Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

ON TOUR ! Fácil de jogar e complicadinho de vencer !


Seguindo nossa série de Postagens sobre Jogos "Roll/Flip Write", hoje vamos falar de um Jogo com pouquíssimos Componentes, facílimo de ser jogado, mas com um final de partida bem complicado. Mais que isso, neste Jogo precisamos escolher muito bem o que estamos fazendo durante a partida, de forma a nos beneficiarmos lá no final, quando realmente o Jogo acontece. Um diferencial interessante, pois somente no final você fará a Ação que dará ou não a vitória, e, tudo depende do que você fez desde o início: Vamos falar de On Tour !

https://boardgamegeek.com/boardgame/251412/tour

Vídeo de uma partida completa do Jogo (Em Inglês):



On Tour segue o "padrão" já conhecido de Jogos "Roll/Flip Write", onde precisamos rolar Dados e fazer Marcações em Folhas, mas neste Jogo também temos a utilização de Cartas, que determinam onde devemos fazer nossas Marcações. Já os Dados informam os Valores que deverão ser escritos nestes espaços.

Um diferencial aqui, é que são utilizados 2 Dados D10 (10 Faces numeradas de 0 a 9) e os Jogadores terão que utilizar os 2 Valores para formar um único Número. Com isso os Jogadores, na rolagem dos Dados, podem obter desde um 00 (Zero-Zero) até um 99 (Nove-Nove), fazendo com que o "leque" de opções de valores seja bem alto. 



A Folha de Marcação dos Jogadores, possui um Mapa dos Estados Unidos, dividido em várias Regiões e estas Regiões são divididos em vários Estados. Cada Estado é representado por uma Carta específica (Bem como a Região onde se encontra) e, caberá ao Jogador escolher um Valor e fazer a Marcação deste Valor no estado informado pela Carta.



Os Jogadores sempre terão, a cada rodada, 3 Cartas disponíveis e as Regras de escrita de Valores nos Estados seguirá sempre da seguinte forma:

- Rola-se os 2 Dados D10 e, com os 2 Valores, deverão obrigatoriamente escrever 2 Números em 2 Estados escolhidos. Lembre-se que os Jogadores possuem 3 Cartas e, destas, deverá então escolher 2 delas, onde serão escritos os Números. Os Números escolhidos sempre serão representados pelas 2 possibilidades na rolagem de 2 Dados. Por exemplo: Se os Valores rolados foram 2 e 6, os Jogadores deverão utilizar o Número 26 e também o 62.  

- Cartas possuem uma Região e, caso o Jogador escolha escrever um Número em algum Estado informado na Carta escolhida, deverá fazer um Círculo em volta deste Número. Mas existe uma outra possibilidade de escrita de Número, onde o Jogador desconsidera o Estado e só considera a Região, abrindo mão assim, de fazer o Círculo ao redor do Número escrito (Mais sobre o significado deste Círculo, informaremos mais à frente). Se fizer desta forma, o Jogador escolhe qualquer Estado daquela Região informada pela Carta e escreve um Número, mas, neste caso, não faz um Círculo sobre ele.

- Se na rolagem de Dados, saírem 2 valores iguais (00, 11, 44, 88...), os Jogadores terão 2 opções de escolha: A primeira opção é descartar este Valor obtido na rolagem dos 2 Dados D10, escolher 1 Carta e, naquela Região, escrever 1 Estrela em qualquer Estado. Estrelas são "curingas" e serão explicadas mais à frente ! A segunda opção é utilizar o Valor obtido na rolagem dos 2 Dados D10, escolher 1 Carta e escrever este Valor em qualquer Estado daquela Região informada pela Carta.



Mas qual a finalidade e importância de escolher bem os locais e os Números na Folha de Marcação ?

On Tour exige "planejamento", pois somente depois que todos os Estados estiverem escritos com um Número, os Jogadores deverão traçar uma Rota contínua passando pelos Estados. Quanto maior a Rota, mais Pontos darão aos Jogadores. Esta Rota deverá sempre ter Números crescentes e é considerada como correta, quando também, durante o traçado, ela conter 2 ou + Números iguais e seguidos. Isso é valído ! Como exemplo, podemos ter uma Roa com Valores ...9, 17, 17, 23, Estrela, 45, 45, 57, 65, 65, 65, 78, Estrela, 82, 94...  

Pontuação final = Número de Estados em que passa a Rota + Número de Estados com Círculos em que passa a Rota.

Aqui podemos então, explicar a importância dos Círculos e Estrelas:

- Círculos: Quando o Jogador escreve algum Número que coincida Região e Estado, deverá fazer um Círculo ao redor. Tematicamente falando, já que On Tour refere-se a uma Banda de Música que resolve fazer sua Turnê pelos estados Unidos, podemos dizer que Estados com Círculo são os locais em que a Banda parou para fazer seu Show. Quanto mais locais com Círculos, + Pontos darão ao Jogador.

- Estrelas: Os Jogadores colocam "Estrelas" em Estados, quando, na Rolagem dos 2 Dados D10, os 2 valores são iguais. Isso não é uma obrigatoriedade, já que, como escrevemos antes, poderá utilizar o Valor, se quiserem. Estrelas são coringas ! Portanto, ao traçar sua "Rota" no final da partida, elas podem ser qualquer Valor.



O que achamos de "On Tour":

De todos os Jogos "Roll/Flip Write" que temos, On Tour é o que foi mais fácil jogar, mas o mais difícil de planejar.

O maior problema deste Jogo é saber lidar com que o Jogo te oferece a cada Rodada, pois o "Leque de opções" do que fazer não é muito grande. Você tem 3 Cartas reveladas com Regiões/Estados e 2 Valores designados pela rolagem dos 2 Dados D10.



Outro problema que temos que resolver é como planejar isso desde o início da partida, pois dificilmente você vai conseguir fazer sua Rota no decorrer dela, pois depende da "sorte" das Cartas e Valores dos Dados, que você não sabe quais são.

Esta foi a maior dificuldade quando explicamos o Jogo para novos Jogadores e uma das formas que deu certo, foi explicar o Jogo "do fim para o começo". Assim, desde o início da Partida, os Jogadores já sabem o que terão que fazer como última Ação do Jogo, que é traçar a melhor Rota possível.

Não é um Jogo simples ! 



Este Jogo exige que você jogue, pelo menos 1 partida, apenas para entender as consequências das colocações de Números nos Estados durante o decorrer da Partida e o que eles trouxeram de benefícios na construção de sua Rota e principalmente na sua Pontuação final.

Pelos Componentes e Regras, On Tour é até que muito bem elaborado e exige não só planejamento, mas uma atenção maior, comparado a outros Jogos "Roll/Flip Write" que já postamos aqui no Blog. Um Jogo dos mais interessantes, com tempo em torno de 20 minutinhos, mas que entrega algo muito bom aos Jogadores.






Nenhum comentário: