Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

TANTRIX Discovery - Ótimo Jogo para crianças !


Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !


Hoje vamos falar de um dos Jogos mais interessantes que encontramos, principalmente quando utilizado por crianças, pois exige Atenção e Lógica: TANTRIX Discovery !

Vídeo explicativo do Jogo:




Este Jogo é uma das variações do Jogo TANTRIX, que tanto nos agradou, porém, em TANTRIX temos um Jogo competitivo e indicado a adultos, já que existe certa complexidade para que os Jogadores cumpram seus objetivos.


Em TANTRIX Discovery, temos um Jogo composto por apenas 10 Hexágonos e cada um deles (Assim como no TANTRIX original !) temos um Número que pode ser nas 4 cores das Linhas existentes no Desenho de cada um dos Hexágonos.

Temos então:

- Valores 1, 2, 3 e 9 na cor Amarela

- Valores 4, 5 e 10 na cor Vermelha

- Valores 6, 7 e 8 na cor Azul

Repare que não existe para esta Versão do TANTRIX Discovery, valores referentes a 4ª cor utlizada no Jogo, que seria a Cor Verde.




Os objetivos do Jogador (Trata-se de um Jogo solitário !) é muito simples, porém exige Atenção e Lógica para cumprir cada um deles.

No início da partida, o Jogador deverá pegar as Peças 1, 2 e 3 (Cor Amarela), virar para a Face com os desenhos das Linhas e formar um "Círculo fechado" de cor Amarela.

Feito este objetivo, ele pegará a Peça 4 (Cor Vermelha), juntas às Peças do primeiro Objetivo e formar um "Círculo fechado" de cor Vermelha.




Faz-se o mesmo com as demais Peças, que vão entrando, uma a uma e indicando a Cor do "Círculo fechado" que deverá ser formado.

Com isso, os Jogadores terão vários Objetivos a serem cumpridos e aqui temos um resumo deles:

- Peças 1, 2 e 3 deverão formar um "Círculo fechado" de Cor Amarelo

- Peças 1, 2, 3 e 4 deverão formar um "Círculo fechado" de Cor Vermelho

- Peças 1, 2, 3, 4 e 5 deverão formar um "Círculo fechado" de Cor Vermelho

- Peças 1, 2, 3, 4, 5 e 6 deverão formar um "Círculo fechado" de Cor Azul

- Peças 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 deverão formar um "Círculo fechado" de Cor Azul

- Peças 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 deverão formar um "Círculo fechado" de Cor Azul

- Peças 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 deverão forar um "Círculo fechado" de Cor Amarelo

- Peças 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 deverão formar um "Círculo fechado" de Cor Vermelho

Reparem que a última Peça do Conjunto indica qual a Cor do "Círculo fechado" que deverá ser formado e, segundo consta no manual, se você tiver 2 Conjuntos de Hexágonos (De 1 a 10) e você acrescentar sempre 1 Peça hexagonada, esta indicará a Cor do "Círculo fechado" que poderá ser feito. Desta forma, é possível ampliar ainda mais a dificuldade dos Objetivos, mas por aqui testamos apenas de 1 a 10 e funcionou direitinho.




O que achamos desta Versão TANTRIX Discovery:

Fizemos nossa Versão Caseira para testar o Jogo e tivemos dificuldades acima de 5 Peças. E estas dificuldades aumentaram muito quando chegamos perto das 10 Peças. Isto para uma pessoa adulta tentando fazer todos os "Círculos fechados" possíveis.




O problema é que não basta apenas você fazer seu "Círculo fechado", mas fazer com que as outras cores das Linhas existentes nos Hexágonos também coincidam com as Peças que estão ao redor e ainda por cima, não deixar "Buracos" no Conjunto dePeças que está sendo montado.




Ainda não tentamos o Jogo, utilizando 2 Conjuntos, mas mesmo para 1 Conjunto apenas de 10 Peças, pelo menos os últimos 5 Objetivos você tem certa dificuldade de posicionamento, pois existem muitas possibilidades de colocação dos Hexágonos e em alguns casos até fizemos o "Círculo fechado", mas haviam "Buracos" ou as cores das Linhas não coincidiam.

Posso utilizar este Jogo com Alunos/Filhos/Crianças ?

TANTRIX Discovery mostrou-se excepcional, mesmo composto por um número diminuto de Peças (10 Hexágonos) já que exige atenção e Raciocínio lógico por parte de quem está Jogando. 




Utilizá-lo em Sala de Aula pode ser muito interessante, pois você pode realizar tanto Partidas individuais, quanto coletivas, fazendo um Jogo Cooperativo, onde todos tentam resolver os Objetivos propostos.

Dependendo da idade do Grupo, é possível fazer o Jogo utilizando, por exemplo, numeração que vai de 1 a 5 somente, tornando o Jogo mais simples.




TANTRIX Discovery, assim como o TANTRIX original, não foi lançado no Brasil, mas é possível pegar imagens de todas os Hexágonos (Na página do Jogo no BoardGameGeek existe estas imagens) e adaptá-lo por exemplo a um tema mais simples, utilizando Estradas, Ferrovias, Caminhos entre outras alternativas (Desenhos como o Carcassonne, por exemplo, que possui Tiles com desenhos que parecem feitos à mão) e com isso experimentá-lo.




TANTRIX e esta Versão TANTRIX Discovery chamou muito nossa atenção peça simplicidade de Regras e complexidade nos Objetivos e mais ainda esta Versão por possuir apenas 10 Hexágonos e mesmo assim, manter sua complexidade, principalmente quando utilizadas todas as Peças hexagonadas.




Para aqueles que gostam de Jogos bem feitos e que podem muito bem serem aplicados com Alunos/Filhos/Crianças, desenvolvendo a Atenção e o Raciocínio, recomendamos muito, pois foi uma das boas descobertas neste nosso mundinho de Jogos.



Nenhum comentário: