Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 29 de agosto de 2020

Tutorial de como fazer peças retangulares de Origami para jogos !

Peças de Origami retangulares !

Todas as nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !

Peças retangulares são muito utilizadas em Jogos, e dentre eles, o mais conhecido é o Dominó. Em confecções caseiras de jogos, geralmente utilizamos Madeiras recortadas no formato e depois colocamos a arte sobre ela.

Uma boa alternativa é a utilização do Origami como forma de confeccioar estes retangulos e conseguir o mesmo resultado quanto à jogabilidade.

Nesta postagem, colocamos algumas ideias de jogos que fizemos e também algumas imagens de alguns módulos feitos através desta técnica, bem como colocamos o "diagrama" (Passo a passo de como dobrar a peça) para que aqueles interessados possam fazer seus trabalhos.


Diagrama para dobrar peças retangulares !

Utilizar o Origami é uma alternativa interessante, pois não há a necessidade de comprar Papel de Origami específico. Basta dar uma boa garimpada em Revistas velhas e todos os tipos de Papéis e encontrarão  possibilidades interessantes.


Dominó colorido feito de Origami !

Por aqui, fizemos vários jogos, como o próprio Dominó e também uma Versão do Pickomino, além de outras peças coloridas. Um pouco de criatividade e paciência para dobrar os papéis e teremos material suficiente para colocar aquele jogo que exige este tipo de formato de peça.


Dominó colorido feito de Origami !

O Origami, de uma forma geral, é uma excelente alternativa, pois existem "módulos" geométricos (Pentágonos, Hexágonos, Triângulos, etc), tanto em 2d quanto em 3d, que podem muito bem substituir algo mais elaborado.


Dominó colorido feito de Origami !

Engana-se quem acredita que o Origami é uma atividade restrita à comunidade oriental ou uma brincadeira de criança. Na realidade, essa arte manual promove aos seus praticantes inúmeros benefícios, desenvolvidos através de vários projetos que são ministrados em todo o mundo, através dos professores e da escola, por exemplo.

Utilizando o papel, matéria-prima facilmente encontrada, o praticante será estimulado a um novo lazer e proporcionará ao mesmo tempo, novas técnicas para desenvolvimento de suas habilidades manuais, talento e autoconfiança. 


Jogo Pickomino feito de Origami !

Os trabalhos feitos com dobraduras (origami), além de proporcionarem desafios e lazer, desenvolvem uma série de benefícios para todas as idades, sendo uma excelente ferramenta no ensino da matemática e suporte para matérias do currículo escolar.

O Origami atualmente é qualificado como contribuição importante ao estímulo da criatividade, aumento da capacidade de concentração, desenvolvimento da coordenação motora e motricidade fina, visão espacial e forma de expressão.

Com tais qualificações, esta arte-magia compõe programas de atividades desenvolvidas por psicopedagogos, terapeutas ocupacionais atuantes na área de reabilitação e pedagogos no ensino da matemática e geometria. Também, a psicologia vem fazendo uso do Origami para estabelecer relações, permitir análises e interpretações e ainda facilitar o trabalho de integração social.


Jogo Pickomino feito de Origami !

Transformar uma simples folha de papel numa flor, animal, balão ou qualquer outro objeto de forma tridimensional é um momento mágico do Origami, a milenar arte oriental da dobradura de papel. Mas além da beleza do trabalho, que gratifica quem faz e quem vê, o Origami traz em sua essência uma grande filosofia de vida.

 “No Origami a primeira dobradura deve ser muito bem feita, para que o papel possa ficar em pé. Assim também é na vida. As crianças devem receber uma boa educação, pois se não têm uma boa estrutura não conseguem parar em pé!”


Módulos Geométricos !

Ao mesmo tempo em que as folhas de papéis começam a se transformar em objetos tridimensionais, as crianças assimilam a filosofia do Origami. Aprendem, por exemplo, que no Origami é preciso fazer o orimetadashitô - que significa dobrar certo. Assim, quem fizer uma dobradura firme e bela será uma pessoa respeitável, de confiança e disciplinada.

Além desses benefícios gerais, o Origami promove benefícios mais específicos, ou seja, diretamente relacionados às matérias nas escolas:

Matemática:
Em uma simples dobradura é evidente a presença de vincos e consequentemente sua relação com as formas geométricas, como vários tipos de triângulos, com vários ângulos e formatos, pois ao achatar uma dobra, o praticante automaticamente divide um ângulo ao meio, relação muito interessante para um professor de matemática. Além dos conceitos de fração, também de simetria e de objetos tridimensionais.

História
Desenvolvimento da consciência e valorização de outras culturas, eventos históricos e sociais.

Ciências
Confecção de animais, insetos e plantas. O uso de papéis recicláveis, adquirindo a consciência da preservação do meio ambiente.

Artes
Desenvolvimento da criatividade e da imaginação, criação de projetos individuais e em grupos.

Texto extraido do "Portal educação": www.portaleducacao.com.br


Módulos Geométricos !

Nenhum comentário: