Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 28 de outubro de 2023

MY CITY: ROLL & BUILD - Um joguinho de Campanha dos mais legais !


Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

Seguindo nossa Série de Postagens sobre Jogos "Roll/Flip Write", hoje vamos falar de um joguinho muito interessante, que não foge ao "padrão" dos Jogos desta Categoria e que possui uma "Campanha" para finalizá-lo totalmente. Vamos falar de My City: Roll & Build

https://boardgamegeek.com/boardgame/351476/my-city-roll-build

Vídeo explicativo do Jogo (Em Castellano):



Neste Jogo, teremos que fazer Construções em uma Área delimitada por uma Grade e com Árvores, Pedras e um Rio que passa bem no meio. O Jogo apresenta alguns tipos de Construções, simbolizados pelo preenchimento que teremos que fazer nestes espaços e o que define quantos Espaços e quais Construções teremos que fazer, são 3 Dados, sendo que 2 deles representam os Espaços e um deles representa o tipo de Construção a ser feito. Os 2 Dados que representam os Espaços, informam também qual é a Forma que os Jogadores deverão fazer suas Marcações, sendo que poderão girar e espelhar esta forma, de acordo com a sua conveniência.



Esta Área delimitada por uma Grade, possui Espaços onde poderemos fazer nossas Construções, que serão feitas de forma muito parecida com o já conhecido "Tetris", sendo que, obrigatoriamente, teremos sempre que fazer alguma Construção, partindo de algum Espaço adjacente a alguma Construção já feita.

Devido à rolagem dos Dados, existe uma aleatoriedade de quantos Espaços e qual Construção os Jogadores deverão fazer as Marcações. Muitas vezes, não sairá aquele número de Espaços, Construção e também a Forma e caberá aos Jogadores, decidirem se utilizarão as informações recebidas ou deixarão de fazer suas Marcações. Caso não façam Marcação alguma, haverá uma Penalização no final da Partida, dependendo de quantas vezes o Jogador abriu mão de fazer as Marcações.



Nenhuma Construção poderá atravessar o Rio que cruza a Área, o que torna um limitador de Espaços, já que este Rio possui curvas, criando espaços restritos para determinadas Formas. Além disso, existem "Pedras" no terreno e os Jogadores, se possível, terão que construir sobre todas elas, pois "Pedras" visíveis penalizarão os Jogadores em suas Pontuações finais. E por fim, temos Árvores, que darão Pontos aos Jogadores se estiverem visíveis. 

Tudo que escrevi até agora, se refere ao "Jogo base", sendo que existe neste Jogo uma "Campanha", onde os Jogadores, à medida que forem jogando, vão evoluindo sua "Cidade" através de novos desafios. Estes Desafios são novas Áreas, com novos elementos e novos objetivos, sendo que existe um "complicador" a cada avanço em sua Campanha.



Jogos deste tipo são muito interessantes, pois sair daquele "mais do mesmo" a cada partida. 1 Elemento a mais que você acrescente ao Jogo, trás mudanças consideráveis, já que existe a aleatoriedade dos Dados e algum complicador, que vai dificultar as coisas para os Jogadores.

O que achamos deste Jogo e sua aplicação com diversos Grupos:

Jogos "Roll/Flip Write" foi uma das maiores novidades nos últimos anos, sendo que o "boom" se deu no advento da Pandemia, onde alguns Autores/Editores, optaram por disponibilizar alguns Jogos para quem estava em quarentena. A aceitação foi muito boa e, de lá pra cá, tivemos excelentes lançamentos de Jogos que hoje estão no Mercado. A qualidade dos Componentes e também dos Objetivos deram um salto de qualidade muito grande e hoje podemos encontrar Jogos desta Categoria que vão dos mais simples até os mais complexos, passando por diversos Temas.



My City: Roll & Build, embora tenha seus Objetivos de Campanha, é um Jogo bem fácil de ensinar e Jogar, sendo que os Jogadores precisam "apenas" decidir onde fazer as Marcações de suas Construções, de forma que, ao final da Partida, tenham a melhor Pontuação possível. 

A mecânica tipo "Tetris", designada pela rolagem dos Dados, é do agrado de muitos Jogadores pois é divertido e gostoso de Jogar. A simbologia de cada Construção, feita de forma bem simples (Preenchimento total, linhas paralelas e "X") também ajuda muito, pois não há necessidade, como em outros Jogos, de desenhar algo específico. O Jogo é bem claro e as Marcações ficam bem claras aos Jogadores, de como tudo está distribuído em sua Folha de Marcação.



Jogos com estas características, embora "pareçam" abstratos devido à forma como as Construções são representadas, agradam pela facilidade do "jogar". Tudo muito simples: Rola-se os Dados e faz-se as Marcações. Isso atrai muitos Jogadores, pois as partidas não são demoradas e geralmente 2 ou 3 partidas são jogadas em seguida.

Consideramos My City: Roll & Build como um jogo mediano, sem muitas Regras e Objetivos difíceis de serem executados e acreditamos que sua utilização com os diversos tipos de público, desde Crianças/Alunos até Adultos/Idosos, sejam bem aceitos. Sempre procuramos informar em nossas Postagens, sobre a utilização do Jogo com Crianças e este Jogo se encaixa naquilo que queremos aqui na Ecobrinquedoteca, pois suas Regras bem simples ajudam bastante e, no decorrer da Partida, que é rápido, é gostoso você ver sua Cidade se formar e preencher todos (Ou quase todos) os Espaços em sua Folha de Marcação.



Existem competição ? Sim ! Já que os Jogadores estão tentando fazer suas Construções, de forma a obter a maior quantidade possível de Pontos, mas mesmo que você acabe deixando isso de lado, principalmente quando queremos jogar com nossas Crianças/Filhos/Alunos, ainda sim My City: Roll & Build acaba se encaixando bem neste propósito, que é sentar-se à mesa e jogar.

Um joguinho dos mais interessantes e que merece estar na "Ludoteca" de cada um !






Nenhum comentário: