Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Guia de como fazer "Tiles" (Componentes) para jogos, utilizando Eva 2mm !


Muitos colegas de Grupos de Jogos, tem perguntado como fazemos algumas Peças de Jogos (Tiles) e nesta postagem vamos dar algumas sugestões, quando utilizadas placas de "Eva 2mm", que normalmente são vendidas em Papelarias.

Eva 2mm, pra nós do Clube do Tabuleiro de Campinas, tem sido o Material que mais utilizamos quando precisamos fazer Peças Quadradas, Hexagonais, Triangulares ou qualquer outro formato e quando estas Peças não possuem uma Área muito grande, pois um dos invconvenientes da utilização de Eva 2mm é que pode "empenar", quando utilizado em formatos grandes, mesmo que seja feito um "sanduíche" (Colagem nas 2 faces da Peça). Por aqui, já fizemos quadrados de 9x9 cm e não tivemos problemas até agora, mas evitamos peças neste tamanho.



Cores:

Uma das vantagens mais significativas da utilização do Eva 2mm é que existem dezenas de cores que poderemos utilizar, diferenciando desta forma, as Peças que iremos utilizar, destacando e facilitando a visualização quando colocado à mesa junto com outros Componentes do Jogo.



Facilidade de corte e alguns cuidados:

Por aqui, utilizamos "Placa de corte", Estilete e Régua de Aço e raramente utilizamos Tesoura. Também utilizamos "Furador" ou "Faca". Pedimos para uma Empresa que faz "Facas de corte", fazer para uso somente com Eva 2mm e no formato que queríamos (Círculo com Diâmetro de 3 cm). O resultado da utilização destas "Facas de corte" ficou boa, porém, aquem daquilo que queríamos. Desta forma, abandonamos a ideia de fazer Círculos em Eva 2mm e quando precisamos deste formato, compramos na Ludeka ou pedimos para Empresas que fazem Corte à Laser em Mdf, mas o custo, neste caso, sobe muito e não compensa fazer poucas unidades. "Facas de corte" não deixam Peças ruins, aliás, ficam boas até, mas simplesmente não gostamos e ainda utilizamos quando precisamos de um ou outro Círculo.



Conceito de "Aresta": Na Geometria, Aresta é um tipo específico de segmento de reta que liga 2 Vértices de um Polígono, Poliedro ou Polítopo de dimensão maior. Em um Polígono, uma Aresta é um segmento de reta em sua borda e é frequentemente chamado de "Lado". 

 Para o corte de Arestas, utilizamos Régua e Estilete, cortando o Eva 2mm em uma "Placa de Corte" e o resultado tem sido Muito bom e praticamente tem sido o único Material que utilizamos, quando precisamos fazer Peças de Jogos de dimensões Pequenas e Médias.



Colagem de Papel impresso no Eva 2mm: Um problema !

Uma das dificuldades que temos em trabalhar com Eva 2mm é quando precisamos colar Papel impresso em sua superfície, pois, dependendo da Cola utilizada, terá que colocar algo Plano com um Peso sobre ele, de forma a manter a superfície do Papel plana até que a Cola seque (Verbo "Secar") e isso dá muito trabalho, principalmente quando você precisa fazer dezenas de "Tiles".



Por aqui, fazemos a impressão em Papel gramatura 180g e colocamos Contact para proteger a impressão. Depois disso, recortamos Frente e Verso de tudo que iremos colar. Colamos somente a Frente (Ou Verso) em um lado do Eva 2mm, deixando um espaço entre os Cortes que será feito. Este espaço é necessário, pois como utilizamos "Estilete", sempre iremos passar alguns milímietros no corte. Em outras palavras, nunca iremos parar o corte exatamente onde ele termina. Avançamos sempre um pouco e este espaço serve justamente para isso. Por aqui deixamos algo próximo de 7mm, mas isso é feito "a olho" e um pouco a mais ou um pouco a menos, não faz muita diferença final.



Evite o erro ao cortar: Um problema que dificilmente irá consertar é você errar o Corte, ou deixar a Régua ou Estilete "Escapr", pois como o Eva 2mm tem "espessura", se você tentar corrigir, o resultado final será muito ruim, portanto, tenha cuidado ao iniciar e terminar cada corte e certifique-se que isso não irá ocorrer.

Nesta postagem, estamos colocando imagens de todo o processo  e o resultado final de algumas Peças que fizemos para alguns Jogos.



Utilização de Eva 5mm e Corte feito com "Guia":

Embora não utilizemos este Material, o processo de confecção de Peças deste espessura  ou até mesmo com espessuras maiores, como 10mm, por exemplo, é o mesmo para o Eva 2mm, porém é preciso fazer algum "Guia" que faça você posicionar a Lâmina do Estilete 90º em relação à superfície do Eva, pois se fizer à "mão livre", dificilmente conseguirá este ângulo e a Peça ficará com irregularidades bem visíveis.



Um "Guia" para isso, poderá ser feito com Mdf, com a colocação de Madeiras que permitem a entrada da Lâmina à 90º ou somente a utlização de alguma Madeira, desde que o corte seja feito com a Lâmina sempre posicionada lateralmente, forçando que o ângulo de 90º se mantenha constante. Se isso for feito com 2 Madeiras com espaço somente para a Lãmina entre elas, o resultado será mais confiável e melhor.. Um "Marceneiro" saberá como fazer isso, já que é uma Peça pequena  tem um custo baixo, pois as Madeiras raramente ultrapassam 1cm de espessura e o conjunto de "Guia" não fica maior que uma folha A4. 

Para Eva2mm, embora a única "Guia" seja a Régua, como a espessura é pequena, diferenças de ângulos, embora existam, são quase imperceptíveis.



Utilize uma Cola "confiável":

Para Colar o Material impresso no Eva 2mm, procurem utilizar uma boa Cola e no mercado encontramos uma variedade grande, porém, com qualidade duvidável. Por aqui, utilizamos sempre a Cola "Cascorez Extra - Rótulo azul", que é muito utilizada em Marcenaria e não a diluimos em água (Algumas pessoas fazem isso pois ela tem uma boa "viscosidade"). Esta Cola tem uma vatagem qe, depois de seca, fica transparente, melhorando muito a qualidade das Peças finalizadas. Como tubo, utilizamos o da Cola "Pritt", mas somente a embalagem, pois colocamos a "Cola Cascorez Extra - Rótulo azul) dentro deste Tubo. Utilizamos este "Tubo" pois ele possui um dos melhores "Bicos" do mercado e você pode regular a quantidade de Cola que sai do Tubo, favilitando muito as coisas. Existem vários tipos de "Cola Cascorez", mas recomendamos utilizar a de Rótulo azul, pois esta é específica para Marcenaria e até hoje não tivemos problemas de "descolagem" pois uma vez seca, você não vai conseguir retirar o que colou. Isso é apenas recomendação e fica a critériode cada um o que utilizar.



Com isso, finalizamos esta postagem e acho que passamos uma boa ideia de como utilizar Placas de Eva 2mm, suas vantagens e desvantagens e também como proceder para Corte e Colagem de Papel impresso.

Esperamos ser útil à todos !










Nenhum comentário: