Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Isle of Trains !


Dando continuidade às nossas postagens de Jogos completamente desconhecidos, mas que apresentaram surpresas agradáveis quando colocados à mesa, hoje vamos falar de "Isle of Trains":

https://boardgamegeek.com/boardgame/154906/isle-trains 



"Isle of Trains" é um Jogo de 2014 e possui uma característica bem interessante, pois é composto de Cartas somente, que de forma genial, consegue colocar todos os Componentes que teríamos em um Jogo.



Cada Carta contêm informações que poderão ser utilizadas pelos jogadores, conforme sua finalidade, fazendo com que ela seja de "Multi-uso" e possui vários ícones:

- Um desenho representando se ela é Locomotiva ou Vagão, bem como seu nome

- Capacidade de carga

- Mercadoria transportada

- Benefícios da Carta quando jogada

- Tipo de Mercadoria 

- Peso

- Custo de Construção

- Pontos de Vitória da Carta



Embora pareça muita informação para uma Carta só, uma vez que jogou "Isle of Trains", saberá como utilizá-la, pois é bem organizada e com informações bem claras aos jogadores do que se trata aquela Carta e como ela poderá ser utilizada durante a partida.

De uma forma geral, você começará o Jogo com Locomotivas, e poderão comprar Vagões para colocar nestas Locomotivas para transportar Produtos e conseguir alguns objetivos que são informados em algumas Cartas simbolizando um Mapa, em que se exige determinado número de Produtos.



Em resumo, você compra Locomotivas, melhora cada uma delas, compra Vagões, Compra Produtos e entrega a determinados destinos.

O que gostamos neste Jogo, é que esta "receita" de Compra, Transporte e Venda de Produtos já é bem conhecida de todos nós, mas conseguir colocar tudo isso apenas com Cartas, foi realmente bem interessante.



Fizemos uma Versão caseira deste Jogo, pois não foi lançado por aqui e o único senão que encontramos foi o número de Cartas, que achamos muito pouco. 54 Cartas pareceu Cartas de menos para Jogo de mais, tanto que optamos por fazer 2 Conjuntos de Cartas, fazendo com que o Jogo fique mais "aberto" quanto aos objetivos. 




Quando jogamos apenas com o Conjunto de 54 Cartas, não tivemos a possibilidade de concluirmos vários objetivos que tínhamos planejado e estávamos trabalhando para eles. E com a colocação de um novo Conjunto, o Jogo se encaixou perfeitamente.



Com a aquisição de mais um Conjunto de Cartas, acabamos por corrigir um problema do Jogo, quando jogado com 3 ou 4 Jogadores, pois elas acabaram muito rapidamente e muitos nem conseguiram completar objetivo algum. Estranho o Autor não ter percebido isso !

"Isle of Trains" é um joguinho muito interessante e que nos agradou demais pela sua simplicidade e pelas possibilidades que ele nos oferece, encaixado tudo em um Jogo de Cartas. 



Com a utilização de 2 Conjuntos de Cartas, as possibilidades estratégicas aumentaram consideralvemente, mas não aumentaram em muito o tempo de Jogo, que girou próximo de 1 hora.

Para aqueles que gostam de conhecer Jogos que saem do "padrão comum",  "Isle of Trains" mostra-se como algo que merece atenção.



Jogo que recomendamos ! 


Nenhum comentário: