maior quantidade de espaços possíveis em sua Folha de Marcação e conseguir alguns Bônus que darão uma Pontuação maior.



Mas o que muda no Jogo, com a adição de + 1 Dado ?

Este Dado, ao invés de Números e Cores (3 Dados de cada) utilizados no Jogo base, possuem Ações específicas que alteram a Regra geral de Marcação e dá aos Jogadores, outras possibilidades.

O "Jogador ativo" (Aquele que rola os Dados) deverá rolar todos os 7 Dados (3 de Cores, 3 de Números e este Dado adicional que foi incorporado ao Jogo) e optar por fazer 1 das 3 Ações possíveis:

- Escolher 1 par de Dados: Estes Dados devem sempre corresponder a 1 Dado de Cor e 1 Dado de Número e fazer as Marcações em sua Folha.

- Escolher o Dado de Ação:  Ao escolher este Dado de Ação (Este que foi adicionado ao Jogo), o Jogador executa imediatamente a Ação descrita.

- Passar: Tanto no Jogo "Encore", como no Bravo, passar, embora seja uma das opções a serem feitas pelos Jogadores, não é recomendado, mas como existe esta possibilidade nas Regras, deixamos aqui esta informação. 



Importante: Nas Regras originais, o Jogador, obrigatoriamente, tem que fazer todas as Marcações informadas no Dado escolhido, sendo que Valores maiores ou menores, proíbem qualquer Marcação. Esta Regra justifica a 3ª opção de escolha que é "Passar", já que, durante a partida, os Jogadores podem não ter opção de Marcação devido a esta Regra específica e sua Folha de Marcação não dar opção devido a outras Marcações já feitas. Aqui no "Clube do Tabuleiro de Campinas", deixamos aberto as possibilidades de Marcação, não exigindo o Número exato de casas a serem preenchidas em determinados Espaços. 

Desta forma, se o Jogador quiser fazer 2 Marcações (Dado escolhido de Valor 2) em alguma Área Azul com 5 espaços (Dado escolhido de Cor Azul), este Jogador poderá fazê-la normalmente. O mesmo se aplica para Valores maiores que o número de espaços disponíveis para Marcação. Neste caso, o restante dos Valores não utilizados são perdidos. Como exemplo, o Jogador poderá escolher um Dado de Valor 5 para preencher Área com 2 espaços somente.



 Quais são as Ações do Dado adicionado ao Jogo ?

Este Dado altera as Regras gerais de Marcação e o Jogador poderá utilizá-lo ou não e cada Face possui uma Ação específica:

- Bomba: Permite ao Jogador fazer as Marcações em uma Grade 2x2, sendo que não existe obrigatoriedade desta Grade estar Adjacente ortogonalmente a alguma Marcação já feita.

- Coração (2x): Sempre que o Jogador escolher o Dado com esta Face, poderá fazer uma Marcação específica para o Coração (Existe espaço para isso na Folha de Marcação), que informa quantos Pontos adicionais receberá, sempre que completar alguma Coluna. Ícone de Coração aparece 2 vezes nas Faces do Dado.

- 2 Estrelas: Permite ao Jogador fazer Marcações em 2 Estrelas quaisquer em sua Folha de Marcação, desde que estas Estrelas estejam Adjacentes ortogonalmente a alguma Marcação já feita.

- 3 Marcações em uma Linha qualquer: Permite ao Jogador, fazer 3 Marcações quaisquer em alguma Linha. Estas Marcações podem ser seguidas ou fragmentadas. Porém, cada Marcação terá que estar Adjacente ortogonalmente a alguma Marcação já feita.

- Bloco de cores: Permite ao Jogador escolher uma Cor qualquer e fazer Marcação em todos os espaços da Área desta Cor. É necessário que algum espaço desta Área esteja Adjacente ortogonalmente a alguma Marcação já feita.



O que achamos do Jogo ?

Existe aqui a necessidade de compararmos Bravo com seu antecessor "Encore", pois praticamente temos o mesmo Jogo e vamos fazer uma comparação baseado no público que geralmente Joga ambos os Jogos  !  

Na Postagem que fizemos sobre o Jogo "Encore", ressaltamos da facilidade do Jogo quanto às Regras e sua boa aceitação por praticamente todos os públicos, desde Crianças/Alunos até Adultos/Idosos, pois se trata de um Jogo com Regras fáceis, divertido, leve e com tempo de duração relativamente curto.



Bravo se descola um pouco disso e nossa opinião é que está "um degrau acima" do seu antecessor "Encore".

A adição de 1 Dado de Ação faz com que os Jogadores tenham muito mais opções de escolhas, fazendo com que sua Pontuação seja maior, devido às possibilidades que este Dado oferece. Nada assim excepcional. Apenas dá aos Jogadores, maiores possibilidades de escolhas.

Existe sim a sorte na rolagem deste "Dado de Ação" e qual Face estará disponível ao Jogador ativo e o que esta Ação dará de vantagem. Porém, é preciso deixar claro que quando esta Dado é escolhido, o Jogador deixa de fazer alguma Marcação, já que deixou de escolher um par com Valor e Cor.



O Jogador deverá decidir qual a melhor opção !

E como aqui no "Clube do Tabuleiro de Campinas", alteramos as regras do "Encore", de forma a deixar mais aberto as opções de Marcação, em Bravo mantivemos estas mesmas Regras e deixamos claro aos Jogadores a Regra de utilização do Dado com Ações:

- Jogador ativo escolhe o Dado de Ação: Neste caso, os demais Jogadores deverão escolher Dados restantes, com Valor/Cor, como no Jogo "Encore".

- Jogador ativo não escolhe o Dado de Ação: Neste caso, os demais Jogadores, podem ou não (Todos os Jogadores) escolher o Dado de Ação ou optar por escolher os 2 Dados com Valor/Cor.

Como já escrevemos, Bravo está um degrau acima do seu antecessor "Encore", pois esta adição do Dado de Ação abre um pouco mais o Leque de possibilidades de escolha aos Jogadores. Embora sejam Jogos praticamente idênticos, existe aqui algo a mais a ser pensado.

Bravo é destinado ao público Infantil/Idoso ?

"Encore", embora exista lá seus Objetivos a serem cumpridos, principalmente tentando atingir uma Pontuação mais alta possível e também conseguir a maior quantidade possível de Bônus durante a partida, possibilita a utilização do Jogo com Crianças/Alunos e também pessoas Adultas/Idosas, já que suas Regras são bem fáceis e o Jogo, de uma forma geral, agrada todos.

Bravo já limita um pouquinho isso, pois a adição do Dado de Ação exige que os Jogadores observem mais o "todo", de como está sua Folha de Marcação e quais as melhores opções do que fazer, quando os Dados são rolados.



Aqui, talvez, limitará um pouco o Grupo de Crianças/Idosos que poderá jogá-lo numa boa, pois existe algo mais a ser pensado. Seria interessante, antes de jogar Bravo, jogar "Encore" antes, para se familiarizar com a mecânica do Jogo. Feito isso, passar de "Encore" para Bravo será algo mais natural.

Uma simples adição de um Dado de Ação, melhorou o que já considerávamos bom  e Bravo, assim como seu antecessor "Encore" se complementam bem. Se for para ter um, Bravo seria o escolhido, mas "Encore" não fica atrás.

Bravo é um joguinho dos mais interessantes ! Melhor um pouquinho que seu, também bom Jogo, "Encore" !



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