Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

DROPLETS - Um joguinho "Print-play" bem interessante !


O Clube do Tabuleiro de Campinas vem buscando encontrar Jogos desconhecidos, mas que possuem Mecânicas interessantes e que também possam ser adaptados para outros Temas.

Existem muitos Jogos que estão fora dos Foruns de discussões, pois serem de conhecimendo de pouquíssios jogadores, mas que apresentam qualidade bem interessante.

Hoje vamos falar um pouquinho de uma destas descobertas: DROPLETS !

https://boardgamegeek.com/boardgame/289978/droplets



DROPLETS apresenta um Tema interessante que é a colocação de Água no Tabuleiro do Jogo. Água esta que pode ser simbolizada por Fichas coloridas, sendo que cada Jogador possui uma Cor específica e ao longo da partida vai colocando suas Fichas no Tabuleiro.



Basicamente, temos aqui um Jogo de "Controle de Área" e "Abstrato", pois o Tema proposto, embora tenha sua lógica, permite aos Jogadores que outros Temas sejam encaixados perfeitamente, sem mudança das Regras propostas.



Em Resumo, você possui um Tabuleiro com algumas Áreas bem definidas, inclusive com locais onde, obrigatóriamente, os Jogadores deverão entrar com suas Fichas. Porém, cada espaço comporta no máximo 3 Fichas, o que pode ocasionar uma "Reação em cadeia", fazendo com que as Fichas ali colocadas, sejam deslocadas para espaços vizinhos e esta é a única maneira de fazer suas Fichas terminarem o Jogo em locais que darão Pontos aos Jogadores ou, por outro lado, sejam colocadas em locais em que não receberão pontuação alguma.



DROPLETS faz parte do Grupo de Jogos "Print-play", onde vocês poderão imprimir os Tabuleiros propostos e utilizar Fichas que você pode pegar emprestado de algum outro Jogo.

Existem vários Tabuleiros disponíveis, alterando seu formato, mas que podem ser utilizados com as mesmas Regras.

O que achamos do Jogo:

DROPLETS é um dos Jogos mais interessantes, quando você trabalha "Controle de Área", pois temos esta Mecânica muito bem aplicada e que permite aos Jogadores, inclusive, que seja utilizado para explicar este tipo de Macânica a jogadores mais novos.



Mas onde o Jogo brilha, de fato, é a "Reação em cadeia" que as Fichas colocadas podem causar e aqui temos de ter muita atenção, pois sempre que uma Ficha for colocada em Jogo, esta será colocada em Locais pré-estabelecidos e longe de Locais onde existe Pontuação. 

A única forma destas Fichas sairem destes Locais pré-estabelecidos para sua colocação  em direção aos Locais de pontuação é através da "Reação em cadeia" e aqui está o complicador do Jogo, pois em muitos espaços, haverá a presença de Fichas de sua Cor e de Cores dos adversários.



Saber onde posicionar sua Ficha e provocar "Reações em cadeia" de forma a te beneficiar e, se possível, prejudicar os adversários é um dos segredos para a vitória, porém, você precisa ter uma boa "Visão espacial" de como se encontra o Tabuleiro e como tirar proveito da situação atual, pois trata-se de um Jogo mais Tático que Estratégico.

O Jogo dura no máximo 30 minutos e não recomendamos para Crianças, pois exige que você faça uma boa Leitura de como se encontra o Tabuleiro com as Fichas dos Jogadores posicionadas em diversos espaços e isso exige certo entendimento em Jogos com "Controle de Área" como Mecânica principal.


É possivel fazer adaptações com outros Temas ?

Jogos "Abstratos", de forma geral, permitem que você adapte o Jogo para outros Temas que tenha interesse em Jogar e depois discutir com seus Filhos/Alunos/Crianças e DROPLETS é um destes Jogos, pois temos o Tema "Água" presente, mas que podemos alterá-lo sem muita dificuldade.

Pretendemos fazer 2 Versões para Crianças, mesmo sendo um Jogo não indicado à elas, mas a idéia é Jogar e explicar principalmente o que é um Jogo de "Controle de Área", inclusive com ajuda de um Adulto ou mesmo partir para um Jogo mais Cooperativo, fazendo com que todas as Crianças tenham um objetivo comum e que elas possam discutir onde serão colocadas as Fichas de cada Jogador durante a pertida.


Para aqueles interessados, na Página do Jogo no BoardGameGeek, poderão encontrar na Seção "Files", diversos Arquivos de Tabuleiros do Jogo, bem como das Regras, inclusive em Português.

Assim que tivermos nossa Versão para Crianças, estaremos disponibilizando os Arquivos à todos e se você tiver interesse, faça um e experimente, pois achamos bem interessante !

Nenhum comentário: