Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2021

TANTRIX - Um excelente "Velho de Guerra" !


Jogos bons transpassam o tempo e mostram a qualidade de sua criação. E hoje vamos falar de um Jogo que já está fazendo 20 anos: TANTRIX !:

https://boardgamegeek.com/boardgame/1038/tantrix 

TANTRIX pode ser jogado tanto em disputa entre jogadores, quanto de forma solitária, buscando padrões o objetivos, com duração próxima de 30 minutos, o que já é uma grande vantagem, pois pode-se criar "melhores de 3", por exemplo.



O Jogo é constituido de Peças hexagonadas, com desenhos de Linhas em 4 cores possíveis, sendo que cada Peça contêm somente 3 delas.



Seu objetivo neste Jogo, é formar o caminho mais longo possível, ou fazer com que sua linha se "feche", formando Anéis regulares ou não. Para a pontuação final, conta-se as Peças da Linha mais longa de cada jogador ou a quantidade de Peças que formaram o Anel, mas neste último caso, o valor é contado em dobro, devido à dificuldade de se conseguir estes objetivos. Pega-se o maior valor de cada jogador e vence quem obteve a maior pontuação.



TANTRIX, à princípio, não irá agradar muitos jogadores, pois temos aqui um "Jogo abstrato", com Regras bem simples de colocação, embora existam algumas particularidades de posicionamento, principalmente falando em "Peças forçadas", quando existe um espaço entre 3 Hexágonos. Neste caso, o jogador terá que, obrigatóriamente e se possível, completar estes espaços antes de fazer suas próximas jogadas. Tambem existe Regra proibindo a colocação de uma "Quarta peça" formando "Espaços forçados" e também colocação de Peças que criem "Espaços forçados" sempre com a mesma cor.



Esta Regra para "Peças forçadas" evita que no Tabuleiro que está sendo formado com a colocação de peças, sejam criados "buracos", fazendo com que o Conjunto de Peças se torne sempre homogêneo. Se por um lado, força o Jogador a ter que colocar uma peça, desde que seja possível, por outro, dá a vantagem do Jogador executar novamente sua Ação, o que pode ocorrer de um mesmo Jogador executar várias Ações à sua vez.



Cada Jogador, no início da partida escolhe uma das 4 cores de Linhas e tentará fazer com que esta seja a maior de todas, porém, existe uma dificuldade considerável para se conseguir isso, uma vez que é preciso escolher bem onde irá pocionar sua Peça, sendo que muitas vezes, o posicionamento pode se dar no intuito de travar Linhas longas dos adversários.



Não é um Jogo fácil, embora pareça !



Para quem não conhece, tem-se uma ideia de que é um Jogo de colocação de peças apenas, com um fator de sorte envolvido quando você pega os Hexágonos, mas você sempre tem 6 deles à sua disposição e conseguir enxergar possibilidades, muitas vezes é bem complicado, pois elas podem estar ali, mas você não conseguir vê-las.



Infelizmente, TANTRIX já é bem "Velho de Guerra" e dificilmente conseguiremos encontrá-lo em Lojas de Jogos, mas mostrou seu valor com o passar do tempo, pois mesmo com o lançamento de centenas de Jogos todos os anos, ainda consegue manter sua posição de destaque em sua Categoria. e Mecânica característica deste tipo de Jogo.


Nenhum comentário: