Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

FLEET: THE DICE GAME - Um dos melhores Roll and Write !


Aqui no Clube do Tabuleiro de Campinas, estamos fazendo algumas experiências com Jogos Roll/Flip Write e alguns caíram no agrado de muitos que frequentam nossa Ecobrinquedoteca. 

Jogos como os da Trilogia "Q" (Quixx, Qwinto e Qwantum), bem como os lançados pela PostMarkGames (Voyages, Aquamarine e Waypoints), bem como outros que temos por aqui, como o excelente "Optimus" e também o "Rajas of the Ganges: The Dice Charmers", tem atraído a atenção daqueles que tinham alguma rejeição nos Jogos Roll/Flip Write.

Hoje vamos falar de um Jogo que agradou muito e que ultimamente tem ido à mesa de forma bem constante: Fleet: The Dice Game.

https://boardgamegeek.com/boardgame/245961/fleet-dice-game

Fizemos um Vídeo deste Jogo, simulando uma partida para 2 Jogadores:



Neste Jogo, somos habitantes de uma Vila pesqueira e temos que desenvolver nossa Vila, bem como pescar a maior variedade de Peixes, de forma a conseguir Bônus e, consequentemente, conseguir uma maior Pontuação no final da partida.

Trata-se de um Jogo de "cobertor curto", já que os Jogadores não vão conseguir fazer tudo que o Jogo oferece de possibilidades. Desta forma, terá que fazer escolhas de qual caminho seguir e o que fazer para conseguir uma boa quantidade de Bônus e Pontuações nas Construções que poderá ter ao final da partida.



Embora tenha uma Folha de Marcação um tanto quanto carregada de informações, achamos que Fleet: The Dice Game tem uma das melhores que temos por aí, quando se trata de locais a serem preenchidos pelos jogadores. 

Geralmente, Jogos Roll/Flip Write bem elaborados e de dificuldade Média para Alta, possui uma quantidade considerável de locais onde podemos fazer Marcações. Vide por exemplo "A Muralha de Adriano", que consideramos, de todos que conhecemos, o que possui a Folha de Marcação mais carregada. Isso faz com que os Jogadores tenham um conhecimento amplo/prévio do que cada local dará de oportunidades futuras e em alguns Jogos que testamos, embora as Regras esclareçam bem o que fazer e como se beneficiar de cada local, alguns mostram certa "poluição" visual, dificultando assim o entendimento do Jogo.



Fleet: The Dice Game, embora tenha lá sua Folha de Marcação um tanto quanto carregada, organiza muito bem os locais, de forma que os Jogadores sabem muito bem o que significa cada uma das Regiões e como elas se relacionam durante a partida. Possui um local para assinalar em que rodada está e em que fase da rodada está. Isso ajuda muito durante a partida.

Quanto ao Jogo em si, não foge muito ao "padrão" dos Roll/Flip Write, que é fazer escolhas que te dê vantagem futura e mais que isso, fazer que estas escolhas criem "combos" interessantes, fazendo assim que uma Ação específica, desencadeie outras possíveis de serem feitas.



Aqui no Clube do Tabuleiro de Campinas, embora nas partidas os Jogadores tivessem tomado "caminhos diferentes", a Pontuação final acabou ficando bem apertada, o que mostra um equilíbrio muito interessante, independente do caminho que o Jogador toma.

Tempo do Jogo dentro daquilo a que se propôs, entre 30 e 45 minutos e com Regras que obrigam o Jogador a realizar, pelo menos 1 Partida, para entender como tudo está "amarrado" dentro de cada espaço na Folha de Marcação.



Dos Jogos que colocamos à mesa, Fleet: The Dice Game foi um dos que mais agradou, e colocamos ele entre os 3 melhores até agora, juntamente com "Optimus" e "Rajas of the Ganges: The Dice Charmers". 

Para aqueles que gostam de Jogos  Roll/Flip Write bem elaborado, recomendamos muito !







2 comentários:

Rubens Caruso Junior disse...

Jogo muito interessante! Ótima resenha como sempre Wagner!

Tiozão disse...

Tiozão amou tb a análise, Topissima